Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Entenda porque o cadastro de produtos influencia no gerenciamento de estoque

O cadastro de produtos é uma das primeiras etapas da operação de um varejo. Se essa atividade for desempenhada de forma eficiente, o potencial para o restante ir bem é muito maior. O gerenciamento de estoque, que é o coração deste tipo de negócio, com certeza é uma das ações mais impactadas pelo bom cadastro de mercadorias. Descubra como!

Cadastro de produtos bem feito pode ser um diferencial competitivo

Depois do pedido de compras, tudo começa, inclusive o gerenciamento de estoque, com o recebimento e o cadastro de produtos. O cadastro bem feito evita erros, ajuda na gestão de compras e vendas e pode até levar a insights gerenciais.

Para isso, é necessário que seja definido um padrão para dar entrada nos produtos. Abreviações, nível de detalhamento e unidades de medida são algumas variáveis que devem ser padronizadas. Isso é importante dos menores aos maiores comércios, independente da quantidade de mercadorias e do giro.

Como o cadastro de produtos pode ajudar no gerenciamento de estoque

O cadastro de produtos feito rotineiramente e de forma correta mantém atualizado os números de entrada no estoque. Considerando que o gerenciamento de estoque depende principalmente dos dados de entrada e saída, aí já está praticamente metade do trabalho.

Confira a seguir algumas das maneiras como o cadastro de produtos pode ajudar a fazer o gerenciamento de estoque:

Converta a unidade de compra em unidade de venda

Muito possivelmente a maioria dos produtos que você vende vem em pacotes com várias unidades e o que você vai vender no final são essas unidades. Um exemplo disso é a caixa de cerveja, que vem com doze cervejas.

Nesses casos, é necessário que você use um fator de conversão entre unidade de compra e unidade de venda na hora de fazer o cadastro de produtos. Dessa forma, você sabe exatamente quantos produtos serão vendidos.

Separe os produtos por categoria

Outra parte importante do gerenciamento de estoque é a realização de inventário rotativo. Para facilitar também essa ação, é importante que você separe os produtos por categoria na hora de cadastrá-los. Alguns exemplos são bebidas, beleza e limpeza.

Dessa forma você estará facilitando a contagem realizada durante o inventário rotativo, que costuma ser organizado justamente por categoria de produtos.

Vincule subprodutos ao produto original para dar baixa

Um mesmo produto pode ser vendido de diversas formas. Pode ser que você compre peças inteiras de frios, como presunto, queijo ou mortadela, e venda também em pedaço, fatiado ou de alguma outra forma. Cada um desses é um subproduto do produto original, a peça inteira de frio, e cada tem um preço diferente.

Para ter controle permanente de todas as vendas, é no produto original que deve acontecer a baixa. Por isso será necessário definir também um fator de conversão para essa situação, para que não ocorra perda de margem de lucro.

Outra dica é que todos os dias seja realizada a pesagem da peça original e lançada a diferença em notas de perda, assim são contabilizadas também as possíveis perdas que ocorrem no dia a dia.

Agrupe os códigos em apenas um EAN

O EAN é um código de barras que segue o padrão European Article Number, ou Número de Artigo Europeu, e é usado para a identificação de itens em varejos de todo o mundo. Com cada vez mais variedades de embalagens e mudanças também em outras variáveis, pode ser que um mesmo produto possua vários tipos de códigos de barras.

Se esse for o caso, o indicado é definir um código de barras identificador do produto e fazer um agrupamento de EANs com todos os códigos relacionados ao item. Assim você evita duplicidades e erros.

A melhor forma para interligar esses e outros processos da empresa, desde o cadastro de produtos às tomadas de decisão estratégica e operacional, é usando um software de gestão. Conheça o ERP desenvolvido pela Titan Software exclusivamente para o varejo e tenha ainda mais controle sobre o seu gerenciamento de estoque!

Caso tenha dúvidas se vale a pena contratar esse tipo de solução, leia nosso artigo sobre como evitar fraudes com um software de controle de estoque para o varejo.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…