Como fidelizar os clientes do seu supermercado

Como fidelizar os clientes do seu supermercado

Fidelizar os clientes do seu supermercado não é uma tarefa fácil como você já deve ter percebido. Mas, o investimento em estratégias de fidelização é fundamental para qualquer negócio por alguns motivos.

Como, por exemplo, por influenciar na escolha do cliente, por conquistar a credibilidade do público e, principalmente, por garantir que o seu cliente volte ao seu estabelecimento.

Para você ter uma ideia da importância da fidelização, um estudo realizado pela Fundera mostrou que 65% dos negócios de uma empresa são originados dos seus clientes atuais.

Então, por esses e outros motivos, todas as empresas, independente do setor ou porte devem investir na fidelização de clientes. Mas, a questão é: como fazer isso?

Aqui você aprenderá algumas dicas que podem ser aplicadas no seu supermercado para fidelizar mais clientes. Mas, antes disso, é importante ressaltar a importância da fidelização.

O que é fidelização de clientes?

A fidelização de clientes consiste na aplicação de estratégias que convencem ou ganham, a confiança dos clientes para que eles voltem a comprar na mesma empresa. 

Na prática, os clientes se tornam fãs de uma marca ou negócio devido às boas experiências que receberam.

Nesse sentido, a fidelização impulsiona as vendas e faz com que os clientes existentes prefiram comprar na sua empresa em vez de comprar na concorrente.

A importância de fidelizar os clientes do seu supermercado

As estratégias para atrair clientes envolvem diversos custos que, na maioria das vezes, no momento das vendas não são compensados porque os clientes podem comprar produtos com valores inferiores aos que foram gastos com marketing, reposição de estoque e outros.

Diante disso, fidelizar os clientes do seu supermercado é importante para garantir que os consumidores criem um vínculo com a sua marca e sempre prefiram comprar em seu supermercado.

Esse vínculo é importante porque segundo um estudo realizado pela Bain & Company, os clientes antigos de um negócio gastam cerca de 67% a mais em comparação com os clientes novos.

Esse número mostra como investir na fidelização de clientes é importante para aumentar o faturamento do seu supermercado. Além disso, outras vantagens proporcionadas são:

  • Os clientes divulgam e defendem a sua marca,
  • O seu negócio reduz o custo para atrair novos clientes,
  • Aumento e previsibilidade dos rendimentos.

O que você pode fazer para fidelizar os clientes do seu supermercado

Agora que você sabe a importância da fidelização de clientes, veja algumas estratégias que podem ser aplicadas em seu supermercado.

1.   Invista em atendimento

O atendimento é responsável por proporcionar uma excelente experiência aos seus clientes. 

Por isso, é importante investir em novas formas de atendimento ou em uma maneira de melhorar o atendimento do seu supermercado.

Isso porque, ele contribui bastante para fidelização dos seus clientes.  Segundo um dado divulgado pela Hi Interactive, 9 a cada 10 clientes não se incomodariam em pagar mais por produto se o atendimento do estabelecimento fosse melhor.  

2.   Ofereça uma comunicação personalizada

Os clientes não são iguais.  Por isso, você precisa investir na personalização.  Não apenas para o atendimento, mas em qualquer forma de contato com os seus clientes.

Para melhorar a comunicação você pode usar os dados de cada setor do seu supermercado. Dessa forma, o seu estabelecimento passa a oferecer um atendimento mais humanizado que ajuda na fidelização de clientes.

3.   Saiba escutar o seu cliente

Escutar a opinião dos seus clientes permite que você possa entender como eles se sentem ao entrar no seu estabelecimento.

Então, com base na opinião deles, você melhorar o seu atendimento, o funcionamento do seu supermercado e outros processos.

Para obter o feedback dos clientes você pode usar canais diferentes como, por exemplo:

  • As redes sociais,
  • Entrevistas,
  • Formulários,
  • Reclamações do site Reclame Aqui.
  • Pesquisas de mercado.

4.   Crie o seu próprio programa de fidelidade

Geralmente, os supermercados oferecem o cartão de fidelidade aos seus clientes.  Mas, você pode ir além dessa opção e criar o seu próprio programa de fidelidade para oferecer aos seus clientes.

Nesse sentido, você pode utilizar o Private Label (Cartões próprios) para oferecer aos participantes descontos especiais, atendimento diferenciado e outras vantagens.

Dica extra: Invista em sistema CRM para supermercado

Todos os negócios que desejam fidelizar clientes precisam investir em um sistema CRM.

A sigla CRM significa Customer Relationship Management, essa ferramenta foi desenvolvida para auxiliar nas ações de marketing, na fidelização de clientes e no aumento das vendas.

Para os supermercados o sistema CRM oferece diversas funcionalidades que permite:

  • Cadastro automático de clientes e suas compras,
  • Análise de dados de compras que permite entender quais são os clientes que estão gastando mais,
  • Descobrir quais são os produtos mais vendidos,
  • Filtra os seus clientes com base em informações demográficas e de comportamento de compra,
  • Integração entre CRM e frente de caixa,
  • Geração de relatórios de vendas, investimentos e retornos.

Atualmente, o sistema CRM para supermercado se tornou uma ferramenta indispensável por oferecer recursos que facilitam tanto a gestão do negócio como também a fidelização dos clientes. 

Agora que você entendeu a importância dessa ferramenta para supermercado, aproveite o momento para conhecer o sistema CRM da Titan Software.

O nosso sistema foi pensado exclusivamente para os negócios que querem melhorar os seus processos internos e fidelizar mais clientes.  Portanto, aproveite a oportunidade para conhecê-lo!

Delivery e suas vantagens

Aplicativos de delivery: o Crescimento no Brasil e as vantagens de utilizá-los  

Os aplicativos de delivery cresceram bastante durante a pandemia do Covid-19. Mas antes disso, eles já haviam conquistado o mercado brasileiro e mundial ao oferecer mais praticidade, tanto para os donos de estabelecimentos quanto para os clientes.

Por meio deles, cafeterias, lanchonetes, restaurantes e outros, conseguem divulgar o seu cardápio para o maior número de clientes.  

Mas, mesmo com forte crescimento, ainda é comum encontrar estabelecimentos que estão deixando de aproveitar as oportunidades porque ainda não usam algum dos aplicativos disponíveis no mercado.

Então, para evidenciar a importância deles atualmente é necessário mostrar alguns dados relacionados ao uso dos apps de delivery no Brasil e as vantagens que promovem.

O que são aplicativos de delivery?

Eles são aplicativos comuns para smartphone, assim como qualquer outro tipo.  No entanto, a função dos apps de delivery é apresentar aos clientes o cardápio, preço, formas de pagamento e entrega dos produtos que estão disponíveis em um estabelecimento.

Você pode comprar em uma lanchonete, restaurante, cafeteria, farmácias, supermercados e em outros estabelecimentos que estão cadastrados.

Inicialmente, o objetivo dos aplicativos era promover conforto e praticidade às pessoas.

Por causa disso, o sucesso veio imediatamente e hoje o uso dos deles é uma obrigação para todos os negócios.

O crescimento dos aplicativos de delivery no Brasil

De acordo com o site Statista, o Brasil destaca-se como o país que mais utiliza o serviço dos apps de delivery na América Latina, sendo responsável, em 2021, por quase metade do uso.

Em números, o nosso país lidera o uso com 48,77%, seguido por México com 27,07%, e Argentina com 11,85%.

Esses números representam o uso de aplicativos como de entregas de produtos (Rappi, Loggi) e os aplicativos de comida (Uber Eats, Ifood), que são os mais famosos.

Estima-se que o Brasil alcance 17 milhões de usuários em aplicativos de alimentação até 2024, segundo um estudo realizado pela Digital Market Outlook, esse crescimento já vem se concretizando devido à pandemia da Covid-19.

No Brasil, em razão do isolamento social que iniciou em 2020, os aplicativos ganharam novos clientes, sendo 96% em produtos de mercearia e de 165% em itens de cesta básica.

Esses números mostram como os apps estão cada vez mais em alta no Brasil, demonstrando principalmente que investir nos aplicativos de comida pode ser uma boa opção.

As vantagens de utilizar os aplicativos de delivery no seu restaurante

Levando em consideração o crescimento dos aplicativos no Brasil e a facilidade que eles proporcionam, podemos listar as seguintes vantagens para o seu estabelecimento:

1.   Mais facilidade para os clientes

Como o cardápio está disponível no aplicativo, os clientes podem escolher o que desejam comer com facilidade.

Depois disso, o aplicativo facilita o pagamento e a entrega do pedido realizado pelo cliente.

2.   Agilidade na implementação do aplicativo

Os estabelecimentos que ainda não utilizam o aplicativo de delivery  precisam apenas baixá-lo, realizar o cadastro e seguir as orientações que ele mesmo oferece.

Depois disso, basta apenas criar o seu cardápio de opções para que o aplicativo apresente aos seus clientes.

3.   Facilidade para gerenciar

Você pode gerenciar o aplicativo com facilidade como, por exemplo, observar os pedidos, alterar o cardápio, inserir novas imagens e muito mais.

4.   Maior alcance de público

Considerando o crescimento do uso dos aplicativos, o seu estabelecimento ganha uma nova forma de divulgação.

Isso porque o seu restaurante pode ser visto por milhares de pessoas todos os dias, podendo ter boas notas e comentários positivos para agregar ainda mais à sua marca.

5.   Benefícios operacionais

Os pedidos são realizados com facilidade e de forma instantânea, com isso não ocupam linhas telefônicas, o seu cliente ainda pode conhecer o seu cardápio completo, incluindo as bebidas, sobremesas e adicionais e tem mais liberdade de tempo para escolher o pedido.

Conclusão

O serviço de delivery passou de ser apenas um diferencial para uma obrigação para todos os negócios, em especial para aos estabelecimentos do ramo alimentício, que são os mais solicitados nos aplicativos de delivery.

Nesse sentido, os restaurantes que ainda não oferecem o serviço de delivery estão deixando de aproveitar as oportunidades que os aplicativos oferecem.

Então, se você é responsável por um restaurante e não quer mais perder essas oportunidades, conte com o sistema de delivery da Titan Software.

O nosso sistema oferece todos os recursos necessários para você oferecer o serviço de delivery aos seus clientes como, por exemplo, cadastro de pedidos, separação, conferência, meios de pagamentos e outros. 

Para saber mais sobre o sistema você pode acessar a página agora mesmo ou falar com um dos nossos especialistas.