Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Demonstração Do Resultado Do Exercício DRE: Porque Acompanhar Seu Negócio Dia A Dia É Imprescindível

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um dos vários documentos que estão presentes na vida de qualquer empresa no Brasil. Ele mostra as receitas, custos e despesas do negócio, mas não deve ser visto apenas como um papel: a função dele pode fazer grande diferença na atividade comercial.

Acompanhar o seu negócio é fundamental para melhorar os resultados, e o DRE é ótimo para quem precisa ter uma visão atualizada da situação da empresa. Por isso, mostraremos como a Demonstração do Resultado do Exercício ajuda você nessa tarefa!

Atendimento às obrigações legais

O DRE é obrigatório pela lei Nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Empresas de sociedade anônima (S.A.) e sociedade limitada (Ltda.) devem mostrar à Receita Federal o documento para ficar em dia com o Fisco e não correr o risco de sanções.

Só por isso, você já deve ter atenção especial com o DRE. Mas entenda como ele vai além de uma obrigação legal e indica dados que deixarão a sua tomada de decisão assertiva.

Acompanhamento da situação financeira

O DRE mostra a sua receita, o peso dos impostos, gastos com pessoal, despesas operacionais e uma série de dados que indicam se a sua empresa está dando lucro ou prejuízo dentro do período analisado.

Para efeito legal, o Demonstrativo do Resultado do Exercício é anual, mas acompanhá-lo com frequência (pelo menos todo mês) deixa a sua gestão financeira mais eficiente. Veja qual número não está dentro do esperado, antecipe-se a situações adversas e tome as atitudes certas antes que seja tarde demais.

Tomada de decisão

Com o registro de tantas informações importantes em sua mão, a tomada de decisão fica ágil e eficiente. O DRE mostra um retrato fiel e atualizado da empresa, permitindo que o gestor pense em estratégias que coloquem o negócio no curso desejado.

O DRE pode ser comparado, indicando crescimento ou queda da receita. Ele permite verificar se o custo operacional aumentou e, assim, pensar em como deixar a operação mais barata. É possível ver se o lucro foi maior do que o esperado e, por causa disso, investir uma parte em melhorias para o negócio. Essas são apenas algumas possibilidades proporcionadas pelo Demonstrativo do Resultado do Exercício.

Além do DRE, veja outros meios de fazer o controle financeiro da sua loja e evitar perdas!

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…