Precisa de ajuda?

11 4191-9848

POS X TEF – Vantagens e desvantagens

Atualmente, grande parte dos consumidores já compram através de cartões de crédito ou débito. POS e TEF são as tecnologias mais comuns para leitura e transmissão dos dados financeiros.

No entanto, há algumas diferenças entre elas, que você deve ficar em alerta, principalmente na adequação do seu negócio.

Significado de POS e TEF

POS significa Point of Sale ou em português Ponto de Venda, e TEF significa Transferência Eletrônica de Fundos.

Nesse artigo iremos esclarecer as diferenças entre as duas tecnologias para você escolher a mais adequada para o seu negócio.

POS – O que é?

POS é um equipamento móvel fornecido por agências bancárias ou redes adquirentes.

Normalmente utilizadas em restaurantes com delivery, mas também é utilizada por pequenos varejistas por causa da sua praticidade. Afinal, é só pegar o cartão do cliente, colocar na máquina, digitar o valor, a senha, confirmar e entregar a via impressa.

Vantagens:

• Valor baixo das mensalidades.
• Sistema próprio bastante intuitivo.
• Facilidade ao utilizar pois é muito intuitiva.
• Mobilidade para utilizar em entregas de delivery.
• Não é necessário um sistema automação comercial para utiliza-la.

Desvantagens:

• O POS é monoadquirente, ou seja, só funciona conectado a uma única rede adquirente.
• Dificuldade no fechamento das vendas, pois requer conferência dos comprovantes físicos.
• A não automação comercial impede a conciliação das vendas, ou seja, a comparação dos valores registrados em caixa com os processados pelo sistema.

TEF – O QUE É?

Frequentemente confundido com o POS, o TEF, é visto apenas uma de suas partes é vista, o Pinpad, que é um equipamento onde o cartão é inserido e a senha é digitada.

O TEF e o POS são realmente parecidos, porém a principal diferença é que normalmente o TEF é fixado no caixa.

Comum em supermercados, farmácias e outros lugares com elevado volume de vendas no cartão, o (acima de R$ 30 mil por mês), devido à maior facilidade no controle as vendas.

Porém. O TEF está começando a se popularizar entre negócios menores, devido à redução do seu custo.

Vantagens:

• É multiadquirente, permite uma variedade maior de cartões.
• Facilidade na conciliação de vendas, pois não necessita de comprovantes arquivados de cada transação.
• Investimento mais alto em relação ao POS já que a máquina aceita várias bandeiras.

Desvantagens:

• Algumas possuem conexão fixa de internet e só funcionam conectada ao cabo, o que impede a mobilidade da máquina.
• Custo da TEF é porquê ela requer a contratação de fornecedores (Softwares e fornecedores).

Qual escolher?

Os dois possuem suas vantagens e desvantagens. Foque nas suas necessidades e no seu público.

Se você tem um delivery, será necessário você possuir a POS. Porém se o seu volume de vendas for grande e localizado, a TEF é obrigatória.

Caso você tenha um grande fluxo de vendas e delivery, você pode adquirir o POS e o TEF, organizando o seu fluxo de maneira correta, e atendendo o seu cliente da melhor maneira possível.

Existem novas soluções como o POS TEF que permite mais mobilidade, falaremos dele em um próximo post, no blog da Titan Software.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

Qual a importância de um sistema ERP para supermercado?  

Um sistema ERP é uma ferramenta crucial para a gestão eficiente de um supermercado.   Com ele, é possível integrar informações de diferentes áreas do negócio em uma única plataforma, permitindo…
image

5 Dicas para aumentar a rentabilidade do seu mercadinho

Gerenciar um mercadinho pode ser desafiador, especialmente em um mercado competitivo. No entanto, com as estratégias certas, é possível aumentar a rentabilidade e garantir o sucesso do seu negócio. Neste…
image

9 Dicas para gerenciar o supermercado sem complicação

Para gerenciar o supermercado com eficiência você deve levar em consideração os seguintes pontos:   1. Cuidado com a falta de produtos no estoque Ter cuidado com o seu estoque é…