Precisa de ajuda?

11 4191-9848

5 dicas para vender melhor e mais

como vender melhor

A matéria a seguir foi retirada do site da Exame e traz algumas dicas importantes para as empresas de comércio atenderem melhor o cliente e assim venderem mais e melhor, criando um vínculo com o cliente e investindo em um atendimento personalizado para melhorar as vendas da sua empresa

Vender é uma das atividades mais importantes para as empresas. Mesmo que o empreendedor não seja um vendedor nato, é possível se dar bem nesta área. O primeiro passo é formar uma boa equipe de vendas, que responde ao dono da pequena empresa.

Estudo mostra perfil dos empregados das PMEs Em seguida, invista em treinamento de vendas e do portfólio de produtos do seu negócio. “O empreendedor precisa mostrar que conhece e confia no que vende e passar isso para os outros”, diz Luiz Cláudio Gomes, especialista em vendas.

Quando os vendedores conhecem bem o estoque e os tipos de produtos oferecidos, fica mais fácil atender com sucesso a expectativa dos clientes. Veja a seguir cinco dicas preciosas para vender mais e melhor.

1. Crie um vínculo

Para vender mais e melhor, é preciso gostar de lidar com o cliente e entender as necessidades dele. “A venda deve ser uma parceria com o cliente”, diz o especialista. Não precisa nem falar da importância do bom atendimento, aquele que é educado, cordial e bem feito. “Precisa criar um vínculo com o cliente e isso parte da comunicação certa”, diz Gomes.

Entenda o cliente e como ele se comunica para criar este vínculo. “Isso cria identificação e credibilidade.” A ideia não é copiar a forma como o cliente fala, mas acompanhar seu ritmo. Se a pessoa chega falando baixo, por exemplo, o vendedor muito expansivo pode fazê-la se sentir desconfortável.

2. Não minta

Este também já é um mandamento das vendas. Mentir para o cliente pode ser fatal não só para aquela venda, mas para o negócio. O vendedor ideal não é aquele que falsamente elogia o cliente na porta do provador de roupas, dizendo que a peça ficou excelente quando ela mal serviu. “Tem gente que acha que mentir ajuda a vender mais. Isso é um erro”, ressalta o especialista.

3. Personalize o atendimento

Estudo mostra perfil dos empregados das PMEs Quem trabalha com um fluxo grande de clientes, como uma lanchonete de fast-food, tem mais dificuldade em personalizar o atendimento. Segundo o especialista, o mínimo é tentar lembrar o nome do cliente. Se ele vai ao seu estabelecimento todos os dias para almoçar, é possível fazer um esforço para se lembrar do pedido ou do nome dele. “É importante porque mostra a atenção que é dada ao cliente”, diz.

4. O cliente tem razão – sempre

Um dos pilares do atendimento eficiente é acompanhar o ritmo do cliente e evitar discordar dele. “É possível não concordar sem bater de frente”, afirma o especialista. Quando o cliente entra na loja dizendo que não gosta de uma marca específica, por exemplo, o vendedor não precisa concordar. “Basta dizer que outras pessoas também não gostam, mas que existem outras opções que podem agradá-lo.”

5. Fidelize o consumidor

Vender melhor inclui fidelizar o consumidor e convencê-lo a voltar. Uma das formas de fazer isso é ter o estoque pronto para atender a demanda. “O cliente volta quando encontra o que procurava”, explica. O próximo passo para conquistar o seu público é investir em um atendimento impecável. Peça ao gerente para abordar os clientes e pedir opinião e sugestão sobre o vendedor e sobre sua experiência de compra. Tão importante quanto a própria venda é o acompanhamento no pós-venda. “Telefone ou mande um e-mail para saber se o produto atendeu as expectativas”, sugere.

O sistema Titan está totalmente preparado para atendê-lo com o que há de melhor e mais moderno em sistema de gestão, direcionando os seus esforços para aquilo de mais importante: Vender muito e bem.

Fonte: Exame

Photo by: Epsos

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…