Melhore o Relacionamento com Fornecedores através do Alinhamento Institucional

A lógica diz que é impossível manter um varejo sem fornecedores, certo? A prática, então, mostra a importância de se manter uma boa relação com eles. Existe até mesmo um termo para isso: Supplier Relationship Management, ou SRM, que em português significa Gestão de Relacionamento com Fornecedores.

Para fazer um bom SRM e dar mais um passo rumo ao sucesso, transformar fornecedores em verdadeiros parceiros é indispensável. A principal forma de fazer isso é através do alinhamento institucional. Quer descobrir como? Acompanhe este artigo.

 

Como o alinhamento institucional pode melhorar seu relacionamento com fornecedores

Caso queira consolidar o seu negócio, o caminho pode ser justamente através do fortalecimento dos vínculos com a cadeia de suprimento. Se o relacionamento com fornecedores acontece de forma tranquila e, mais ainda, próxima, ambos se beneficiam, possibilitando até mesmo uma ampliação dessa colaboração.

Para começar a ter uma relação de parceria com os seus fornecedores, o alinhamento institucional é obrigatório. E é imprescindível que se estabeleça uma comunicação honesta, ouvindo o que o outro lado tem a dizer e que haja envolvimento de ambas as partes nos processos.

 

relacionamento
Estabelecer um bom relacionamento com fornecedores pode resultar em uma redução de custos de aquisição de até 10%, de acordo com a chartered institute of procurement & supply (cips). O alinhamento institucional, que inclui comunicação clara, expectativas definidas e colaboração estratégica, é fundamental para fortalecer essa relação e garantir parcerias de longo prazo que beneficiem ambas as partes.

 

Alinhe prioridades

Por mais que algo seja claramente prioridade para você, para alguém que está fora do seu dia a dia pode não parecer tão urgente. A melhor forma de evitar esses descompassos é alinhando prazos, deixando claro emergências das demandas e, claro, evitando fazer pedidos de última hora.

Tomando esses cuidados, com certeza o seu relacionamento com fornecedores fluirá melhor e até mesmo seus clientes se beneficiarão, pois você evitará ruptura de estoque.

 

Conheça a logística dos seus fornecedores

Uma etapa talvez até anterior ao alinhamento de prioridades é conhecer a logística dos seus fornecedores. Saiba quais são os prazos praticados por eles, as condições de entrega e os processos internos dos seus parceiros.

 

Abra seus processos para eles

Assim como é importante que você conheça a logística dos seus fornecedores, é também necessário que eles conheçam os seus processos. Com esse conhecimento, eles perceberão proximidade e transparência, o que é essencial para a construção de um relacionamento de parceria.

Uma maneira de trazer os fornecedores para dentro dos seus processos é utilizando um software de automação comercial. Com a automatização do pedido de compras, há a possibilidade de implementar a Vendor Managed Inventory, ou VMI, que pode ser traduzido como estoque gerenciado pelo fornecedor.

Essa ferramenta permite que o fornecedor tenha acesso à movimentação de estoque do seu comércio e fique responsável pelos reabastecimentos. Dessa forma, a reposição se torna “automática”, pois, quando os estoques chegam a um nível determinado pelo varejista e pelo fornecedor, o segundo é avisado e já se prepara para fazer a entrega.

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