Administrar bem o controle é indispensável para o bom funcionamento e consequente sucesso no varejo. Em conjunto com software de controle de estoque, se um dono de negócio, gerente ou gestor conseguir desempenhar bem essa função, a empresa pode não só economizar, como também alcançar uma lucratividade maior e, inclusive, evitar fraudes.
A tecnologia pode ser uma grande parceira para quem deseja realizar essa tarefa bem e de maneira otimizada, por isso listamos aqui algumas funções essenciais em um software de controle de estoque para o varejo.
Funções essenciais em um software de controle de estoque para o varejo
A má administração do estoque pode ocasionar diversos problemas, desde falta de produtos até furtos e desvios de mercadorias. Esses erros podem ser fatais para uma empresa, por isso é tão relevante que o controle de estoque seja meticuloso e, de preferência, realizado por um software, o que minimiza as chances de erro humano ou mesmo má fé.
Um bom software de controle de estoque para varejo deve automatizar o máximo de tarefas e processos relacionados a essa parte do negócio, dentre elas:
- Controle de todas as movimentações no centro de distribuição, na área de vendas e na área de estoque da loja;
- Utilização de ferramentas de produtividade como o Crossdocking;
- Registro detalhado de entrada e saída de produtos;
- Lançamentos das perdas e dos produtos para uso-consumo;
- Controle das transferências entre setores;
- Gestão dos itens em produção e produzidos (padaria, lanchonete e afins), bem como de seus componentes;
- Controle do índice de rupturas baseado em indicadores de mercado;
- Gestão das trocas e devoluções de clientes e fornecedores;
- Controle de rotatividade dos itens com sugestões de onde investir mais;
- Funções de faturamento integradas ao software;
- Aviso de mercadorias próximas de sair da validade e de produtos com grande volume no estoque, propiciando ações como promoções e evitando a compra de novas mercadorias similares;
- Separação e expedição de mercadorias utilizando-se coletores de dados;
- Possibilidade de administrar o estoque de várias lojas de maneira unificada;
- Execução de inventários (rotativos, contábeis ou gerais), comparando o volume de produtos existente nas lojas com o que consta no sistema e apurando eventuais divergências.
Conheça o Titan Retail
O Titan Retail é um sistema de automação comercial pensado especialmente para o varejo, 100% online e em nuvem. Ele oferece a função de controle de estoque no módulo Gestão de Mercadorias, que é integrado a várias outras funcionalidades, como o controle financeiro e fiscal, que auxiliam na administração do seu negócio.
Se você procura um software completo e que centralize as informações da sua empresa, facilitando o acompanhamento e o gerenciamento de tudo o que acontece no seu negócio, conheça agora mesmo o Titan Retail!