Controle de estoque no varejo: saiba o que fazer para evitar perdas e prejuízos! 

Você, gestor, está dando a devida atenção ao controle de estoque no varejo que o seu negócio merece? Trata-se de um tema importante, que precisa de que demanda adoção de ações específicas. Contudo, nem todos se dão conta disso e, por vezes, precisam enfrentar problemas na gestão dos seus itens. 

Sabendo disso, no artigo que preparamos, você terá acesso a informações que vão ajudar a entender melhor como o controle de estoques no varejo funciona e o que fazer para otimizá-lo. 

 

Por que é importante ter cuidado com o controle de estoque no varejo?

Você, que é varejista, bem sabe a importância de contar com produtos em suas prateleiras. Ainda, caso você atue no ramo de perecíveis, eles devem estar dentro da validade e em perfeitas condições de comercialização. 

O controle de estoques ajuda nesse e em muitos outros aspectos. Isso porque, quando ele é feito da maneira certa, você consegue: 

  • saber qual a quantidade existente; 
  • Conhecer a data de validade dos seus itens
  • Verificar se os produtos estão sendo guardados no local;
  • evitar perdas;
  • Identificar se a quantidade física corresponde com a digital, etc. 

 

Quando o seu controle de estoques não é realizado adequadamente, poderá ter de lidar com vários problemas. No próximo tópico vamos conversar sobre alguns deles. 

 

controle de estoque
De acordo com uma pesquisa realizada pela wasp barcode technologies: 43% das pequenas empresas não utilizam ferramentas automatizadas para controlar o estoque, dependendo de processos manuais, o que pode levar a erros e ineficiências. 46% das pequenas e médias empresas dizem que o gerenciamento de estoque é o maior desafio operacional que enfrentam. Empresas que utilizam sistemas automatizados de gestão de estoque conseguem reduzir seus níveis de estoque em 25% a 30% e aumentar a precisão do inventário em 20% a 30%.

 

Problemas comuns do controle de estoque 

Gestor, uma das principais questões ligadas a um controle de estoque no varejo feito de maneira inadequada é a falta de mercadorias. Perceba que isso pode penalizar sua empresa de diferentes maneiras. A mais comum é a insatisfação de seu cliente

Note que, ao não encontrar a mercadoria em seu empreendimento, há uma quebra de expectativa. Isso pode causar frustração em quem está buscando por produtos em seu estabelecimento. 

Nesse contexto, ao encontrar o que precisam na concorrência, você poderá perder não apenas uma venda, mas todas que poderiam ser feitas no futuro por esse cliente. Ou seja, a falta de um controle de estoque no varejo, feita de forma adequada, impacta no seu faturamento. Ainda, pode ocasionar perdas, ao não se atentar para a validade e local onde os itens são guardados. Também pode comprometer a saúde do consumidor. 

O vídeo abaixo ajudará você a saber mais sobre o assunto:

 

 

Como um sistema ERP pode ajudar no controle de estoque da sua loja 

Quando a gente fala em controle de estoque no varejo, escolher a alternativa certa é fundamental. Em tal cenário, o Titan Software se destaca. Trata-se de uma ferramenta moderna, de uso fácil, que vai ajudar sua empresa a: 

  • Acompanhar as entradas e saídas dos seus itens; 
  • entender qual a quantidade existente de cada produto; 
  • Emitir relatórios os quais vão ajudar em suas decisões, etc.

 

Com o Titan Software, você terá a ferramenta ideal para gerir seu negócio com mais segurança. Isso tudo por meio de uma interface bastante intuitiva e um suporte eficiente. 

 

Titan Software: soluções completas para um desempenho diferenciado! 

Como vimos em nossa conversa, a maneira como é feito o controle de estoque no varejo pode ser determinante para o sucesso do seu negócio. Ter a ajuda da ferramenta adequada vai ajudar você a fazer isso com eficiência. 

 

Fechamento de caixa no varejo: faça da maneira certa e evite problemas! 

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas