5 dicas para aumentar a rentabilidade de seu supermercado

Investir em estratégias para aumentar a rentabilidade de seu supermercado é muito importante.

Afinal, o aumento do lucro permite que o seu negócio possa trabalhar com mais liberdade, e também com a possibilidade de investir na otimização das suas operações.

Tudo isso faz com que o seu negócio se mantenha competitivo diante dos concorrentes.

Além disso, quando um negócio atinge uma boa rentabilidade, o gestor pode projetar o seu futuro com mais segurança.

Uma vez que possui os recursos necessários para estimular o crescimento das atividades do supermercado ao longo dos anos.

Assim, como você pode perceber, a rentabilidade e o crescimento de um negócio andam lado a lado. 

E esses dois resultados podem ser alcançados apenas com ações estratégicas.

Nesse post você vai conhecer algumas ações que podem ser aplicadas em seu negócio.

 

O que você pode fazer para aumentar a rentabilidade de seu supermercado

 

O aumento da rentabilidade do seu supermercado não irá acontecer da noite para o dia. 

Na verdade, a melhora desse indicador é o resultado de um conjunto de ações que são aplicadas para esse objetivo.  Sendo assim, observe o que você pode fazer.

1. Conheça bem o seu mercado-alvo

Conhecer bem o seu mercado-alvo é uma das estratégias mais eficientes para aumentar a rentabilidade de um supermercado.

Isso porque, essa estratégia permite ter um amplo conhecimento sobre o perfil dos seus clientes. 

Assim fica mais fácil oferecer os seus produtos por meio de uma estratégia de marketing bem elaborada.

Ela fará com que as ofertas alcancem o público-alvo, potencializando as vendas e, consequentemente, aumentando o faturamento.

Entretanto, uma boa estratégia de marketing exige um investimento alto e, nesse ponto, o que você fazer é ser mais efetivo com a divulgação e a apresentação do seu produto, o que é mais fácil quando se conhece o mercado.

2. Faça um planejamento de compras e vendas

Uma boa rentabilidade é resultado de uma equalização dos custos que existem no negócio.

Sendo assim, o ideal é que os gastos sejam os menores possíveis, maximizando assim a margem de lucro e, consequentemente, a rentabilidade.

Entretanto, para que isso seja possível é necessário planejar as compras empresariais.

Afinal, uma parte do orçamento do seu negócio pode ser destinada aos compromissos com fornecedores.

Então, quando você for compor o seu estoque é importante ter ciência de está adquirindo produtos com preço competitivo, em volume suficiente e em variedade adequada.

Caso contrário, você pode está investindo o seu capital em produtos com baixo giro de vendas.

Além disso, os desajustes no estoque com a compra de produtos errados ou excesso pode causar prejuízos. 

Uma vez que a sua empresa precisa arcar com o custo de manutenção do estoque, além de estar correndo risco de perder a mercadoria por causa do prazo de validade.

Por isso, é importante planejar a compra e a venda dos produtos, pois só assim é possível aumentar a rentabilidade de seu supermercado.

3. Encontre o equilíbrio adequado entre a taxa de vendas e a margem de lucro

Como sabemos a margem de lucro está relacionada diretamente com a taxa de vendas de um negócio.  

Então, quando a margem de lucro é alta, o preço do produto também será alto, o que interferir nas vendas.

Quando os preços são muito altos eles acabam desestimulando a compra, exceto quando se trabalha com um público específico e o produto agrega valor para eles.

Sendo assim, para aumentar a rentabilidade de seu supermercado é necessário encontrar um ponto de equilíbrio entre a marca de lucro e a taxa de vendas.

Em muitos casos, pode não ser vantajoso vender muito com uma baixa margem de lucro, assim como vender pouco com uma margem maior também não é interessante.

4. Saiba os custos que o seu supermercado possui

Um dos pontos fundamentais para o aumento da rentabilidade de qualquer negócio é ter consciência dos custos envolvidos em cada operação. 

Isso porque, na prática, esse é um indicador que tem relação direta com os custos, de modo que quanto mais altos forem os custos, mais difícil se torna para atingir uma boa rentabilidade.

Por isso, é importante analisar os processos de maneira detalhada, avaliando os custos envolvidos em cada atividade.  Dessa forma é possivel encontrar os gastos que podem ser reduzidos.

5. Elimine os problemas operacionais

Você precisa encontrar os problemas operacionais que estão tanto atrapalhando os seus funcionários como também gerando prejuízos.

Eles precisam ser encontrados e eliminados o mais rápido possível.  Então, para identificá-los você precisa levar em consideração todas as ocorrências que acontecem em todos os setores e que afetam todos os setores negativamente.

 

Problemas que prejudicam a rentabilidade de seu supermercado

 

Embora aumentar as vendas e também a rentabilidade de um negócio seja um objetivo comum entre os gestores, ele nem sempre é alcançado.

Em muitos casos, falta uma estratégia eficiente e também alguns erros que são cometidos também interferem no resultado como, por exemplo:

  • Diminuir o preço dos produtos sem uma estratégia,
  • Oferecer um atendimento ruim,
  • Não investir em marketing.

 

aumentar a rentabilidade
Supermercados que implementam estratégias de otimização de estoque e gestão eficiente de compras podem reduzir os custos operacionais em até 10%, aumentando significativamente a rentabilidade, conforme dados da harvard business review.

Conclusão

 

Todo negócio deseja vender mais para que consequentemente a sua rentabilidade seja maior. 

Entretanto, apesar de vender ser um dos caminhos para alcançar esse objetivo, é importante também gerenciar o seu negócio deforma estratégica, com objetivo de evitar gastos desnecessários e perdas de mercadoria.

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