7 Maiores desafios na gestão de supermercado e como resolvê-los

O gestor precisa lidar com desafios na gestão de supermercado para garantir que o seu estabelecimento possa reduzir custos, melhorar o atendimento aos clientes e expandir a sua empresa. Como em todos os negócios existem problemas internos que podem causar prejuízo ou afetar o funcionamento, a gestão é uma atividade necessária para conduzir o supermercado para o caminho certo.

Mas, não basta apenas fazer o “Básico” para garantir os melhores resultados na gestão. Na verdade, você precisa ir além e desenvolver processos que sejam eficientes e capazes de melhorar as operações e de solucionar os desafios que fazem parte da gestão de qualquer supermercado.

 

O que é gestão de supermercado?

A gestão de supermercado é uma atividade responsável por gerenciar todos os processos e operações específicas desse tipo de negócio, sempre com objetivo de garantir o melhor funcionamento e o alcance das metas estabelecidas.

O gestor do supermercado precisa dirigir a empresa e ainda se preocupar com outras questões como, por exemplo, compras, negociações, prevenção de perdas, legislação e outras.

Além disso, ele também precisa lidar com outras questões como a gestão de pessoas, gestão de preços, comportamento do consumidor e outras situações rotineiras que fazem com que a gestão de supermercados seja um grande desafio.

 

7 maiores desafios na gestão de supermercado e como resolvê-los
A gestão eficaz em supermercados é fundamental para otimizar operações e maximizar lucros. De acordo com a retail systems research (rsr), supermercados que adotam sistemas de gestão avançados podem reduzir os custos operacionais em até 15% e aumentar a eficiência de inventário em 20%. Além disso, a implementação de tecnologias de gestão modernas pode melhorar a satisfação do cliente em 25%, devido a uma melhor disponibilidade de produtos e a um atendimento mais rápido e eficaz.

 

Os principais desafios na gestão de supermercado e como resolvê-los

Nos supermercados os problemas internos são comuns e, por isso, a gestão das atividades e operações é necessária para que o gestor possa identificar o que está acontecendo e criar estratégias eficientes para resolver a situação. Os problemas que mais acontecem nos supermercados são, por exemplo:

1.   O desperdício de mercadorias

O desperdício de mercadorias em supermercado é um problema comum que pode acontecer por diversos motivos como, por exemplo:

  • Má conservação,
  • Mercadorias compradas em grande quantidade que passam do prazo de validade,
  • Avarias durante a manipulação ou armazenagem dos produtos.

Os desperdícios de mercadorias causam prejuízos ao supermercado.  Então, para que problema seja cessado, é necessário adotar algumas medidas como, por exemplo:

  • Contratar fornecedores que mantenham a alta qualidade dos produtos,
  • Gerenciar o estoque para comprar os produtos na quantidade adequada e não em demasia,
  • Automatizar a entrada e saída de produtos do estoque usando o Software ERP.

2.   Problemas internos

Os problemas internos no seu supermercado são inevitáveis, principalmente pelo fato de que a sua equipe de colaboradores em algum momento pode ter algum tipo de conflito. 

Então, para solucionar esse problema é necessário colocar em prática a gestão de conflitos, podendo ser dividida em 4 partes, conheça:

  • Apuração: Antes de qualquer ação você precisa descobrir o motivo do conflito entre os colaboradores.
  • Negociação: Na segunda etapa você precisa buscar por soluções para o conflito conversando com todos os colaboradores envolvidos.
  • Resolução: Para complementar a etapa anterior, você precisa se certificar de que o conflito interno foi solucionado.
  • Acompanhamento: Na última etapa você precisa dar atenção aos colaboradores envolvidos no conflito e acompanhar para não haver novos conflitos.

3.   Rupturas de gôndolas

Em algum momento o seu supermercado passou pela experiência de não ter produtos no estoque ou nas gôndolas?  Isso é uma situação chamada Ruptura de gôndolas.

Isso é um erro de gestão que faz com que o seu consumidor procure a concorrência, já que ele não encontrou o produto que queria no seu supermercado.  

Para evitar que esse problema aconteça você precisa ter uma boa gestão de estoque e fornecedores de confiança.

Além disso, é importante contar com uma ferramenta de gestão de estoque como o Sistema ERP Titan Software.

4.   Baixa lucratividade

A baixa lucratividade pode ser consequência de erros na compra dos produtos, na gestão de preço dos produtos e nas promoções oferecidas.  

Então, para solucionar esse problema é necessário que você adote novas medidas como, o controle de estoque, investir em produtos de marcas conhecidas e que ofereçam mais saídas.

Além disso, para realizar promoções sem prejuízos, você precisa primeiramente analisar até que ponto o seu supermercado pode abaixar os preços dos produtos. 

Nesse sentido, não compensa realizar descontos abaixo do preço que foi pago ao fornecedor, pois é necessário ter lucro.

Os descontos mais baixos, geralmente, são destinados aos produtos que estão próximos da data de vencimento e que precisam ter uma saída maior.

5.   Equipe despreparada para algumas funções

Em algum momento você pode perceber que a sua equipe apresentou dificuldades para realizar alguma função. 

Isso pode acontecer quando os colaboradores não foram devidamente orientados. Então, a solução é apenas treinar a sua equipe.

O treinamento pode ser feito por meio de cursos ou de treinamentos específicos.

6.   Dificuldades para cuidar das finanças

A gestão do supermercado também pode ser marcada por problemas nas finanças como, por exemplo, dificuldades para cuidar dos investimentos, gerenciar as despesas e outras questões financeiras.

Gerenciar as finanças é algo que preocupa e gasta muito tempo dos gestores e, por isso, a recomendação é contratar uma equipe de contadores para auxiliar nesta parte.

7.   Problemas na gestão contábil

A gestão contábil é responsável pela emissão de notas fiscais, pagamento de impostos e por outras regras do setor. 

No varejo, são diariamente realizadas transações financeiras que devem estar dentro das leis.  

Como essa etapa não pode ser negligenciada, é importante que ela seja realizada por uma equipe especializada. Assim, você não precisa se preocupar com ela e ainda cumpre todas as obrigações contábeis.

 

Conclusão

Gerenciar um supermercado não é uma tarefa simples como podemos perceber.  Por isso, recomendamos que o gestor invista em tecnologias e ferramentas que auxiliem na gestão do seu negócio. Uma dessas ferramentas é o Sistema ERP Titan Software, com ele você pode gerenciar o seu supermercado, automatizar os processos e ainda aumentar as vendas.

 

Inventário rotativo para seu supermercado: as 7 vantagens de realizar essa técnica  

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas