Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Private Label: ofereça o melhor com um programa de automação comercial

Você, certamente, já foi questionado se gostaria de fazer um “cartão da loja”, não é mesmo? Mas, você sabia que esse tipo de cartão é chamado de private label, e ele, além de trazer vantagens para os consumidores, também pode trazer diversos benefícios para o seu negócio

Continue lendo e entenda exatamente o que é essa ferramenta, quais são os benefícios que ela pode proporcionar e como, através de um programa de automação comercial, você pode ofertar esse serviço de forma eficiente. Boa leitura! 

O que é o cartão private label?

O cartão private label, também conhecido como cartão de marca própria, é uma forma de crédito disponibilizada por uma empresa varejista, e não por um banco, para que seja utilizado no próprio estabelecimento

Em outras palavras, esse tipo de cartão é criado por uma determinada loja, para que os clientes tenham mais opções de crédito no momento das suas compras. Dessa forma, não dependerão das limitações e burocracias dos bancos, e nem precisarão pagar à vista. 

Além disso, por meio de cartões private label, os varejistas são capazes de proporcionar diversas vantagens para os consumidores, como, por exemplo: 

  • Limites maiores;
  • Diversos tipos de parcelamento;
  • Acúmulo de pontos; 
  • Descontos e benefícios exclusivos.

Então, não é por acaso que o uso desses cartões está se tornando cada vez mais comum. Tal fenômeno foi demonstrado em um levantamento realizado pelo instituto de pesquisa Locomotiva, em parceria com a empresa de tecnologia Condutor – que entrevistou 1.500 pessoas em 14 regiões metropolitanas do Brasil. 

Essa pesquisa apontou que 71% dos entrevistados afirmaram ter preferência por marcas que oferecem os cartões private label. Além disso, a maioria também afirmou possuir pelo menos um cartão de loja, e um em cada três disseram que fazem uso desse cartão. 

Ou seja, essa ferramenta pode impactar bastante o seu processo de fidelização de clientes, certo?  

Qual a diferença entre private label e white label? 

imagem com diversos cartões de crédito e débito

Agora que sabemos o que é um cartão private label, precisamos entender qual é a diferença entre esses cartões para aqueles chamados de white label

Como vimos, um cartão private label é oferecido pelo próprio estabelecimento e só é válido para efetuar compras dentro dele. Nesse sentido, o cartão carrega o logotipo e a identidade visual da empresa, e não é aceito em outros estabelecimentos. 

Já o cartão white label (também conhecido como co-branded), apesar de trazer o logotipo da empresa, possui uma bandeira, isto é, pertence a marcas como a Visa, Elo e Mastercard, e pode ser aceito em outras lojas além daquela que ele representa

Essas bandeiras costumam cobrar uma taxa de processamento maior do que a empresa pagaria com um cartão de crédito gerenciado por ela mesma. Porém, o white label é também uma grande forma de divulgação, inserindo a marca no dia-a-dia dos consumidores, mesmo em outras lojas. 

Como funciona esse serviço de private label?

A partir de um planejamento cuidadoso, levando em consideração as características dos clientes, e após a definição de uma estratégia para que eles saibam os benefícios do cartão e passem a adotá-lo, é preciso que se faça uma análise e gerenciamento de crédito desses clientes.

Para isso, a rede varejista precisará contar com uma empresa que faça essa análise de crédito – definindo os limites de cada cartão –, e acompanhe todo o processo de compra. Dessa forma, nas datas de fechamento, as faturas serão enviadas para os clientes e seus pagamentos serão registrados no fluxo de caixa da loja.

É preciso lembrar, porém, que para efetuar uma transação com o cartão private label, é necessário que a loja possua um sistema PDV com tecnologia TEF (Transferência Eletrônica de Fundos). 

Essa opção, diferente do POS (Point of sale, ou Ponto de Venda), possibilita o uso de uma variedade maior de cartões, e permite essa integração com o programa de automação comercial do negócio. Clique aqui e confira mais detalhes sobre as diferenças entre esses dois tipos de tecnologia. 

Além disso, o cartão private label também pode funcionar no modelo pré e pós-pago, permitindo que o cliente tenha mais controle sobre seu crédito. 

Quais são os benefícios que o cartão private Label pode trazer para o seu negócio?

Agora que entendemos o que é o cartão Private Label e como ele funciona, podemos, finalmente, entender quais são os benefícios que esse serviço pode trazer para o seu negócio. Vamos lá? 

Maior atração e fidelização de clientes

Um dos primeiros pontos a se tratar, quando o assunto é private label, é a respeito da fidelização de clientes. Isso porque, tendo em vista as vantagens para o consumidor – como os descontos exclusivos e as tantas outras que já apontamos aqui – qual cliente não iria querer voltar e continuar comprando

Nesse sentido, possuir um cartão próprio da sua loja pode aumentar a sua fidelização de clientes, formar defensores da marca, e, ainda, fazer com que eles indiquem a sua loja para outros consumidores. Tudo isso fará com que os seus custos na aquisição de clientes sejam reduzidos, mesmo quando a atração de novos consumidores permanecer alta.

É uma ótima estratégia, certo? Para saber mais dicas de como fidelizar os seus clientes, confira o nosso artigo completo clicando aqui.  

Acompanhamento e fácil integração entre as informações 

Como vimos, um cartão private label é gerenciado pelo próprio negócio. Assim, o varejista pode ter acesso a dados e informações dos clientes, como hábitos de consumo, por exemplo, que são essenciais para a criação de boas estratégias.

Outro ponto de extrema importância é que, através de um programa de automação comercial (também chamado de software de gestão comercial ou sistema ERP), todas as transações realizadas, por meio do cartão private label, são registradas e podem ser acompanhadas de forma online. Isso permite um controle muito maior por parte dos gestores

Essas informações, inclusive, podem ser transformadas em gráficos e relatórios completos de gestão, através de sistemas que possuam um módulo de BI (Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios). Ou seja, os processos se tornam bem mais confiáveis, não é mesmo?

Aumento do ticket médio dos clientes com a ajuda dos cartões private label

Por fim, esses cartões aumentam o poder de compra dos clientes – possibilitando que, aqueles que não conseguem o crédito comum em agências bancárias, possam ter crédito, ao passo que pode aumentar o crédito daqueles que já possuem. 

Nesse sentido, além de fidelizar os seus clientes, melhorar a percepção que eles possuem da marca (uma vez que ela possui o seu cartão próprio), você ainda estará promovendo os meios para que eles possam comprar mais na sua loja!

Ofereça o melhor serviço de cartão private label com o sistema ERP Titan Retail 

Como vimos, para fornecer um ótimo serviço de cartão private label, é necessário que a sua loja também tenha um ótimo programa de automação comercial. Assim, as funcionalidades, que apontamos aqui, poderão ser executadas com eficiência

Então, conheça o Sistema ERP Titan Retail! Essa solução, que é 100% online e pode integrar todas as operações do seu negócio, além de armazenar e processar as informações em relatórios completíssimos

Para mais, esse sistema para loja também possui um módulo de gestão de cartões próprios – private label. Esse módulo conta com diversas vantagens, tais como: 

  • Definição de limites;
  • Autorização da venda com validação dos limites via operação modelo TEF;
  • Gestão de limites;
  • Lista negra de clientes;
  • Modelo pré e pós-pago;
  • Atualização de pagamento via banco no modelo pós-pago e diversas outras funções.

Então, não perca tempo! Contate um de nossos especialistas e descubra o mundo de possibilidades que o Titan Retail pode trazer para os seus clientes e, consequentemente, para o futuro do seu negócio!

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…