e-mail-mkt-titan-controle-de-vendas

Como melhorar o controle de vendas e aumentar o fechamento de negócios

Melhorar o controle de vendas e aumentar o fechamento de negócios é um grande desafio, principalmente se pensarmos no tanto de atividades que serão envolvidas.

Esse controle é muito importante porque faz com que a empresa cresça de forma saudável e organizada, independentemente de vender produtos ou serviços.

Além do mais, o controle consequentemente evita alguns problemas sérios como, por exemplo:

  • Estoque de produtos que não bate com o sistema.
  • Falhas no controle de vendas.
  • E entre outros problemas.

Entretanto, nem todos os responsáveis pelo setor de vendas ou gestores comerciais de uma empresa sabem o que fazer para melhorar o controle de vendas.

Por esse motivo, selecionamos algumas dicas para que você tenha ideia de como deixar o controle eficiente.

O que é o controle de vendas?

O controle de vendas em uma das áreas mais importantes de uma empresa, já que ele pode afetar o resultado dos negócios.

Na prática, ele é um processo que consistem basicamente em obter e analisar informações sobre as vendas, de modo que o gestor possa entender a operação e todas as suas etapas.

Por meio dele é possível identificar os pontos positivos, negativos e informações que possam ajudar na tomada de decisões estratégicas.

Nesse sentido, o controle deve levar em consideração a gestão de estoque, a prospecção de clientes, preços, vendas e entre outros pontos.

Então, por envolver todas essas tarefas o controle de vendas se torna algo fundamental para todos os negócios.

Ele além de garantir a conquista e fidelização de novos clientes, ajuda a melhorar o atendimento, deixa os processos organizados e facilita a organização administrativa e financeira da sua empresa.

Como melhorar o controle de vendas de uma empresa?

O gerenciamento de vendas pode trazer alguns benefícios para a sua empresa, mas é preciso que ele seja eficiente para que os resultados sejam garantidos.

Sendo assim, observe o que você deve fazer para otimizar a gestão de vendas da sua empresa.

1. Registre todos os dados das vendas realizadas

Para que a gestão das vendas seja eficiente você precisa registrar todas as informações relacionadas às transações comerciais como, por exemplo, impostos, preço unitário, dados dos produtos, forma de pagamento e dados dos clientes.

Ao fazer isso os seus relatórios serão mais precisos e podem auxiliar na tomada de decisões estratégicas, a partir de informações como, os produtos questão no topo das vendas, a forma de pagamento mais usada e entre outras.

Com base nesses dados você pode otimizar o seu planejamento de compras e estoque de produtos, além de poder realizar promoções e entre outras ações.

2. Crie um planejamento com objetivos e metas

Para você direcionar melhor o seu negócio defina metas e objetivos a serem alcançados.  Mas antes, você precisa primeiramente pensar aonde quer chegar, quais resultados você espera de sua empresa.

Em seguida faça um plano para atingir as metas e objetivos que você acabou de definir.

3. Acompanhe e gerencie a sua equipe de vendas

É muito importante que você esteja acompanhando os resultados da sua equipe de vendas, pois a equipe é quem vai impulsionar o sucesso da sua empresa ou levá-la ou declínio.

Então, você deve saber quem é o melhor vendedor da equipe e tentar entender como ele pode colaborar com os outros.  Além disso, analise o faturamento total e entenda como ele vem.

Ao fazer isso você pode definir melhor o pagamento das comissões de cada vendedor.

4. Crie um mapa do fluxo de vendas

Criar um mapa de fluxo de vendas ajuda os vendedores e ao mesmo tempo melhora o controle de vendas da sua empresa. 

Com ajuda do mapa fica mais fácil seguir cada etapa com clareza e rapidez.  Você pode criá-lo com as seguintes informações:

  • Prospecção,
  • Apresentação,
  • Proposta,
  • Negociação,
  • Follow up,
  • Fechamento.

5. Adquira um bom software de gestão

Para melhorar o controle de vendas e as outras áreas da sua empresa é muito importante contar com um software de gestão.

Imagine como seria trabalhoso e pouco eficiente realizar todos os processos manualmente? Por isso, você pode contar com ferramenta Titan para automatizar os processos.

O Software Titan ainda oferece informações completas sobre as suas vendas e de todas as áreas envolvidas.

Como aumentar o fechamento de negócios

Além de se preocupar com o controle das vendas, você precisa ficar atento também ao fechamento de novos negócios para entender se ele está sendo eficiente ou não. 

Para saber se o fechamento de novas vendas não está sendo eficiente você precisar analisar as seguintes informações:

Revise as métricas

Para saber os pontos que precisam ser melhorados é necessário revisar as métricas.

Ao analisar os indicadores sobre o processo de vendas você encontra os problemas que estão afetando o fechamento de novos negócios. 

Então, o que você precisa fazer é acompanhar e mensurar as seguintes métricas:

  • Ticket médio das vendas,
  • Qualidades dos leads,
  • Ciclo de vendas, o tempo total da chegada do lead até o contrato,
  • Contato perdidos e propostas rejeitadas,
  • O número de contatos necessários para qualificação e fechamento das vendas.

Analise os dados para aumentar a assertividade

Para aumentar a eficiência dos seus contatos, o que você precisa fazer é encontrar leads que já estão próximos do perfil de cliente ideal para a sua empresa.

Para fazer isso você precisa utilizar as ferramentas certas como, por exemplo, um software CRM ou outra que trabalhe com base de dado.

Com essas ferramentas você consegue filtrar os leads e encontrar os potenciais clientes.

Adapte as ferramentas e discurso

Por fim, levando em consideração os prontos anteriores você precisa ajustar as ferramentas utilizadas no processo de prospecção e também o discurso dos vendedores.

Caso muitas propostas estejam sendo rejeitadas, pode ser o caso de melhorar a proposta de vendas.

Além disso, analise também se o ciclo de vendas não está muito longo para o lead seguir.

Conclusão

Melhorar o controle de vendas e aumentar o fechamento de negócios é fundamental para garantir a sobrevivência de uma empresa.

Mas, para isso, é muito importante investir em recursos que facilitam a organização dos dados relacionados às vendas.

Com base nos dados obtidos por algum software de gestão você tem noção se o seu controle está positivo ou não, além de poder identificar os pontos que precisam ser melhorados.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *