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Projeção de Vendas: Como melhorar faturamento do seu negócio

A projeção de vendas, conhecida também como planejamento de receitas, é na verdade uma previsão do quanto uma empresa deseja vender em um determinado período.

Todo o planejamento empresa é realizado com base na projeção das vendas, pois a partir dela são definidas outras projeções como, por exemplo, gastos, investimentos e novas contratações.

Entretanto, mesmo sendo um elemento importante para o planejamento estratégico de qualquer empresa.

É bastante comum que os gestores foquem apenas no monitoramento dos custos e despesas, deixando a projeção de receitas para segundo plano.

Esse é um erro que você deve evitar, já que é a projeção de novas vendas que vai garantir que a sua empresa tenha recursos para manter a saúde financeira.

Por isso, é importante saber como utilizá-la para aumentar o faturamento do seu negócio.

O que é Projeção de Vendas?

Ela pode ser definida como uma maneira de estimar o volume de receita que a empresa pretende receber em um determinado período como, por exemplo, em um trimestre, semestre ou ano.

A projeção é estimada com base em algumas informações da empresa como o histórico de vendas, a capacidade de produção, o comportamento do mercado e entre outras.

Essa projeção é uma etapa fundamental para o restante do planejamento, pois com a previsão de quanto é possível receber em um determinado período, é possível definir outros orçamentos como:

Deduções:

São aquelas despesas que só existem quando as vendas acontecem como, por exemplo, impostos, comissões e frete.

Gastos:

Com a precisão de vendas definida é possível calcular os gastos com mão de obra e matéria-prima, além de outros gastos relacionados às vendas.

Investimentos:

Em alguns casos a projeção de vendas é alta e exige que novos investimentos sejam realizados como, por exemplo, a compra de novos equipamentos e entre outros investimentos para que a projeção seja alcançada.

Por que a projeção de vendas é importante?

A projeção é um passo importante para as decisões estratégias da empresa por influenciar diretamente em outras áreas.

Desde o volume de matéria-prima a ser comprada até a contratação de novos funcionários, além de investimentos em infraestrutura.

Com a estimativa de vendas definida fica mais fácil prever falhas ou crises.

Além disso, o gestor pode se organizar para evitar que os esforços da equipe e os investimentos sejam desperdiçados.

Durante a definição da projeção de vendas é possível identificar novas oportunidades.

Como fazer para aumentar o faturamento do seu negócio?

Agora que você sabe a importância de projetar as vendas por períodos, observe o que fazer para criar a projeção de vendas do seu negócio.

Olhe o histórico de vendas

Antes de criar a sua projeção analise antes o seu histórico de vendas passadas, assim você consegue olhar quais foram os resultados obtidos nos períodos passados.

Ao analisar o histórico fica mais fácil entender o desempenho dos vendedores e também o resultado das ações de marketing e de outros fatores.

Estude o mercado

Antes de definir a projeção de vendas você precisa analisar a situação atual do mercado.

Essa analise é importante para identificar as novas tendenciais e a alteração de demanda.

Ou seja, antes de definir qualquer meta você deve entender o que está acontecendo no seu setor que pode impactar diretamente nas vendas.

Defina de onde a receita virá

Para que a meta seja alcançada você deve definir de onde as receitas vão sair. Então, pense detalhadamente nos seguintes fatores:

  • Fonte de leads,
  • Praças de atuação,
  • Novos produtos,
  • Mix de produtos,
  • Canais de vendas.

Dessa maneira, tanto a gestão quanto a execução do planejamento de vendas ficam mais fáceis.

Monte a projeção de vendas

A projeção de vendas do seu negócio pode ser criada tanto em uma planilha ou em um software de gestão comercial.

Com um software ERP você pode monitorar em tempo real a evolução do funil de vendas.

Conclusão  

Os efeitos da crise geralmente afetam as empresas de diversas formas. 

No entanto, os gestores que utilizam a projeção de vendas e a sua experiência ao seu favor conseguem prever a chegada de momentos de incerteza no mercado.

Assim, não são pegos de surpresas e podem se prevenir contra prejuízos.

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O que são produtos super sensíveis e como precifica-los

Com alta elasticidade no preço, é necessário atentar para o  impacto destes produtos na lucratividade do seu negócio

Sabemos que precificar produtos de maneira eficiente, embora seja um dos maiores desafios para os varejistas, é uma tarefa fundamental. Isso porque essa tarefa impacta diretamente no faturamento e na imagem do negócio. Nesse sentido, um dos primeiros passos para uma precificação estratégica é identificar os produtos super sensíveis no seu sortimento.

Então, confira neste artigo o que exatamente são esses produtos, qual a importância deles na sua loja e como um programa de automação comercial pode ajudar a precificá-los. Boa leitura!

O que são produtos super sensíveis? 

Também conhecidos como produtos ultra notáveis, os produtos super sensíveis são aqueles itens que possuem uma variação de preço mais perceptível para os consumidores

Ou seja, são os produtos nos quais qualquer alteração de preço pode ser notada pelos clientes, impactando diretamente na forma como eles compram e percebem a sua marca.

Por exemplo: você provavelmente não se lembra quanto pagou por produtos em conserva, ou em temperos específicos. Porém, você acompanha o preço do seu café favorito, do leite ou do pão francês, e qualquer aumento ou promoção desses preços são facilmente percebidos por você, não é mesmo?

E não é por acaso, produtos como leite, café e pão são produtos super sensíveis, e são eles que você provavelmente compra com maior frequência e tem uma ideia mais ou menos clara de quais preços são justos e quais não são.

Quais são os produtos super sensíveis? 

Bem, embora esses produtos não sejam exatamente os mesmos em todas as regiões, existem aqueles que são mais comuns nas mesas dos brasileiros, como por exemplo: 

  • Alguns produtos da cesta básica, como arroz, óleo, macarrão e molho de tomate; 
  • Alguns tipos de carnes, além de legumes e verduras, como coentro e cenoura; 
  • As frutas mais comuns, como banana e laranja, por exemplo;
  • Bebidas, como refrigerante e cervejas;
  • E, claro, produtos que não podem faltar em algumas refeições, como café, pão francês e margarina

Além disso, esses produtos também são de marcas específicas que, é claro, variam de acordo com as características de cada loja, como a localização e o público-alvo.

Como identificar os produtos super sensíveis da sua loja?

Como vimos, os produtos super sensíveis podem variar dependendo das características do estabelecimento, portanto, para precificá-los de forma estratégica, é necessário, antes, que você identifique quais são esses produtos na sua loja

Para isso, você deve acompanhar os itens mais comuns no carrinho de compras dos seus clientes, isso porque os produtos super sensíveis também estão dentro da Curva A de vendas  – clique aqui para conferir o nosso artigo completo sobre Curva ABC

Em outras palavras, esses produtos estão entre os mais importantes da sua loja e funcionam como um cartão de entrada para os clientes: se estiverem acima do preço, então eles terão a percepção de que a sua loja é cara. 

Ao mesmo tempo, se estiverem mais baratos que os dos seus concorrentes, a percepção será a de que a sua loja é mais barata, mesmo que os produtos menos sensíveis ou menos procurados sejam na realidade mais caros do que nas demais lojas. 

Dessa forma você poderá promover uma percepção positiva da sua marca, de modo a atrair e fidelizar clientes

Utilize um software de gestão comercial 

Podemos perceber, então, que para descobrirmos quais são os produtos super sensíveis de uma loja precisamos de um histórico completo de vendas, além das informações cadastradas dos próprios itens. Ou seja, precisamos de um programa de automação comercial que registre essas informações e possibilite um controle de estoque completo

Portanto, não resta dúvidas de que é preciso ter um cuidado especial no momento de precificar esses itens, certo?

Afinal, preencher e conferir diversas planilhas, além de demandar muito esforço dos colaboradores – impactando na gestão de pessoas da sua loja –, também possibilita que erros, como de digitação, sejam cometidos, dificultando todo o processo.

Nesse sentido, com um programa de automação comercial (também conhecido como software de gestão comercial ou sistema ERP), essas informações são armazenadas e centralizadas em um único lugar, de modo que você possa ter acesso a elas com facilidade. 

Além disso, com um sistema ERP que possua uma calculadora de precificação de produtos seu processo pode ficar muito mais eficiente.

Precifique os seus produtos super sensíveis de forma estratégica

Agora que sabemos o que são os produtos super sensíveis e como identificá-los, podemos fazer a seguinte pergunta: como precificar esses produtos corretamente

Bom, umas das principais dicas é: acompanhe os preços dos concorrentes. Isso mesmo, não existe uma regra para determinar a margem de lucro ideal dos seus produtos – como vimos no nosso artigo sobre pricing de produtos no supermercado

Nesse sentido, as características da sua loja devem ser levadas em consideração. 

Como por exemplo, se a sua loja é conhecida por seus produtos diferenciados, atendimento excelente e outros elementos que enriquecem a experiência de compra, então os preços dos seus produtos super sensíveis podem estar um pouco acima dos concorrentes. Porém, sempre leve em consideração o quanto em média os clientes estão dispostos a pagar. 

Por outro lado, se a sua loja é conhecida por ser mais barata, você deve acompanhar constantemente os preços dos concorrentes e buscar manter os seus um pouco abaixo. Dessa forma, os clientes terão sempre a percepção de que a sua loja é a mais barata. 

Contudo, isso não significa que todos os produtos da sua loja precisem ser mais baratos. Você pode fazer com que os produtos menos sensíveis, como os produtos em conserva por exemplo, tenham preços um pouco acima dos concorrentes, mas sem que isso impacte na imagem da sua loja. É uma boa dica, certo?

Efetue uma precificação de produtos mais eficiente com o sistema ERP Titan Retail

Imagem com celular e tela mostrando o software ERP. Gráfico mostrando os produtos super sensíveis

Vimos que precificar os produtos super sensíveis não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Então, conte com o sistema ERP Titan Retail para auxiliar você nesse processo! 

Esse sistema, que é 100% em nuvem, pode promover um controle completo do seu estoque, armazenar os dados e as informações da sua loja, disponibilizando ainda relatórios completíssimos como a Curva ABC das suas vendas, além de contar com uma calculadora de precificação para facilitar ainda mais o seu processo!

Além de tudo isso, com esse sistema para loja, você também pode fazer pesquisas de preços nos seus concorrentes com agilidade e manter os seus valores sempre atualizados. 

E então, quer saber mais vantagens que o Titan Retail pode trazer para a sua loja? Entre em contato com um de nossos especialistas e precifique os seus produtos – super sensíveis ou menos sensíveis – da forma mais eficiente!

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Atendimento ao cliente: o segredo para o sucesso do seu negócio

Efetuar um bom atendimento ao cliente pode ser determinante, não apenas para o sucesso de uma determinada venda, mas também para o crescimento e para o faturamento do seu negócio como um todo.

Isso porque, em um cenário cada vez mais competitivo – tendo em vista que os consumidores estão mais conectados e mais exigentes – uma experiência ruim de atendimento pode fazer com que um consumidor não compre mais da sua marca.

Por outro lado, um bom atendimento pode ser o grande diferencial do seu negócio, fazendo com que um mesmo cliente, além de voltar, indique a sua loja para novos clientes. E isso seria ótimo, não é mesmo?

Contudo, garantir um bom atendimento não se limita apenas a sorrir e tratar o cliente com respeito. É preciso, antes, que uma série de estratégias e ferramentas sejam adotadas, para assegurar que a experiência do cliente seja a melhor possível.

Capa sobre atendimento ao cliente

Então, continue lendo e entenda qual é a importância de um bom atendimento ao cliente, além de conferir dicas incríveis para garantir uma experiência sofisticada do consumidor com a sua loja.

Como o atendimento ao cliente impacta no sucesso do seu negócio?

Quem nunca foi, entusiasmado, adquirir algum produto ou serviço, mas acabou se frustrando com um atendimento de má qualidade?

Embora esse seja um dos aspectos mais essenciais de qualquer comércio, cenas como colaboradores desmotivados, desrespeitosos ou que não auxiliem os clientes na resolução  dos problemas que os trouxeram até a loja, são bastante comuns.

Para ilustrar isso, uma pesquisa realizada pela Hibou, que entrevistou 2.600, em outubro de 2020, apontou que 94% afirmaram se preocupar com a qualidade do atendimento, mas que, ainda assim, apenas 11% disseram estar satisfeitos a esse respeito.

Ou seja, embora esse aspecto seja fundamental para os consumidores, poucos estabelecimentos se mobilizam para garantir isso.

Porém, é preciso se atentar para o fato de que um mau atendimento traz consequências para um negócio, que pode, além de perder o cliente que recebeu esse mau atendimento, receber comentários e avaliações negativas que são capazes de afastar possíveis novos clientes. E ninguém quer isso, certo?

Além disso, também é importante lembrar que, com a pandemia de COVID-19, as medidas de atendimento adotadas pelas lojas influenciam tanto na segurança quanto em fazer os consumidores se sentirem respeitados e acolhidos, o que pode fazer a diferença no dia de alguém.

Nesse sentido, podemos afirmar que um atendimento de qualidade possibilita:

  • Uma vantagem competitiva em relação à concorrência;
  • Maior fidelização e atração de clientes;
  • Consolidação e confiança na marca;
  • Clientes mais duradouros e que gastam valores mais altos na loja.

Portanto, confira as dicas que reunimos para você e garanta um atendimento de excelência aos seus clientes!

Dicas para garantir um atendimento de excelência aos seus clientes

Agora que você sabe qual é a importância de um bom atendimento ao consumidor, é hora de conhecer quais são as melhores práticas do mercado para transformar o seu negócio. Então, vamos lá!

Conheça o seu negócio e defina o seu público-alvo

Essa primeira dica é uma das mais importantes. Afinal, como ofertar um bom atendimento sem saber quem são os seus clientes, o que eles procuram e o que o seu produto ou serviço representa para eles?

Então, esta é uma etapa de pesquisa e reunião de informações sobre os produtos, o seu estabelecimento e os seus consumidores.

Conheça, através dosdados de vendas, quais são os produtos mais procurados, os horários e as datas de maior movimentação. Essas informações podem ser reunidas com a ajuda de um programa de automação comercial. Através desse sistema para loja, você pode consultar os índices de vendas, além de obter relatórios completos, por meio do cruzamento de diversos tipos de informações.

Além disso, tome nota a respeito das características do seu público-alvo, ele é diversificado? Quais são as faixas etárias mais comuns? Moram nas proximidades? A grande maioria usa o estacionamento?

Para isso, é importante que a sua equipe escute os clientes, pesquise sobre eles e descubra quais são as suas principais necessidades.

Capacite os seus colaboradores para garantir um bom atendimento ao cliente

Selecionar pessoas pró-ativas e entusiasmadas é importante para a oferta de um atendimento de qualidade. Contudo, é necessário que os colaboradores sejam treinados para atuarem junto aos clientes de forma estratégica, e para que saibam os detalhes sobre os produtos. Dessa forma, poderão solucionar os problemas dos consumidores sem que eles precisem esperar muito tempo.

Outro ponto muito importante é assegurar que o ambiente de trabalho não seja desgastante para os colaboradores. Para tanto, esses profissionais devem ser devidamente reconhecidos e amparados pela equipe, proporcionando condições mais favoráveis para a execução de um bom atendimento.

Quer saber mais sobre como melhorar a relação dos colaboradores com a empresa? Clique aqui e confira o nosso artigo completo sobre Gestão de Pessoas.

Tenha uma estratégia de comunicação integrada

Como sabemos, a pandemia fez com que muitas pessoas se tornassem mais conectadas. Agora, muitos dos consumidores passaram a pesquisar na internet os produtos e os locais em que poderão comprar. Em vista disso, é fundamental que você estabeleça a presença da sua marca no meio virtual, de modo que os novos possíveis clientes possam encontrar a sua loja.

Então, atualize os seus perfis nas redes sociais e garanta que, independente do canal que o cliente escolher (site, telefone, WhatsApp ou redes sociais), ele receba o mesmo padrão de atendimento: ágil e de qualidade.

Personalize o atendimento para cada cliente

Essa é uma das dicas mais importantes.

Como já dissemos, apenas sorrir e tratar o cliente com respeito não constitui, de fato, um atendimento de excelência. Isso porque, essa atitude é o mínimo que o consumidor espera receber ao chegar a um estabelecimento.

Uma boa dica, nesse sentido, é surpreender o cliente; é fazer com que ele receba um tratamento melhor do que estava esperando. Nesse sentido, pequenos detalhes – como perguntar o nome do cliente, olhá-lo nos olhos e promover um atendimento repleto de entusiasmo e acolhimento – podem fazer a diferença no dia daquela pessoa.

Além disso, é preciso que o atendente compreenda o que o produto representa para aquela pessoa, no momento da compra.

A partir disso, ele deve investigar (claro, com poucas perguntas e de forma natural) os motivos para o cliente buscar um determinado produto e, assim, ele poderá indicar outros produtos que complementam a utilidade daquele primeiro.

Outra dica especial: caso a sua loja trabalhe com Delivery (entrega à domicílio), você pode caprichar na embalagem, inserindo uma cartinha, um cupom ou brinde. Clique aqui para conferir quais são as melhores práticas para alavancar o Delivery da sua loja!

Invista no pós-venda para fidelizar clientes

Aquilo que acontece depois da venda também deve ser uma das maiores preocupações de quem quer fazer um bom atendimento. Afinal, espera-se que o cliente se torne fiel à marca, não é mesmo?

Para isso, é necessário cadastrar as informações dos consumidores em um sistema de gestão comercial (ou sistema ERP) – que permita automatizar diversas operações, centralizar as informações em um único lugar, e que possua um CRM integrado.

Esse CRM, que vem do inglês Customer Relationship Management, e significa Gestão de Relacionamento com o cliente, possibilita que você gerencie o contato com os seus clientes, automatizando, organizando e facilitando a comunicação com eles.

Dessa forma, você pode identificar todas as transações e contatos do cliente, traçar o seu perfil de compras e hábitos de consumo, além de classificá-los, através de uma ferramenta de pontuação de clientes (lead scoring), de acordo com os padrões de um cliente ideal para o seu negócio.

Portanto, podemos notar que um sistema ERP, de qualidade, é o primeiro passo para implementar as dicas que vimos aqui, não é mesmo? Então, não perca tempo e descubra quais vantagens o sistema ERP Titan Retail pode trazer para o seu negócio!

Melhore a experiência do cliente como um todo

Como vimos, é possível adotar estratégias e ferramentas para fazer um atendimento de excelência. Porém, e se você pudesse garantir que toda a experiência do cliente com a sua marca fosse a melhor possível, acompanhando desde o primeiro contato do cliente, até o tempo que ele espera na fila? Seria ótimo, não é mesmo?

E é justamente isso que as soluções da Qmatic podem oferecer! Contando com funcionalidades sofisticas, tais como:

  • Sistemas de agendamento;
  • Gerenciamento de filas, que podem ser virtuais ou lineares, possibilitando que o cliente se sinta mais seguro durante e após a pandemia de COVID-19;
  • Avaliação de atendimento (feedback);
  •  Equipamentos e aplicativos móveis inovadores.

Ou seja, essa solução assegura uma experiência rápida, sofisticada e integrada para o seu cliente.

Então, deseja conhecer mais sobre os benefícios que as soluções da Qmatic podem proporcionar? Clique aqui e saiba como transformar a experiência do cliente com a sua loja!

Ou ainda, confira mais vantagens que o sistema ERP Titan Retail pode trazer para o segmento do seu negócio, selecionando alguma destas opções: