Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Inventário Rotativo: Entenda Por Que Fazer E Como Implementar Na Sua Loja

O controle de estoque é uma atividade essencial para o bom funcionamento de um varejo. E uma forma de estar sempre por dentro do que entra e sai da sua loja é realizando o inventário rotativo.

Para conhecer melhor essa ferramenta, vamos explicar neste artigo como fazer e como implementar o inventário rotativo no seu negócio. Confira!

O que é inventário rotativo?

O inventário rotativo é a contagem física de toda a mercadoria, incluindo o que estiver no estoque e o que estiver nas gôndolas da loja. Esse processo deve ser realizado organizadamente e com uma periodicidade fixa.

Para garantir maior precisão, é importante que o fluxo de entrada e saída esteja interrompido durante a contagem. Por isso, o recomendado é que se realize o inventário rotativo fora do horário de funcionamento da loja.

Uma forma de facilitar a contagem da mercadoria é escolher um setor ou família de produtos para fazer por vez. A periodicidade deve ser definida de acordo com a demanda do seu negócio, o ritmo de vendas, as quebras identificadas em inventários anteriores e a renovação do estoque devem ser levados em conta.

Inventário rotativo: por que fazer?

Com o inventário rotativo é possível, por exemplo, identificar a rotatividade dos produtos e fazer o acompanhamento de prazos de validade. Ambos dados muito relevantes para a manutenção do sucesso de um varejo.

Empresas que realizam inventário apenas uma vez por ano, como é comum de se encontrar, acabam perdendo muito por não identificarem problemas rapidamente. A realização periódica do inventário rotativo permite que você perceba quaisquer problemas relativos ao seu estoque, como a descartabilidade de produtos ou a má conservação ou armazenagem, sempre a tempo de achar soluções.

O inventário rotativo é ainda um grande aliado da contabilidade, pois facilita o controle de entradas e saídas de mercadorias, identificando as perdas na operação, como furtos, desvios, consumos, dentre outros.

Como implementar o inventário rotativo?

Para implementar este método no seu negócio, basta seguir o que explicamos neste texto. Primeiramente, defina uma periodicidade para realizar a contagem das mercadorias. Depois, determine o momento em que essa atividade será realizada, pode ser, por exemplo, após o fechamento da loja.

Um dos critérios para definir a periodicidade de inventários de uma categoria de produtos é o percentual de quebras registrada nos últimos inventários. Baseado nisso você pode montar uma agenda de contagem que execute com maior periodicidade uma categoria com quebras mais relevantes e com menor periodicidade uma categoria com poucas perdas. Assim ficará mais fácil encontrar o motivo das quebras existentes nas categorias e tratá-las adequadamente para reduzi-las a níveis aceitáveis.

A tecnologia pode auxiliar bastante nesse processo também. O uso de um handheld ou coletor de dados em conjunto com um software que armazene as informações coletadas vai conferir rapidez à inclusão e ao ajuste de dados, e dar ainda mais precisão ao inventário rotativo.

Ter um maior controle sobre o seu estoque é uma ótima forma de diminuir custos e aumentar a lucratividade através da otimização de processos internos. Isso pode ser percebido de forma ainda mais clara nos varejos que têm alto giro e grande diversidade de produtos.

Considere essa ferramenta! Teste e veja como ela pode ajudar você a chegar a um novo nível com a sua loja.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…