Com alta elasticidade no preço, é necessário atentar para o impacto destes produtos na lucratividade do seu negócio
Sabemos que precificar produtos de maneira eficiente, embora seja um dos maiores desafios para os varejistas, é uma tarefa fundamental. Isso porque essa tarefa impacta diretamente no faturamento e na imagem do negócio. Nesse sentido, um dos primeiros passos para uma precificação estratégica é identificar os produtos super sensíveis no seu sortimento.
Então, confira neste artigo o que exatamente são esses produtos, qual a importância deles na sua loja e como um programa de automação comercial pode ajudar a precificá-los. Boa leitura!
O que são produtos super sensíveis?
Também conhecidos como produtos ultra notáveis, os produtos super sensíveis são aqueles itens que possuem uma variação de preço mais perceptível para os consumidores.
Ou seja, são os produtos nos quais qualquer alteração de preço pode ser notada pelos clientes, impactando diretamente na forma como eles compram e percebem a sua marca.
Por exemplo: você provavelmente não se lembra quanto pagou por produtos em conserva, ou em temperos específicos. Porém, você acompanha o preço do seu café favorito, do leite ou do pão francês, e qualquer aumento ou promoção desses preços são facilmente percebidos por você, não é mesmo?
E não é por acaso, produtos como leite, café e pão são produtos super sensíveis, e são eles que você provavelmente compra com maior frequência e tem uma ideia mais ou menos clara de quais preços são justos e quais não são.
Quais são os produtos super sensíveis?
Bem, embora esses produtos não sejam exatamente os mesmos em todas as regiões, existem aqueles que são mais comuns nas mesas dos brasileiros, como por exemplo:
- Alguns produtos da cesta básica, como arroz, óleo, macarrão e molho de tomate;
- Alguns tipos de carnes, além de legumes e verduras, como coentro e cenoura;
- As frutas mais comuns, como banana e laranja, por exemplo;
- Bebidas, como refrigerante e cervejas;
- E, claro, produtos que não podem faltar em algumas refeições, como café, pão francês e margarina.
Além disso, esses produtos também são de marcas específicas que, é claro, variam de acordo com as características de cada loja, como a localização e o público-alvo.
Como identificar os produtos super sensíveis da sua loja?
Como vimos, os produtos super sensíveis podem variar dependendo das características do estabelecimento, portanto, para precificá-los de forma estratégica, é necessário, antes, que você identifique quais são esses produtos na sua loja.
Para isso, você deve acompanhar os itens mais comuns no carrinho de compras dos seus clientes, isso porque os produtos super sensíveis também estão dentro da Curva A de vendas – clique aqui para conferir o nosso artigo completo sobre Curva ABC.
Em outras palavras, esses produtos estão entre os mais importantes da sua loja e funcionam como um cartão de entrada para os clientes: se estiverem acima do preço, então eles terão a percepção de que a sua loja é cara.
Ao mesmo tempo, se estiverem mais baratos que os dos seus concorrentes, a percepção será a de que a sua loja é mais barata, mesmo que os produtos menos sensíveis ou menos procurados sejam na realidade mais caros do que nas demais lojas.
Dessa forma você poderá promover uma percepção positiva da sua marca, de modo a atrair e fidelizar clientes.
Utilize um software de gestão comercial
Podemos perceber, então, que para descobrirmos quais são os produtos super sensíveis de uma loja precisamos de um histórico completo de vendas, além das informações cadastradas dos próprios itens. Ou seja, precisamos de um programa de automação comercial que registre essas informações e possibilite um controle de estoque completo.
Portanto, não resta dúvidas de que é preciso ter um cuidado especial no momento de precificar esses itens, certo?
Afinal, preencher e conferir diversas planilhas, além de demandar muito esforço dos colaboradores – impactando na gestão de pessoas da sua loja –, também possibilita que erros, como de digitação, sejam cometidos, dificultando todo o processo.
Nesse sentido, com um programa de automação comercial (também conhecido como software de gestão comercial ou sistema ERP), essas informações são armazenadas e centralizadas em um único lugar, de modo que você possa ter acesso a elas com facilidade.
Além disso, com um sistema ERP que possua uma calculadora de precificação de produtos seu processo pode ficar muito mais eficiente.
Precifique os seus produtos super sensíveis de forma estratégica
Agora que sabemos o que são os produtos super sensíveis e como identificá-los, podemos fazer a seguinte pergunta: como precificar esses produtos corretamente?
Bom, umas das principais dicas é: acompanhe os preços dos concorrentes. Isso mesmo, não existe uma regra para determinar a margem de lucro ideal dos seus produtos – como vimos no nosso artigo sobre pricing de produtos no supermercado.
Nesse sentido, as características da sua loja devem ser levadas em consideração.
Como por exemplo, se a sua loja é conhecida por seus produtos diferenciados, atendimento excelente e outros elementos que enriquecem a experiência de compra, então os preços dos seus produtos super sensíveis podem estar um pouco acima dos concorrentes. Porém, sempre leve em consideração o quanto em média os clientes estão dispostos a pagar.
Por outro lado, se a sua loja é conhecida por ser mais barata, você deve acompanhar constantemente os preços dos concorrentes e buscar manter os seus um pouco abaixo. Dessa forma, os clientes terão sempre a percepção de que a sua loja é a mais barata.
Contudo, isso não significa que todos os produtos da sua loja precisem ser mais baratos. Você pode fazer com que os produtos menos sensíveis, como os produtos em conserva por exemplo, tenham preços um pouco acima dos concorrentes, mas sem que isso impacte na imagem da sua loja. É uma boa dica, certo?
Efetue uma precificação de produtos mais eficiente com o sistema ERP Titan Retail
Vimos que precificar os produtos super sensíveis não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Então, conte com o sistema ERP Titan Retail para auxiliar você nesse processo!
Esse sistema, que é 100% em nuvem, pode promover um controle completo do seu estoque, armazenar os dados e as informações da sua loja, disponibilizando ainda relatórios completíssimos como a Curva ABC das suas vendas, além de contar com uma calculadora de precificação para facilitar ainda mais o seu processo!
Além de tudo isso, com esse sistema para loja, você também pode fazer pesquisas de preços nos seus concorrentes com agilidade e manter os seus valores sempre atualizados.
E então, quer saber mais vantagens que o Titan Retail pode trazer para a sua loja? Entre em contato com um de nossos especialistas e precifique os seus produtos – super sensíveis ou menos sensíveis – da forma mais eficiente!