Você, certamente, já foi questionado se gostaria de fazer um “cartão da loja”, não é mesmo? Mas, você sabia que esse tipo de cartão é chamado de private label, e ele, além de trazer vantagens para os consumidores, também pode trazer diversos benefícios para o seu negócio?
Continue lendo e entenda exatamente o que é essa ferramenta, quais são os benefícios que ela pode proporcionar e como, através de um programa de automação comercial, você pode ofertar esse serviço de forma eficiente. Boa leitura!
O que é o cartão private label?
O cartão private label, também conhecido como cartão de marca própria, é uma forma de crédito disponibilizada por uma empresa varejista, e não por um banco, para que seja utilizado no próprio estabelecimento.
Em outras palavras, esse tipo de cartão é criado por uma determinada loja, para que os clientes tenham mais opções de crédito no momento das suas compras. Dessa forma, não dependerão das limitações e burocracias dos bancos, e nem precisarão pagar à vista.
Além disso, por meio de cartões private label, os varejistas são capazes de proporcionar diversas vantagens para os consumidores, como, por exemplo:
- Limites maiores;
- Diversos tipos de parcelamento;
- Acúmulo de pontos;
- Descontos e benefícios exclusivos.
Então, não é por acaso que o uso desses cartões está se tornando cada vez mais comum. Tal fenômeno foi demonstrado em um levantamento realizado pelo instituto de pesquisa Locomotiva, em parceria com a empresa de tecnologia Condutor – que entrevistou 1.500 pessoas em 14 regiões metropolitanas do Brasil.
Essa pesquisa apontou que 71% dos entrevistados afirmaram ter preferência por marcas que oferecem os cartões private label. Além disso, a maioria também afirmou possuir pelo menos um cartão de loja, e um em cada três disseram que fazem uso desse cartão.
Ou seja, essa ferramenta pode impactar bastante o seu processo de fidelização de clientes, certo?
Qual a diferença entre private label e white label?
Agora que sabemos o que é um cartão private label, precisamos entender qual é a diferença entre esses cartões para aqueles chamados de white label.
Como vimos, um cartão private label é oferecido pelo próprio estabelecimento e só é válido para efetuar compras dentro dele. Nesse sentido, o cartão carrega o logotipo e a identidade visual da empresa, e não é aceito em outros estabelecimentos.
Já o cartão white label (também conhecido como co-branded), apesar de trazer o logotipo da empresa, possui uma bandeira, isto é, pertence a marcas como a Visa, Elo e Mastercard, e pode ser aceito em outras lojas além daquela que ele representa.
Essas bandeiras costumam cobrar uma taxa de processamento maior do que a empresa pagaria com um cartão de crédito gerenciado por ela mesma. Porém, o white label é também uma grande forma de divulgação, inserindo a marca no dia-a-dia dos consumidores, mesmo em outras lojas.
Como funciona esse serviço de private label?
A partir de um planejamento cuidadoso, levando em consideração as características dos clientes, e após a definição de uma estratégia para que eles saibam os benefícios do cartão e passem a adotá-lo, é preciso que se faça uma análise e gerenciamento de crédito desses clientes.
Para isso, a rede varejista precisará contar com uma empresa que faça essa análise de crédito – definindo os limites de cada cartão –, e acompanhe todo o processo de compra. Dessa forma, nas datas de fechamento, as faturas serão enviadas para os clientes e seus pagamentos serão registrados no fluxo de caixa da loja.
É preciso lembrar, porém, que para efetuar uma transação com o cartão private label, é necessário que a loja possua um sistema PDV com tecnologia TEF (Transferência Eletrônica de Fundos).
Essa opção, diferente do POS (Point of sale, ou Ponto de Venda), possibilita o uso de uma variedade maior de cartões, e permite essa integração com o programa de automação comercial do negócio. Clique aqui e confira mais detalhes sobre as diferenças entre esses dois tipos de tecnologia.
Além disso, o cartão private label também pode funcionar no modelo pré e pós-pago, permitindo que o cliente tenha mais controle sobre seu crédito.
Quais são os benefícios que o cartão private Label pode trazer para o seu negócio?
Agora que entendemos o que é o cartão Private Label e como ele funciona, podemos, finalmente, entender quais são os benefícios que esse serviço pode trazer para o seu negócio. Vamos lá?
Maior atração e fidelização de clientes
Um dos primeiros pontos a se tratar, quando o assunto é private label, é a respeito da fidelização de clientes. Isso porque, tendo em vista as vantagens para o consumidor – como os descontos exclusivos e as tantas outras que já apontamos aqui – qual cliente não iria querer voltar e continuar comprando?
Nesse sentido, possuir um cartão próprio da sua loja pode aumentar a sua fidelização de clientes, formar defensores da marca, e, ainda, fazer com que eles indiquem a sua loja para outros consumidores. Tudo isso fará com que os seus custos na aquisição de clientes sejam reduzidos, mesmo quando a atração de novos consumidores permanecer alta.
É uma ótima estratégia, certo? Para saber mais dicas de como fidelizar os seus clientes, confira o nosso artigo completo clicando aqui.
Acompanhamento e fácil integração entre as informações
Como vimos, um cartão private label é gerenciado pelo próprio negócio. Assim, o varejista pode ter acesso a dados e informações dos clientes, como hábitos de consumo, por exemplo, que são essenciais para a criação de boas estratégias.
Outro ponto de extrema importância é que, através de um programa de automação comercial (também chamado de software de gestão comercial ou sistema ERP), todas as transações realizadas, por meio do cartão private label, são registradas e podem ser acompanhadas de forma online. Isso permite um controle muito maior por parte dos gestores.
Essas informações, inclusive, podem ser transformadas em gráficos e relatórios completos de gestão, através de sistemas que possuam um módulo de BI (Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios). Ou seja, os processos se tornam bem mais confiáveis, não é mesmo?
Aumento do ticket médio dos clientes com a ajuda dos cartões private label
Por fim, esses cartões aumentam o poder de compra dos clientes – possibilitando que, aqueles que não conseguem o crédito comum em agências bancárias, possam ter crédito, ao passo que pode aumentar o crédito daqueles que já possuem.
Nesse sentido, além de fidelizar os seus clientes, melhorar a percepção que eles possuem da marca (uma vez que ela possui o seu cartão próprio), você ainda estará promovendo os meios para que eles possam comprar mais na sua loja!
Ofereça o melhor serviço de cartão private label com o sistema ERP Titan Retail
Como vimos, para fornecer um ótimo serviço de cartão private label, é necessário que a sua loja também tenha um ótimo programa de automação comercial. Assim, as funcionalidades, que apontamos aqui, poderão ser executadas com eficiência.
Então, conheça o Sistema ERP Titan Retail! Essa solução, que é 100% online e pode integrar todas as operações do seu negócio, além de armazenar e processar as informações em relatórios completíssimos.
Para mais, esse sistema para loja também possui um módulo de gestão de cartões próprios – private label. Esse módulo conta com diversas vantagens, tais como:
- Definição de limites;
- Autorização da venda com validação dos limites via operação modelo TEF;
- Gestão de limites;
- Lista negra de clientes;
- Modelo pré e pós-pago;
- Atualização de pagamento via banco no modelo pós-pago e diversas outras funções.
Então, não perca tempo! Contate um de nossos especialistas e descubra o mundo de possibilidades que o Titan Retail pode trazer para os seus clientes e, consequentemente, para o futuro do seu negócio!