Como preparar sua loja para delivery com ajuda de um sistema de gestão

O delivery, ou a entrega em domicílio, se consolidou como uma das principais alternativas para manter o funcionamento dos estabelecimentos comerciais em meio à crise causada pela pandemia de COVID-19. Contudo, esse mercado vem se tornando cada vez mais competitivo e, em vista disso, é importante ter um planejamento e um sistema eficiente para garantir o sucesso da sua loja.

 

Continue lendo e confira dicas de como preparar a sua loja para atender no modelo delivery da melhor maneira possível, fidelizando e garantindo a segurança dos seus clientes, evitando custos e melhorando, dessa forma, os seus rendimentos.

 

O impacto da pandemia de COVID-19 no setor de comércio

 

pessoa usando máscara em uma janela

 

Todos fomos pegos de surpresa pela chegada do novo coronavírus, não é mesmo?

 

Vírus esse que, rapidamente, transformou o nosso estilo de vida e as formas como interagimos uns com os outros. 

 

De repente as escolas estavam fechadas, os estádios vazios (antes de alguns deles começarem a atuar como hospitais de campanha), e os eventos foram cancelados. O uso de máscaras e do álcool em gel também se tornou parte da nossa rotina.

 

Nesse cenário de medo e de incertezas, o comércio foi um dos setores que mais foram atingidos

 

Tal impacto foi demonstrado por uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrando, na primeira quinzena de junho, que 261,6 mil empresas do setor de comércio encerraram definitivamente suas atividades, correspondendo a 36,5% do total de empresas encerradas no país nesse período – ficando atrás apenas do setor de serviços, que encerrou 334,3 mil empresas (46,7% do total).

 

Além disso, muitas empresas precisaram paralisar suas atividades, enquanto apenas os serviços considerados essenciais puderam seguir atuando (porém, com capacidade reduzida). 

 

Mesmo com a queda dos números de contágio e com a flexibilização de algumas das medidas de distanciamento, o risco de contaminação continua presente. Nesse sentido,  especialistas apontam a possibilidade do surgimento de novas ondas, até que seja efetuado um programa de imunização.

 

E é justamente em relação a isso que o delivery se apresenta como uma grande alternativa para os negócios

 

O crescimento do mercado de delivery e os seus benefícios 

o crescimento do delivery

 

O site Statista comparou o número de downloads de aplicativos de entrega do dia 6 de março de 2019, com a mesma data no ano de 2020, registrando um aumento em 120% desses downloads. Outra pesquisa, realizada pela Mobilis, apontou que os gastos com os principais aplicativos de delivery de comida cresceram em 103% só na primeira metade de 2020. 

 

E esse salto não foi por acaso, mesmo setores que vinham a passos mais lentos, estão percebendo a necessidade do delivery para se manterem atuantes – principalmente por conta dos benefícios dessa modalidade. 

Entre esses benefícios, podemos destacar: 

  • Uma maior segurança proporcionada pelo contato mínimo envolvido nas entregas, diminuindo a propagação do vírus; 
  • Comodidade e facilidade para o cliente, representando um grande atrativo; 
  • A possibilidade de alcançar novos territórios e mercados, para além da sua região; 
  • A economia de tempo para o cliente – que aumenta sua satisfação e colabora com a fidelização do mesmo;
  • E também a possibilidade de funcionar em horários alternativos, inclusive quando a própria loja estiver fechada, organizando os pedidos para serem entregues em horários predeterminados, por exemplo. 

Além de tudo isso, fazer delivery – com qualidade e eficiência – significa acompanhar as últimas tendências do mercado, assegurando a competitividade da sua loja. 

 

Desse jeito, não acha que fica difícil questionar a urgência de adotar esse modelo? 

 

Contudo, o crescimento identificado por essas pesquisas também significa que os clientes possuem muitas opções, então é importante que você saiba como preparar a sua loja, para que ela proporcione uma boa experiência a quem está comprando, ao mesmo tempo que melhora a sua rentabilidade. 

 

Dicas de como preparar a sua loja para atender no modelo delivery

imagem do delivery em um celular

 

Separamos aqui algumas dicas essenciais para te ajudar a planejar o seu serviço de delivery da melhor maneira possível. Essas dicas irão tratar sobre:

  • O que são e como escolher o melhor marketplace para a sua loja; 
  • Como economizar reduzindo custos, evitando rupturas e desperdícios; 
  • Como gerenciar e fidelizar os seus clientes. 

 

O que são e como escolher o melhor marketplace para a sua loja

 

Os marketplaces (do inglês “market”, que é traduzido como “mercado” e “place”, de “lugar”) são plataformas virtuais de comunicação que fazem a ponte entre os comércios e os consumidores, trazendo produtos e serviços de diversas lojas, para que o consumidor possa encontrar o que precisa com mais facilidade.

 

Essas plataformas funcionam como a principal vitrine do meio online, e direcionam os produtos para os possíveis compradores. 

celular com aplicativo do ifood

 

Principais vantagens 

Uma das principais vantagens de estar presente em uma ou mais marketplaces, está na redução de custos, em comparação a construir uma loja online própria. Desse modo, não é necessário pagar a hospedagem de um site e outros custos desse tipo. 

 

Além disso, a divulgação da própria plataforma também promove, em alguma medida, as lojas que estão dentro dela. Desse modo, também existe uma economia de custos em divulgação.

 

Isso se torna mais evidente em marketplaces de nicho, ou seja, voltados para segmentos específicos. No caso de deliverys de supermercado, por exemplo, existem plataformas como o Site Mercado, em que há uma garantia maior de que os consumidores que estão navegando pela plataforma de fato estão em busca de produtos de supermercado. 

 

Já em plataformas como o Ifood – que trabalha com outros segmentos –, por outro lado, os clientes possuem uma variedade maior de interesses. 

 

Outro ponto importante sobre essas plataformas se dá em relação às entregas, uma vez que algumas delas terceirizam esse serviço, fazendo com que os estabelecimento não precisem de veículos próprios ou de entregadores. 

 

Nesse sentido, as taxas de entrega variam por região, e o valor é repassado para os clientes. 

 

Principais desvantagens 

As taxas que essas plataformas costumam cobrar podem ser bastante altas, variando em torno de 16% a 20% sobre cada venda concluída. 

 

Em vista disso, é importante analisar – por meio de relatórios e dados – a condição fiscal e de margens do seu empreendimento, para saber até onde essas taxas são viáveis ou não. Então, ter um sistema de gestão comercial, que disponibilize esses dados e relatórios, de maneira detalhada e regularmente, pode ajudar muito na hora de escolher uma plataforma. 

 

Um sistema ERP integrado com a plataforma possibilitará a gestão mais eficiente das suas vendas, bem como das despesas ao longo do tempo. 

 

Por outro lado, também é importante considerar que a oferta de produtos nessas vitrines virtuais é bem extensa, o que faz com que os preços, as promoções e as avaliações tenham um peso mais importante nas vendas. 

 

Como economizar reduzindo custos, evitando rupturas e desperdícios

Para atuar com delivery, ter um controle de estoque otimizado é fundamental. Imagina só: o cliente faz um pedido e, depois de todo o processo de compra, ele descobre  que aquele produto, na verdade, estava em falta. Certamente irá provocar algum constrangimento, certo? 

pessoa não encontra os produtos

 

Portanto, antes de catalogar os seus produtos para disponibilizá-los em alguma plataforma, é importante que você de fato saiba qual a situação do seu estoque

 

Tendo um controle maior do seu estoque, você pode descobrir o que está faltando e evitar rupturas. Além disso, também pode economizar, ao acompanhar a demanda por cada produto – de modo a comprar apenas o necessário e evitar desperdícios. 

 

Como gerenciar e fidelizar os seus clientes 

Essa dica também é muito importante, afinal, com tanta concorrência, é necessário fazer com que a experiência do seu cliente seja satisfatória, ainda mais quando estamos falando sobre delivery – que trata exatamente da comodidade do comprador. 

 

Nesse sentido, é primordial que você guarde o contato dos seus clientes, para que você possa fortalecer o vínculo com eles, enviando cupons, promoções, ou mesmo compartilhando informações relevantes. 

 

Para isso, efetue o cadastramento deles em suas primeiras compras. Esse cadastramento pode ser feito através de um CRM

 

O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema que te ajudará, não apenas a armazenar os seus contatos, mas também a gerenciá-los eficientemente. Através desse sistema, você pode automatizar diversas ações, como disparos de e-mail, economizando tempo, e muitas outras facilidades. 

 

Do mesmo modo, é possível realizar a pontuação de clientes (lead scoring), para definir o grau de adequação dos seus clientes em potencial. Nessa perspectiva, a partir de classificações que você determinar no sistema, como cargo, ramo de atuação e quantidade de abertura de e-mails, ele atribui pontos positivos, ou mesmo pontos negativos – no caso de inadequações. 

 

Assim, tendo uma lista organizada, você pode elaborar estratégias (tanto para os clientes mais antigos, quanto para os acabaram de chegar) e incentivá-los, inclusive, a comprar por outros canais – como por WhatsApp, por exemplo. Dessa forma, além de estabelecer uma relação mais próxima com eles, você também vai estar evitando as taxas do marketplace, usando-o apenas para captação de novos clientes.

 

Mais uma dica especial: procure as embalagens mais seguras, para que o produto não chegue danificado. Mas, também capriche na apresentação, envie um cupom no momento da entrega, ou mesmo um agradecimento, para cativar mais ainda o seu cliente. 

apresentação produto delivery

 

Um sistema delivery é essencial na preparação da sua loja para atender nesse modelo 

Como vimos, a concorrência para o mercado de delivery aumentou, principalmente em decorrência da pandemia de COVID-19. Isso porque, além de ser mais seguro, também proporciona muita comodidade ao comprador. 

 

As vantagens para os consumidores que optam por pedir seus produtos pela internet e recebê-los em casa é tanta, que a expectativa para esse mercado é de que ele movimente, mundialmente, cerca de U$ 6,3 trilhões de dólares em 2021. 

 

Portanto, é preciso estabelecer uma posição forte para se manter competitivo, e um ERP inovador pode te ajudar a implementar, da melhor maneira possível, as dicas que foram apresentadas aqui, e mais diversas outras possibilidades. Então, é melhor se apressar! 

pessoa analisando dados em computador

 

A Titan Software possui um sistema ERP de automação comercial completo e integrado aos principais marketplaces do mercado, que te ajudará – por meio da mensuração de dados e emissão de relatórios detalhados de vendas – a decidir e acompanhar até onde uma determinada plataforma é viável para os seus negócios. 

 

E, também, a fazer um controle completo do seu estoque, inclusive comparando os preços de fornecedores, te ajudando a estabelecer a melhor relação custo-benefício, desde a aquisição do produto até na logística e na emissão de notas ou cupons fiscais, no momento da venda. 

 

Nosso sistema também possui um CRM próprio e integrado com os Programas de Fidelidade, da empresa GoPoints, que são soluções customizáveis de pontuação de clientes, para você gerenciar e qualificar os seus contatos de forma otimizada. 

 

O Titan Retail também possui um módulo específico para delivery, que proporciona diversas vantagens, como:

  • A possibilidade de definir múltiplas taxas de entrega por localização; 
  • Cadastrar pedidos de forma integrada, trazendo dados dos clientes que já estão no sistema; 
  • Acrescentar várias formas de pagamento em um mesmo pedido, e também já determinar o troco.

Além de tudo isso, o módulo de delivery inclui as suas entregas nos relatórios do sistema, organizando todas as informações necessárias para as grandes tomadas de decisão. 

 

Esse módulo, portanto, pode ser analisado como uma loja dentro da loja, permitindo o acompanhamento de despesas, receitas e rentabilidade do delivery de maneira clara e objetiva.

 

Quer saber mais sobre como o sistema Titan Retail pode te ajudar a entrar no mercado de delivery da melhor forma possível? Acesse nosso site ou entre em contato conosco.  

 

 

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