Estoque de Segurança: Evite Rupturas no estoque

Todo dono ou gestor de empresa varejista sabe como é indispensável fazer uma gestão de estoque realmente eficaz. E com a utilização do estoque de segurança que é evitada, por exemplo, a tão temida ruptura de estoque.

Para garantir a saúde das suas operações e o sucesso do seu negócio, aprenda mais sobre o estoque de segurança!

 

O que é estoque de segurança?

 

Por mais que você não esteja familiarizado com o termo, com certeza já percebeu, na prática, os problemas de ser surpreendido por menos produtos em estoque do que o esperado. Por isso, o estoque de segurança — que também é conhecido como estoque mínimo, de reserva, proteção, amortecimento ou ainda buffer stock — é tão relevante.

Esse conceito representa a quantidade mínima necessária de produtos para se ter em estoque com o intuito de impedir rupturas e pode também ser usado como um indicativo de necessidade de realizar um novo pedido de compras. Entretanto, é igualmente importante evitar o excesso de mercadorias em estoque, pois isso também gera prejuízo.

 

Como fazer um estoque de segurança?

 

Antes de começar a fazer o seu estoque de segurança, é bom entender que ele deve servir como uma “poupança”, uma economia para imprevistos, então você não pode contar com esses produtos no dia a dia.

A melhor forma de escolher para quais produtos manter um estoque de segurança é analisando o comportamento de compra dos seus clientes e a relevância dos produtos dentro do mix oferecido pela sua empresa.

Para isso, é importante manter:

  • histórico de vendas detalhado, que possibilita realizar previsões quanto ao comportamento dos consumidores;
  • previsão de demanda, ou seja, conhecer o tempo que os fornecedores levam para entregar os produtos e quanto demoram para serem vendidos;
  • e lead time, que é o intervalo de tempo entre a entrada e a saída de um produto.

 

Automatize sua gestão de estoque com um ERP

 

Para facilitar a gestão de estoque e a manutenção de um estoque de segurança, a melhor saída é usar um sistema ERP. A Titan Software tem uma solução que com certeza vai te ajudar a realizar essas e outras tarefas.

No nosso software, você tem a possibilidade de inserção de informação referente a estoque mínimo e máximo por item. Essa configuração é refletida quando o módulo de compras é utilizado, já que nesse módulo o sistema verifica o estoque, o atualiza e chega à sugestão automática de compra.

Entre em contato conosco e descubra como o nosso ERP pode melhorar os processos da sua empresa!

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas