Com o desenvolvimento do sistema ERP, o gerenciamento dos negócios se tornou muito mais eficiente. Afinal, ele possibilita diversas vantagens para os gestores, ao automatizar processos e integrar as informações em um único lugar. Mas você sabe como fazer o melhor uso possível desse sistema?
Continue lendo e confira como planejar, organizar, dirigir e controlar sua operação com um sistema ERP para varejo.
Por que um sistema ERP é fundamental para qualquer negócio
É inegável que um negócio, para funcionar, necessita da atuação de vários setores e do fluxo intenso de informações. Como por exemplo:
● As negociações e compras de mercadorias;
● Estoque;
● Divulgação e venda;
● Relacionamento com os clientes.
Ou seja, mesmo em pequenos negócios é possível se perder em tantos detalhes – se tudo for anotado manualmente – e isso pode acabar em um sério prejuízo.
Portanto, justamente para evitar esse tipo de situação, o sistema ERP foi desenvolvido. Esse sistema (do inglês Enterprise Resource Planning, traduzido como Planejamento dos Recursos da Empresa) é um sistema de gestão comercial que automatiza diversos processos, integra os diferentes setores e centraliza as informações em um único lugar.
Dessa forma, os gestores têm uma visão macro, do negócio como um todo, e uma visão micro, específica de cada setor. Parece bem melhor do que anotar tudo em planilhas ou blocos de notas, certo?
Eles também são desenvolvidos de acordo com os segmentos específicos do comércio, então você pode encontrar desde um software para supermercado, até um software para livraria, por exemplo.
Ainda nesse sentido, uma pesquisa realizada pelo Grupo Portal ERP apontou que, das 3.402 pessoas entrevistadas (pertencentes a diversos segmentos), 51,92% disseram estar totalmente satisfeitas com o ERP, e 40,48% disseram estar parcialmente satisfeitas, ou seja, a grande maioria apresenta satisfação total ou parcial com o ERP.
Contudo, para estar completamente satisfeito, é necessário que você saiba como utilizar o que ele tem de melhor a oferecer.
Quer saber mais detalhes a respeito do sistema ERP? Não perca tempo e confira nosso artigo com Tudo o que você precisa saber sobre um programa de automação comercial em nuvem!
Como um sistema ERP pode te ajudar a planejar e dirigir a sua operação
Um software ERP funciona em módulos, isto é, cada setor possui suas ferramentas e processos específicos. Porém, esses setores não podem caminhar separadamente, uma vez que eles dependem uns dos outros.
Um exemplo claro disso é pensar que os setores de marketing e vendas precisam saber para quais produtos fazer uma promoção, e isso pode depender da data, das tendências do mercado ou do fato de que aqueles produtos precisam ser vendidos para não gerarem prejuízo.
Portanto, para promover tais ofertas, é necessário que se conheça a situação do estoque ou a situação financeira da empresa e assim por diante.
Nesse sentido, um sistema de gestão com a ferramenta de Business Intelligence (BI) – que significa Inteligência de Negócios – reúne os dados, apresentando gráficos e relatórios detalhados.
Desse modo, por meio de uma única plataforma, é possível analisar informações como as performances de vendas, as curvas dos produtos mais vendidos, os índices de perda e ruptura no estoque e muito mais.
A partir dessas informações, as equipes podem fazer um planejamento detalhado, em conjunto com diversos setores, e os gestores terão conhecimento completo sobre a
situação do negócio, para poderem determinar as ações estratégicas a serem implementadas.
Organizando o seu negócio com software de automação comercial
Como já dissemos, um grande volume de informações circula em negócios de varejo. Nesse sentido, com produtos entrando e saindo o tempo todo, e também as informações de contato dos clientes e mais uma série de dados, é quase impossível manter uma organização sem a ajuda de um sistema para loja.
Com ele, você pode efetuar o cadastro com as informações de cada produto, e dar baixa no estoque sempre que uma compra for efetuada, diminuindo, assim, a chance de algo ser esquecido ou até fraudado.
Além disso, um sistema que disponibilize um CRM (Customer Relationship Management, traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente) permite que o cadastro e os dados dos clientes sejam armazenados e, ainda, que diversas funcionalidades – como disparos de e-mail – sejam automatizadas, otimizando o contato com eles.
Com um CRM é possível, também, organizar os clientes por meio de uma pontuação (conhecida como lead score), que os classifica de acordo com o grau de adequação com o seu perfil de cliente ideal, ajudando a direcionar a sua estratégia para os clientes que possuem maior probabilidade de promover retorno ao investimento.
Outro ponto importante, é que existem soluções especializadas, inclusive, na criação de cartões de fidelização e private-label integradas aos sistemas para lojas. Tudo isso mostra como esses sistemas podem ser bem completos e essenciais para a organização de um negócio, não é mesmo?
Como controlar a sua operação com um sistema ERP
Uma das partes mais desafiadoras no gerenciamento de um negócio, mas também uma das mais importantes, é controlar o estoque. Nesse assunto, um software de automação comercial tem muito a contribuir.
Além do que foi dito anteriormente, a respeito do cadastro e da baixa dos produtos, esse software também permite a execução de inventários rotativos, de modo a evitar quebras e rupturas, e ter total controle sobre o que está acontecendo no seu estoque.
Quer aprender a ter total controle sobre o seu estoque? Confira o nosso artigo sobre Inventário rotativo e saiba como fazer isso de forma eficiente.
Outro ponto de extrema importância é o controle financeiro do seu negócio. Com um sistema que efetue o fluxo de caixa, todas as movimentações que geram contas a pagar e receber, bem como as entradas e saídas, são automaticamente contabilizadas pelo sistema, facilitando o controle dos gastos e a previsão de cenários futuros.
Por último, sistemas que são armazenados em nuvem também possibilitam que você acompanhe as informações do negócio em qualquer lugar e até pelo seu smartphone, e tudo isso de forma segura. Então, o que você está esperando para escolher o sistema que melhor combina com o seu empreendimento?
O sistema ERP Titan Retail pode te ajudar a planejar, organizar, dirigir e controlar a sua operação
Com tudo o que foi apresentado aqui, não restam dúvidas de que um sistema ERP de qualidade pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, não é mesmo?
Portanto, conheça o ERP Titan Retail. Esse sistema completo possui: ● Um módulo de Business Intelligence com relatórios detalhados;
● Um CRM integrado para facilitar o seu relacionamento com os clientes; ● Uma ferramenta de controle completo de estoque;
● Um módulo para o setor financeiro, efetuando um fluxo de caixa otimizado;
● Um aplicativo para smartphones, o Titan Online Sales, que te permite acompanhar o seu negócio de qualquer lugar.
O Titan Retail possui, ainda, uma série de outras funcionalidades que vão aumentar a eficiência dos seus processos, a saúde do seu negócio, e, consequentemente, a sua rentabilidade.
Então, selecione o seu segmento de atuação e entenda mais sobre como o Titan Retail pode te ajudar:
● Sistema para Centro Automotivo;
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