Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Diferenças entre programas para supermercado no mercado

Gestores de grandes comércios varejistas estão sempre em busca de programas de supermercado que automatizem e otimizarem os processos de suas lojas, evitando prejuízos, aprimorando o atendimento e aumentando a lucratividade.

Para uma gestão mais eficaz do negócio, é imprescindível implementar um sistema ERP,  mas, dentre as muitas opções disponíveis no mercado, como saber qual o melhor programa para supermercado?

Uma característica importante a ser analisada na hora de escolher o ERP é saber se ele tem o “DNA” do comércio, já que programas para supermercado desenvolvidos para atender de forma generalizada a qualquer setor podem não dispor das funcionalidades necessárias para garantir operações básicas dos supermercados, exigindo customizações que aumentam o custo da implementação.

Um bom sistema de gestão comercial deve automatizar, integrar e centralizar os processos de suas lojas. Para garantir que a implantação do ERP trará os resultados esperados para a rotina do seu supermercado, tenha certeza de que ele oferece as funcionalidades que iremos listar a seguir.

Soluções que os programas para supermercados devem oferecer

Integração entre todas as áreas

Como já dissemos acima, um bom sistema ERP deve integrar todos os processo da empresa, conectando todas as áreas do seu comércio. Um programa para supermercado realmente eficiente deve interligar retaguarda e frente de caixa. Automatizando e otimizando os processos desde o controle de estoque até o PDV. Diminuindo riscos de prejuízos e aumentando as possibilidades de lucro.

Automação dos processos fiscais através de programas para supermercado

Um grande desafio para os gestores de grandes varejos é atender às exigências fiscais demandadas por esse segmento de negócio. Por isso, um importante diferencial a ser observado nas opções de ERPs disponíveis no mercado é quais delas têm ferramentas que otimizam os processos de controle, conferência e auditoria fiscal.

Para o seu supermercado, escolha um programa que seja capaz de realizar, com eficiência, verificação e emissão de NFs e calcular, revisar e monitorar dados e alíquotas fiscais, evitando prejuízos causado pelo não cumprimento de obrigações legais.

Gestão de estoques e abastecimento

Aqui mora um dos grandes problemas das empresas do setor: fazer um bom controle dos estoques, além de reduzir o valor investido em mercadorias desnecessárias. Uma boa gestão de estoque minimiza perdas causadas por excesso de produtos, que muitas vezes vencem dentro do supermercado. E diminui rupturas, gerando mais vendas e resultados por conta da disponibilidade da quantidade certa do produto para o seu cliente.

Um programa de supermercado que permita a execução de inventários (gerais e rotativos), lançamentos das quebras da loja, controle das movimentações para uso e consumo, transferências internas e o uso de coletores de dados para dar mais confiabilidade a essas movimentações é imprescindível para essa gestão.

Além de um módulo de compras que demonstre todos os dados históricos de venda, compra, concorrência, produtos similares, custos e impostos para sugerir a quantidade correta e quais os produtos a serem comprados em sua negociação com o fornecedor.

Suporte à precificação

Uma grande dificuldade na operação de supermercados é garantir a rentabilidade na precificação. Um sistema que permita a sugestão dos novos preços de vendas dos produtos, baseado nos custos, impostos, despesas e na margem final que o varejista quer obter em seu negócio é imprescindível para dar maior agilidade e garantir a rentabilidade de seu negócio.

Além disso, permitir a pesquisa de preços em concorrência para balizar sua competitividade, a emissão automática das etiquetas de preços alterados e um sistema de auditoria de preços consistente garantem que o seu cliente vai sair de sua loja com uma imagem positiva de sua operação.

Módulo para controle de produção

Outra funcionalidade que torna a gestão de supermercados muito mais eficaz é a automação das atividades de controle de produção (padaria, salsicharia, lanchonete). Sem esse tipo de controle, fica impossível conhecer a real lucratividade de cada um desses setores dentro da loja.

Módulo para gestão de açougue

Uma funcionalidade que torna a gestão de supermercados muito mais eficaz é a automação das atividades do seu açougue e essa é uma solução que poucos ERPs dispõem. Com um programa de gestão para esse setor de suas lojas, você evita desperdício e aumenta sua lucratividade. Por isso, não abra mão dela na hora de escolher seu sistema ERP.

Controle financeiro e de tesouraria

Possuir todas as funções citadas até aqui e não ter o controle efetivo das vendas e dos valores financeiros movimentados na empresa causará uma vulnerabilidade que não pode existir em um supermercado.

Dessa maneira, um software de PDV que controle todos os valores recebidos, por finalizadora e por operador, integrado com um módulo de tesouraria que faça o batimento do recebido no caixa contra o entregue pelos operadores, e ao final faça as destinações para cada modo de pagamento dentro do módulo de contas a receber e do saldo do cofre da loja, tornará sua gestão muito mais segura e efetiva.

Tecnologia para ser executado em nuvem

Para que sua empresa possa focar no seu negócio, que é comprar e vender bem, é importante que a questão tecnológica de seu sistema esteja nas mãos de especialistas.

Grande parte das soluções em software para supermercados foram criadas com tecnologias antiquadas, só podendo ser executadas quando instaladas em um servidor na própria empresa. Isso traz para o supermercado a responsabilidade de manter todo o ambiente de tecnologia (servidores, ar-condicionado, nobreaks, back ups, upgrades de memória e de disco).

Mas as soluções mais atuais podem ser executadas em nuvem, o que deixa a gestão do ambiente tecnológico por conta da empresa prestadora de serviço, pois faz parte do contrato de manutenção/locação do software.

As vantagens de implantar um sistema adequado para a gestão do seu supermercado

Optar por um sistema de gestão comercial que tenha funções pensadas para a rotina dos supermercados potencializa o impacto da automação dos seus processos, trazendo resultados positivos que serão sentidos da retaguarda à frente de caixa do seu negócio e cooperando para o crescimento da sua empresa e aumento de sua lucratividade.

Conheça o programa da Titan Software para a gestão de supermercados

A Titan Software é uma empresa especializada em desenvolver e implementar softwares para o comércio, por isso criou um sistema ERP com diversas funcionalidades pensadas para a gestão de supermercados, que aumentam a eficácia e a agilidade dos seus processos e diminuem os riscos de erros e prejuízos em suas lojas.

Se você está analisando os melhores programas para supermercado à disposição no mercado, conheça nossa solução 100% online e em nuvem, capaz de acompanhar e suportar o crescimento do seu negócio.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…