Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Problemas no recebimento de mercadorias. De novo?

A área de recebimento de mercadorias sempre foi o calcanhar de Aquiles dos supermercados, por outro lado, quando bem gerenciada e controlada, torna-se fundamental para o bom funcionamento da organização.

O papel do recebimento é garantir com rapidez, segurança e integridade a entrada de produtos do estoque, seja no centro de distribuição (centralizado) ou diretamente nas lojas. Na prática isso muitas vezes não acontece, não porque faltam recursos ou sistemas, mas sim pelas inúmeras variáveis que são necessárias gerenciar em um único processo.

O nível de complexidade é tão alto que os problemas acabam sendo muitos e prejudicam praticamente todas as áreas, de vendas à contabilidade. Uma falha recorrente que acontece em muitos casos está relacionada a tributação, ainda mais no nosso país, em que tudo muda toda hora, e ainda para complicar, cada estado tem regras e tributações distintas.

Bola de neve no recebimento de mercadorias

Só para ser ter um exemplo, vamos supor que uma mercadoria passe pelo recebimento e o sistema de conferência não esteja 100% 200% atualizado com a legislação, pronto! Tudo já começa errado e o efeito é em cascata. A lista de possíveis problemas não tem fim, podemos relacionar alguns: valores de margens de substituição tributária, cálculo de ST sobre “pautas”, escrituração, rateio de frete no custo da mercadoria, rateio do IVA, entre muitos outros. Tudo passa a ser calculado de forma errada. O cenário é realmente desesperador.

Isso sem falar no famoso erro de “check de mercadorias”, onde o recebimento de Notas Fiscais, a embalagem de compras e o preço são divergentes dos dados cadastrados no sistema, automaticamente os números do estoque, preços e margens, se não corretamente verificados no processo de recebimento, são calculados incorretamente, gerando um visão distorcida nas informações gerenciais de quem precisa tomar decisão.

Como já destaquei, gerenciar o recebimento de mercadorias não é uma tarefa fácil, exige processos integrados, sistemas automatizados (com mínimo de interação dos usuários) e muito, mas muito treinamento mesmo. O tema é realmente crítico e merece atenção redobrada, portanto, nos próximo posts, vamos descer um pouco mais e detalhar práticas de sucesso que muitas empresas têm adotado como Estruturação Fiscal, Recebimento Prático, Devolução Automática, etc.

Continue acompanhado este tema, e claro, participe. Quais problemas você tem enfrentado no recebimento de mercadorias?

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…