Gerenciar um estoque é uma tarefa que exige, entre outros cuidados, muita precisão na quantidade de produtos disponíveis. E também no fluxo de entrada e saída desses materiais.
Alguns recursos, como a utilização de um sistema de controle de estoque. Ajudam a manter a organização do setor, mas existem maneiras de potencializar ainda mais a eficiência na hora de controlar o estoque. Um exemplo é o VMI (vendor management inventory) ou estoque gerenciado pelo fornecedor.
Quer saber mais sobre como ele pode ajudá-lo? Confira este artigo!
O que é o VMI?
O VMI é uma ferramenta que, atrelada ao sistema de controle de estoque de sua empresa. Permite que todas as informações a respeito de movimentação do estoque, quantidade e variedade de produtos sejam disponibilizadas ao próprio fornecedor.
Com todas essas estatísticas, ele mesmo pode calcular a reposição e buscar, em parceria com o local de venda. A melhor maneira de trabalhar com o estoque e com os produtos.
Quais são as vantagens de um sistema de controle de estoque com VMI?
Além da facilidade na hora de controlar o estoque. A utilização do VMI permite análises mais precisas relacionadas à reposição e variedade de produtos. Isso porque ele coloca no processo o próprio fornecedor. Podendo ainda adiantar a produção ou pedidos com base na velocidade com a qual as unidades em estoque são vendidas.
As previsões e projeções também passam a ser mais assertivas. Pois o próprio fornecedor passa a ter conhecimento não só sobre seus produtos, mas também sobre os dados do sistema de controle de estoque.
Ao evitar a falta de produtos e equívocos nos anúncios de disponibilidade, é possível garantir menos perda de lucro com trocas e devoluções no comércio
Como o VMI pode ajudar a aumentar os lucros?
Um bom sistema de controle de estoque com VMI permite uma visibilidade geral e completa da quantidade e diversidade dos produtos disponíveis. Ponto importante a ser considerado para reduzir custos desnecessários.
Com essa vantagem, os investimentos em possíveis novos produtos e pedidos são mais certeiros e pontuais. O que leva a uma melhor gestão financeira e dá mais fôlego à lucratividade e ao faturamento.
Um bom controle do estoque também facilita o trabalho operacional e aumenta a excelência e cuidado com que os clientes são atendidos. Além disso, a equipe ganha mais tempo para discutir novas estratégias e pensar em como gerar mais vendas e, consequentemente, maior lucratividade.
Quer ter todos esses benefícios em seu negócio? Saiba mais sobre nossas soluções para controle de estoque!