Entenda como fazer controle de estoque para evitar perdas no lucro com Trocas e Devoluções no comercio

Saber como fazer controle de estoque de forma adequada é uma das chaves para aumentar os lucros no comércio, já que uma boa gestão do fluxo de mercadorias permite a otimização do cronograma de compras, a redução de perdas de vendas por falta de produtos e um melhor atendimento.

Outro problema que gerir de forma eficiente o estoque evita, são possíveis prejuízos com as trocas e devolução de mercadorias. Se você não sabe como controlar o estoque pode tornar a logística reversa uma oportunidade e fazer crescer a rentabilidade do seu negócio, continue lendo este artigo!

Saiba o que é logística reversa no comércio

Já ouviu falar em logística reversa? Ela se refere ao processo de trazer de novo para a empresa um produto rejeitado pelo cliente, seja pelo motivo que for.

Esse processo inclui as regras para devolução de mercadorias praticadas pelo seu negócio e também a forma como essas são recebidas de volta e dão entrada no estoque. E, se ele não for bem realizado, pode custar caro para o seu comércio.

Como trocas e devoluções podem impactar a lucratividade de um negócio

De acordo com a AMR Research, dependendo do tipo de comércio, 20% de tudo o que é vendido é, depois, devolvido pelo consumidor. E há um levantamento da Gartner que estima que devoluções tratadas de forma inapropriada levam a perder de 30 a 35% do lucro potencial de um negócio.

Sabendo o quanto esse fluxo impacta os ganhos de um comércio, é fundamental buscar soluções que tornem os processos de troca e devolução de mercadoria uma oportunidade de rentabilizar e não a certeza de prejuízo.

Como fazer controle de estoque minimiza os possíveis prejuízos da logística reversa

Umas das ações que tornam menores as perdas com a logística reversa no comércio é a gestão eficaz do estoque.

Mantendo um controle rígido e sem falhas da entrada de cada item recusado, é possível analisar o tipo de produto que tem sido devolvido, identificar a frequência das devoluções e administrar a quantidade de determinada mercadoria em estoque.

Com esse tipo de informação em mãos, fica mais fácil tomar decisões estratégicas que podem elevar os lucros, como repensar o comércio de um produto e realizar ações como promoções.

Conheça a solução para gestão de estoque da Titan

Para controlar de forma correta, sem falhas, o estoque do seu comércio, implementar um sistema de gestão é a melhor opção.

Se você quer saber como fazer o controle de estoque e minimizar prejuízos com as trocas e devoluções no seu negócio usando um software de automação comercial, entre em contato para conhecer a solução oferecida pela Titan Software, que é especializada em desenvolver sistemas web para empresas que estão em crescimento.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *