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5 DICAS PARA TER MAIS EFICIÊNCIA NA GESTÃO DA SUA PAPELARIA

Como podemos notar, o mundo está cada vez mais conectado. Essa transformação, causada pelo avanço tecnológico, impacta diretamente nos hábitos de compra dos consumidores, trazendo uma série de novos desafios e novas possibilidades. Então, para manter a sua papelaria competitiva e aumentar o seu faturamento, é necessário que você efetue uma gestão eficiente dos seus processos.

Continue lendo e confira tudo o que você precisa saber para gerenciar a sua papelaria de acordo com as melhores práticas do mercado e como um programa de automação comercial pode te ajudar nisso. Vamos lá!

Como as mudanças nos hábitos de consumo impactam as papelarias?

Muitas mudanças aconteceram no cenário mundial nos últimos tempos. Não é mesmo?

Agora, com apandemia provocada pela COVID-19, novas e intensas mudanças passaram a fazer parte do cotidiano dos brasileiros e influenciaram, inclusive, em seus hábitos de compra.

De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Ebit/Nielsen, o faturamento das lojas online aumentaram em 47%, no 1° trimestre de 2020, em relação ao mesmo período no ano anterior, o que configura o maior crescimento em 20 anos.

Ainda nesse sentido, um outro levantamento, feito pelo Instituto Locomotiva, que entrevistou mais de 2.000 pessoas, de 72 cidades brasileiras, apontou que, daqueles que afirmaram frequentar livrarias e papelarias, 50% poderiam continuar comprando nas lojas online, mesmo após o fim do período de distanciamento social.

Com esses números, podemos visualizar o quanto essas mudanças influenciam nos hábitos de compra dos consumidores, fazendo com que grande parte deles optem por comprar pela internet, com um grau de exigência maior em relação às experiências de compra e aos produtos.

Então, para manter a competitividade e aumentar o faturamento da sua papelaria, seja ela personalizada ou de bairro, é necessário que você, antes de qualquer outra coisa, otimize os seus processos de gestão. Para isso, confira a seguir as melhores práticas de gestão de papelaria que reunimos para você.

As melhores práticas para gerenciar a sua papelaria de forma eficiente

As papelarias, como sabemos, são lojas de extrema importância para a sociedade. Afinal, a maioria das pessoas, como estudantes, funcionários de empresas dos diversos setores, além de moradores e artistas em geral, acabam, em algum momento, precisando de produtos ou serviços de uma papelaria.

Ou seja, quem nunca precisou comprar algum material específico que só vendia nesse tipo de comércio? Como materiais escolares, cartões e embalagens para presentes, além de diversos outros produtos.

Em vista disso, esse é um setor com várias oportunidades, que podem ser aproveitadas. Contudo, o aumento das possibilidades de vendas, em especial com o comércio pela internet (conhecido como e-commerce), também traz um cenário mais competitivo.

Isso faz com que os gestores de papelarias precisem diversificar e inovar os seus negócios, e não apenas esperem as sazonalidades como o retorno das aulas e o natal.

Portanto, para que você possa promover uma gestão mais eficiente, e para que a sua papelaria possa aproveitar as oportunidades do mercado, reunimos as seguintes dicas:

  • Faça um bom planejamento para aumentar as vendas da sua papelaria;
  • Controle o estoque e os processos da sua loja com mais eficiência;
  • Divulgue melhor a sua loja, seja ela online ou física, e fidelize os seus clientes.

Faça um bom planejamento para aumentar as vendas da sua papelaria

É preciso sempre lembrar que, para que uma ação seja bem sucedida, ou ainda para evitar dores de cabeça desnecessárias, um bom planejamento é essencial.

Isso pode parecer simples, mas uma série de detalhes precisam ser levados em consideração nesse momento. Dessa forma, o primeiro passo para começar um planejamento é conhecer muito bem o seu negócio.

Para tanto, comece reunindo as informações sobre onde a sua papelaria está localizada, como: o que existe por perto, escolas e/ou faculdades? É um bairro residencial ou é um centro comercial? 

A partir desse levantamento, determine os segmentos do seu público-alvo e monte suas estratégias voltadas para eles. Por exemplo: o que os estudantes procuram na minha loja? Ou ainda, quais são os produtos mais necessários para as empresas ou moradores?

Para organizar e armazenar muitas dessas informações, umsoftware de automação comercial, ou sistema ERP, é fundamental.

Esse sistema, além de centralizar todas as informações em um único lugar e automatizar diversos processos, ainda poderá contar com uma ferramenta de BI (Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios), que produzirá relatórios completos sobre o funcionamento do seu negócio, como os produtos mais procurados e os horários de maior movimento.

Quer saber mais a respeito de como funciona um software de gestão comercial? Confira nosso artigo completo sobre o Programa de Automação Comercial em Nuvem.

Assim, com essas informações, você poderá definir quais são as melhores estratégias de venda e adotar as ações mais assertivas para a sua loja.

Controle o estoque e os processos da sua loja com mais eficiência

Uma papelaria, como um negócio de varejo, lida com uma grande quantidade de produtos e precisa, portanto, de um controle cuidadoso do estoque.

Nesse sentido, um sistema para loja, que registre todas as entradas de novos produtos, com um cadastramento detalhado, e permita a execução de inventários rotativos – para comparar os produtos que estão registrados no sistema com aqueles que realmente existem no estoque – é essencial para evitar fraudes, perdas e rupturas.

A depender do programa, você também pode ter auxílio para montar um mix de produtos diversificados, combinando aqueles que precisam sair do estoque com aqueles que são mais procurados, e que precisam dessa complementação.

Além disso, um programa que efetue um fluxo de caixa otimizado, registrando todas as entradas e saídas, bem como as contas a pagar e receber, e todas as operações financeiras da loja, possibilita um controle maior dos custos e dos investimentos.

Outro ponto importante é que, como os consumidores estão mais exigentes, um bom sistema de frente de caixa pode ser determinante para o retorno daquele cliente à sua papelaria ou não. Então, busque um software para PDV mais ágil para evitar filas e melhorar a experiência do cliente.

Como divulgar melhor a sua loja, seja ela online ou física, e fidelizar os seus clientes

Como já vimos, muitos consumidores estão se voltando para o mercado online, então, um sistema que integre os processos de um e-commerce com os demais processos da sua loja, pode vir a ser de grande ajuda. Não é mesmo?

Mas, independente da sua loja ser online ou física, é necessário que você faça uma boa divulgação para atrair mais clientes. Então, aproveite que as pessoas estão mais conectadas e utilize as redes sociais para levar os seus produtos até elas!

Produza vídeos com dicas exclusivas de como utilizar os produtos mais procurados, promova um bate-papo com especialistas, organize eventos ou cursos online. As possibilidades são inúmeras, o importante é essas ações responderem dúvidas e atenderem às necessidades do seu público.

E não se esqueça de fidelizar aqueles que já são seus clientes! Com um CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o cliente), você pode automatizar a comunicação com os clientes, estabelecendo níveis diferentes de envio de mensagens e promoções, e fazendo, assim, com que eles criem um vínculo ainda mais forte com a sua marca.

Como o Sistema ERP Titan Retail pode ajudar a otimizar o gerenciamento da sua papelaria

Depois de todas essas informações, é melhor já começar o planejamento para melhorar a gestão da sua papelaria, certo? Mas, não se preocupe, o sistema ERP Titan Retail, além de ser 100% online, pode te ajudar com todos os processos que tratamos aqui.

Com ele, você pode ter acesso a relatório completos, além de obter um acompanhamento detalhado do seu estoque, através da ferramenta de Gestão de Mercadorias, facilitando na execução de inventários, nacomparação de preços de fornecedores, na precificação e em diversas outras funcionalidades.

Além disso, com o módulo de comércio eletrônico, ou e-commerce, você pode integrar a sua loja online aos demais processos da empresa e ter acesso a vantagens como:

  • Maior exposição de produtos;
  • Comparativo de produtos;
  • Loja 24hrs;
  • Abrangência no mercado local, nacional e mundial;
  • Verificação de métricas;
  • Descrição de clientes, negociações e compras.

Quer saber mais sobre como o Titan Retail pode ajudar a melhorar a gestão da sua papelaria? Entre em contato com um de nossos especialistas e nos conte quais são as necessidades do seu negócio.

Ou ainda, quer saber mais a respeito de outros segmentos do mercado? Veja algumas opções abaixo:

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