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Projeção de Vendas: Como melhorar faturamento do seu negócio

A projeção de vendas, conhecida também como planejamento de receitas, é na verdade uma previsão do quanto uma empresa deseja vender em um determinado período.

Todo o planejamento empresa é realizado com base na projeção das vendas, pois a partir dela são definidas outras projeções como, por exemplo, gastos, investimentos e novas contratações.

Entretanto, mesmo sendo um elemento importante para o planejamento estratégico de qualquer empresa.

É bastante comum que os gestores foquem apenas no monitoramento dos custos e despesas, deixando a projeção de receitas para segundo plano.

Esse é um erro que você deve evitar, já que é a projeção de novas vendas que vai garantir que a sua empresa tenha recursos para manter a saúde financeira.

Por isso, é importante saber como utilizá-la para aumentar o faturamento do seu negócio.

O que é Projeção de Vendas?

Ela pode ser definida como uma maneira de estimar o volume de receita que a empresa pretende receber em um determinado período como, por exemplo, em um trimestre, semestre ou ano.

A projeção é estimada com base em algumas informações da empresa como o histórico de vendas, a capacidade de produção, o comportamento do mercado e entre outras.

Essa projeção é uma etapa fundamental para o restante do planejamento, pois com a previsão de quanto é possível receber em um determinado período, é possível definir outros orçamentos como:

Deduções:

São aquelas despesas que só existem quando as vendas acontecem como, por exemplo, impostos, comissões e frete.

Gastos:

Com a precisão de vendas definida é possível calcular os gastos com mão de obra e matéria-prima, além de outros gastos relacionados às vendas.

Investimentos:

Em alguns casos a projeção de vendas é alta e exige que novos investimentos sejam realizados como, por exemplo, a compra de novos equipamentos e entre outros investimentos para que a projeção seja alcançada.

Por que a projeção de vendas é importante?

A projeção é um passo importante para as decisões estratégias da empresa por influenciar diretamente em outras áreas.

Desde o volume de matéria-prima a ser comprada até a contratação de novos funcionários, além de investimentos em infraestrutura.

Com a estimativa de vendas definida fica mais fácil prever falhas ou crises.

Além disso, o gestor pode se organizar para evitar que os esforços da equipe e os investimentos sejam desperdiçados.

Durante a definição da projeção de vendas é possível identificar novas oportunidades.

Como fazer para aumentar o faturamento do seu negócio?

Agora que você sabe a importância de projetar as vendas por períodos, observe o que fazer para criar a projeção de vendas do seu negócio.

Olhe o histórico de vendas

Antes de criar a sua projeção analise antes o seu histórico de vendas passadas, assim você consegue olhar quais foram os resultados obtidos nos períodos passados.

Ao analisar o histórico fica mais fácil entender o desempenho dos vendedores e também o resultado das ações de marketing e de outros fatores.

Estude o mercado

Antes de definir a projeção de vendas você precisa analisar a situação atual do mercado.

Essa analise é importante para identificar as novas tendenciais e a alteração de demanda.

Ou seja, antes de definir qualquer meta você deve entender o que está acontecendo no seu setor que pode impactar diretamente nas vendas.

Defina de onde a receita virá

Para que a meta seja alcançada você deve definir de onde as receitas vão sair. Então, pense detalhadamente nos seguintes fatores:

  • Fonte de leads,
  • Praças de atuação,
  • Novos produtos,
  • Mix de produtos,
  • Canais de vendas.

Dessa maneira, tanto a gestão quanto a execução do planejamento de vendas ficam mais fáceis.

Monte a projeção de vendas

A projeção de vendas do seu negócio pode ser criada tanto em uma planilha ou em um software de gestão comercial.

Com um software ERP você pode monitorar em tempo real a evolução do funil de vendas.

Conclusão  

Os efeitos da crise geralmente afetam as empresas de diversas formas. 

No entanto, os gestores que utilizam a projeção de vendas e a sua experiência ao seu favor conseguem prever a chegada de momentos de incerteza no mercado.

Assim, não são pegos de surpresas e podem se prevenir contra prejuízos.

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