Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Como a gestão de clientes pode aumentar as suas vendas no varejo?

Você sabe o que é Gestão de clientes? Nas empresas essa prática é muito importante, pois ela garante bons resultados para qualquer negócio, independente do setor ou porte.

Entretanto, para que ela seja eficiente é necessário estar muito bem definida, principalmente se levarmos em consideração a vasta base de contatos que a sua empresa possui e que precisam ser bem administrados.

Caso contrário, a sua rede de contatos não consegue gerar novas vendas ou até mesmo a fidelização de clientes.

Sendo assim, observe nesse post, como essa prática é importante para o seu negócio.

O que é a gestão de clientes?

Ela pode ser definida como um conjunto de técnicas e estratégias práticas que são utilizadas com objetivo de organizar informações, entender as necessidades, interagir com clientes e oferecer um atendimento personalizado.

Nesse sentido, a gestão de clientes se resume no planejamento, execução e controle dos resultados, para que dessa forma a empresa consiga aumentar as vendas e conseguir resultados satisfatórios.

Entretanto, é importante ressaltar que essa prática é algo que deve ser feita diariamente, pois não se trata apenas de uma estratégia pronta.

Por que fazer gestão de clientes?

Para muitos gestores de empresas essa prática é algo novo,  por isso é importante mostrar a importância dela.

Esse tipo de gestão possui algumas características que ajudam a entender melhor o consumidor, permitindo assim que a empresa possa se planejar e controlar determinados aspectos.

Então, por isso, essa prática é algo que promove diversas vantagens que impactam diretamente nas vendas.

Por outro lado, considerando que sem clientes as vendas ou a própria empresa não existem, a gestão de clientes é essencial para o andamento de qualquer negócio.   

Algumas das vantagens proporcionadas são:

  • Melhora o atendimento,
  • Fidelização de clientes,
  • Reduz custos e aumenta a margem de lucro,
  • Melhora a relação com os seus clientes.

De que forma a gestão de clientes pode aumentar as vendas no varejo?

Esse tipo de gestão melhora o atendimento e entre outros pontos que são fundamentais para o bom relacionamento com os clientes.

Então, como consequência da boa relação com os clientes à empresa consegue aumentar as vendas por meio dos benefícios que são promovidos como, por exemplo:

1. Melhora os resultados da empresa em relação à receita e despesa

Todos os negócios precisam de recursos financeiros para operar, pois é necessário comprar, pagar fornecedores, funcionários e muito mais. 

Então, para que isso seja possível é preciso ter receita, ou seja, ganhos suficientes para manter todos os pagamentos.

Nesse sentido, o relacionamento com os clientes contribui para as receitas e despesas. 

Em relação à receita da empresa, quanto maior o fluxo e a fidelidade dos clientes, mais chances uma empresa tem para aumentar o seu faturamento.

Então, com o aumento do faturamento a empresa tem mais recursos para quitar as suas despesas. Além disso, o relacionamento com cliente ainda reduz gastos com:

  • Reclamações não atendidas,
  • Ações judiciais,
  • Devolução de produtos.

2. Aumenta o volume de vendas

Como a gestão tem como característica entender as necessidades dos clientes, ela faz com que o gestor saiba o que eles estão precisando no momento.

Sendo assim, as vendas podem aumentar por meio de boas campanhas de marketing, seleção de produtos e entre outras ações que podem ser realizadas quando o cliente e a empresa estão sintonizados.

3. Garante que a sua empresa seja mais competitiva

Hoje em dia o mercado está cada vez mais competitivo, fazendo que as empresas “lutem” mais para conseguir clientes.

Diante disso, a empresa com pouca competitividade consegue poucos resultados por mês, pois os seus concorrentes estão ficando com a maior parte do mercado.

Mas, felizmente o gerenciamento de clientes é capaz de mudar essa situação. Conforme a sua empresa capta cliente e fideliza, a sua participação no mercado se torna cada vez maior.

Conclusão

Administrar bem os seus clientes é algo fundamental para se aproximar mais, fidelizar e criar uma boa relação com eles.

Pois, como sabemos o custo para adquirir novos clientes é consideravelmente mais caro do que manter aqueles que já foram conquistados. 

Sendo assim, é importante adotar medidas para garantir esse objetivo.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…