Supermercado: Dicas Incriveis de Design

Para um supermercado obter sucesso nas vendas, é fundamental se dedicar ao design, especialmente no momento em que monta o negócio. Afinal, a disposição dos produtos nas prateleiras pode fazer a diferença entre vender mais ou não.

Se o cliente não se localizar no estabelecimento, como fará as compras? Os supermercados em geral usam táticas que trazem um bom retorno apenas com a organização das mercadorias.

Veja agora algumas dicas para você cuidar do design do seu supermercado e aumentar as vendas!

 

Monte as seções de forma inteligente

As seções do supermercado precisam ser bem pensadas para estimular a compra. Além de permitir a fácil localização dos produtos, elas devem seguir um “fluxo” para deixar os clientes interessados por outras mercadorias.

Em vez de manter os itens mais vendidos na entrada do supermercado, que tal colocá-los em posições estratégicas que façam o cliente passar por outros produtos que chamem a atenção dele? Pode reparar: mercadorias de necessidade básica dificilmente estão na parte da frente dos estabelecimentos.

Além disso, ao utilizar soluções como as da Mix Fiscal, você garante que todos os produtos estejam corretamente classificados e com a tributação adequada, o que facilita a organização das seções e evita problemas fiscais, permitindo que o foco esteja em estratégias que aumentem as vendas e o fluxo dos clientes.

 

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Deixe os corredores do supermercado espaçosos

Os corredores de um supermercado precisam ter espaço suficiente para a livre circulação das pessoas. Corredores estreitos causam mal-estar e impedem que os compradores possam ver mais produtos, o que reduz a quantidade das compras.

Por isso, o ir e vir entre as seções deve estar garantido. Monte as gôndolas para que os clientes não se atrapalhem e possam parar, analisar o que comprar e andar com calma.

 

Faça uma boa sinalização

As placas são fundamentais para destacar promoções e chamar a atenção dos compradores. Logo, preocupe-se em sinalizar a localização das seções e de produtos, principalmente aqueles que você quer vender logo.

Outra coisa: tudo deve estar com o preço legível e relacionado ao item correto. Se uma parte da prateleira estiver sem essa informação, dificilmente o cliente levará o produto.

O dano é maior ainda se itens estiverem com o preço indicado trocado ou desatualizado, pois o comprador pode se sentir enganado pelo supermercado.

 

Organize as prateleiras

Um bom supermercado também mantém as suas prateleiras organizadas. Isso tem relação não apenas com limpeza e disposição dos produtos, mas também com esta fórmula:

  • Acima da cabeça: itens vendidos em caixas ou de menor interesse, já que não estão no campo de visão dos clientes;
  • Na altura dos olhos: é a “área nobre”, na qual você deve colocar as mercadorias mais caras que possam ser vistas de imediato;
  • Linha da cintura: também é uma boa localização, para produtos com saída alta;
  • Abaixo da cintura: itens que chamem a atenção das crianças ou que sejam mais baratos, para fácil acesso;

É importante aprender também a gerenciar o estoque. Por isso, veja como alinhar a logística de estoque com o controle financeiro!

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