Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Entenda como fazer controle de estoque para evitar perdas no lucro com Trocas e Devoluções no comercio

Saber como fazer controle de estoque de forma adequada é uma das chaves para aumentar os lucros no comércio, já que uma boa gestão do fluxo de mercadorias permite a otimização do cronograma de compras, a redução de perdas de vendas por falta de produtos e um melhor atendimento.

Outro problema que gerir de forma eficiente o estoque evita, são possíveis prejuízos com as trocas e devolução de mercadorias. Se você não sabe como controlar o estoque pode tornar a logística reversa uma oportunidade e fazer crescer a rentabilidade do seu negócio, continue lendo este artigo!

Saiba o que é logística reversa no comércio

Já ouviu falar em logística reversa? Ela se refere ao processo de trazer de novo para a empresa um produto rejeitado pelo cliente, seja pelo motivo que for.

Esse processo inclui as regras para devolução de mercadorias praticadas pelo seu negócio e também a forma como essas são recebidas de volta e dão entrada no estoque. E, se ele não for bem realizado, pode custar caro para o seu comércio.

Como trocas e devoluções podem impactar a lucratividade de um negócio

De acordo com a AMR Research, dependendo do tipo de comércio, 20% de tudo o que é vendido é, depois, devolvido pelo consumidor. E há um levantamento da Gartner que estima que devoluções tratadas de forma inapropriada levam a perder de 30 a 35% do lucro potencial de um negócio.

Sabendo o quanto esse fluxo impacta os ganhos de um comércio, é fundamental buscar soluções que tornem os processos de troca e devolução de mercadoria uma oportunidade de rentabilizar e não a certeza de prejuízo.

Como fazer controle de estoque minimiza os possíveis prejuízos da logística reversa

Umas das ações que tornam menores as perdas com a logística reversa no comércio é a gestão eficaz do estoque.

Mantendo um controle rígido e sem falhas da entrada de cada item recusado, é possível analisar o tipo de produto que tem sido devolvido, identificar a frequência das devoluções e administrar a quantidade de determinada mercadoria em estoque.

Com esse tipo de informação em mãos, fica mais fácil tomar decisões estratégicas que podem elevar os lucros, como repensar o comércio de um produto e realizar ações como promoções.

Conheça a solução para gestão de estoque da Titan

Para controlar de forma correta, sem falhas, o estoque do seu comércio, implementar um sistema de gestão é a melhor opção.

Se você quer saber como fazer o controle de estoque e minimizar prejuízos com as trocas e devoluções no seu negócio usando um software de automação comercial, entre em contato para conhecer a solução oferecida pela Titan Software, que é especializada em desenvolver sistemas web para empresas que estão em crescimento.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…