Entenda como fazer pedido de compras para seu comércio

A rotina de compras é a rotina mais importante em uma empresa de varejo! É necessário comprar bem para vender bem. Por isso, fazer um pedido de compras pode ser mais complexo do que se imagina. Mais do que uma simples solicitação, o pedido de compras é um contrato formal entre empresa e fornecedor.

É por ser um documento tão sério e por lidar com algo tão importante como o fluxo de mercadorias em estoque que você deve aprender como fazer pedido de compras para o seu comércio! E é sobre isso que este artigo vai tratar, portanto leia com atenção.

O que não pode faltar em um pedido de compras

Alguns itens indispensáveis em um pedido de compras são:

  • Dados do fornecedor;
  • Dados do responsável pelo pedido de compras;
  • Quantidade de itens;
  • Descrição dos itens;
  • Valor unitário;
  • Valor total;
  • Tributação;
  • Data de entrega;
  • Frequência de entregas;

Esses e outros dados que você julgar necessários devem estar especificados, pois o pedido de compras deve apresentar claramente o que está sendo solicitado. A formulação de uma checklist pode ser bastante útil para que o responsável pela formulação dos pedidos de compras não deixe nada de fora.

Automatização do pedido de compras

Atualmente existem vários mecanismos que automatizam a execução de pedidos de compras. Mais do que administrar entradas e saídas, um bom software de gestão de estoque deve também fazer a gestão da cadeia de suprimentos.

A Vendor Managed Inventory (VMI) ou, em português, estoque gerenciado pelo fornecedor é uma ferramenta que permite que o fornecedor tenha acesso à movimentação do estoque do comércio. Dessa forma, ele fica responsável pelos reabastecimentos.

Essa é uma forma de fazer reposição ou abastecimento automático, pois os estoques estão sempre sob observação e, quando chegam a um certo nível (determinado em conjunto pelo varejista e pelo fornecedor), o fornecedor é avisado.

Isso permite que a entrega de mercadorias sempre ocorra quando há demanda, impedindo que os estoques cheguem a ficar zerados e também que haja excesso de produtos.

A sugestão de compra por demanda é outro recurso que pode ser muito útil. Neste caso, com base nas entradas e saídas registradas e no fluxo de vendas, o sistema sugere quais produtos comprar e em qual quantidade.

Automatize seus pedidos de compras com Titan Software

Empresas que não conseguem gerenciar bem seus recursos acabam fechando as portas. A tecnologia pode ser uma grande parceira para lutar contra isso! Automatizando tarefas como a gestão de estoque e o pedido de compras, os donos e gestores passam a ter uma visão mais ampla dos seus negócios.

A Titan Software é uma empresa com mais de uma década de experiência no desenvolvimento de softwares para o comércio. Com um sistema que facilita a gestão do centro de distribuição, controlando o abastecimento, o estoque e até mesmo o recebimento de mercadorias, o sistema da Titan Software pode ser uma ótima opção para o seu negócio!

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