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Entenda como a tecnologia está melhorando a gestão comercial

A tecnologia está melhorando a gestão comercial ao oferecer ferramentas que auxiliam as empresas em diversas áreas.

Como, por exemplo, no processo de vendas, no controle de estoque, no controle logístico e entre outras áreas.

Como esses setores precisam ser gerenciados de forma eficiente, a automação dos processos se tornou uma peça fundamental.

Essa tecnologia permite que os gestores automatizem as tarefas que antes eram realizadas de forma manual.

Garantindo assim mais produtividade, redução de erros, análises mais aprofundadas e entre outras vantagens.

Tudo isso é alcançado graças às diversas ferramentas tecnológicas que podem ser aplicadas nesses setores. 

Além deles, a tecnologia também auxilia em outros pontos que também são importantes para as empresas como:

  • Gestão de equipe de vendas externa,
  • Avaliação das métricas para gestão comercial,
  • Qualidade na interação com os clientes,
  • Controle da origem de leads,
  • Visibilidade sobre o atendimento.

Por promover melhorias nessas áreas os gestores estão cada vez mais adotando recursos tecnológicos em sua empresa.

Nesse post você vai entender melhor a forma que a tecnologia está melhorando a gestão comercial de diversos negócios.

De que forma a tecnologia está melhorando a gestão comercial?

Os recursos tecnológicos adotados pelas empresas têm ajudado na gestão de diversas formas como, por exemplo:

1. Geração leads qualificados para qualquer negócio

Com a possibilidade de criar campanhas baseadas na persona fica mais fácil encontrar potenciais clientes interessados em seus produtos. 

Essa atividade aumenta as chances da equipe de vendas fecharem mais negócios.

2. Fornece relatórios mais confiáveis

Os softwares que são utilizados na gestão fornecem relatórios mais confiáveis, uma vez que todas as informações são coletadas automaticamente.

Com esses relatórios o gestor pode visualizar os pontos que precisam melhorar.

3. Permite o controle total sobre a equipe

Com ajuda de um bom software de gestão comercial, é possível ter controle eficiente sobre a equipe de vendas.

Podendo analisar o número de conversões, dificuldade para captar clientes e entre outras informações.

4. Fornece informações sobre o mercado

Por meio das ferramentas é possível analisar informações sobre o seu mercado de atuação.

Além de ser possível também monitorar as atividades dos seus concorrentes, o que permite que você encontre detalhes que podem melhorar o seu próprio atendimento.

Ao conhecer as táticas utilizadas pelos concorrentes fica mais fácil oferecer diferenciais em sua empresa.

5. Oferece métricas de desempenho

O acompanhamento de métricas de desempenho é importante para o sucesso de qualquer estratégia comercial. 

Nesse sentido, o gestor pode contar ferramentas que ajudam na análise das métricas e informações que ajudam na tomada de decisão.

Como inserir a tecnologia na gestão comercial?

Para que a tecnologia possa fazer parte da gestão de uma empresa, é preciso primeiramente criar uma parceria entre o setor de TI e a área de vendas.

Com objetivo de melhorar o relacionamento entre as duas áreas para que todas as demandas sejam entendidas.

Ao entender as necessidades da sua equipe de vendas, o gestor da empresa pode buscar a solução junto a sua equipe de TI.

A equipe analisa as necessidades e implementa os recursos tecnológicos necessários.

Tecnologias adotadas nas empresas

Apesar de existirem diversas ferramentas que ajudam no gerenciamento, as tecnologias mais utilizadas pelos gestores são:

  • Sistema de armazenamento em nuvem

Esse sistema armazena as informações das empresas em um servidor online e permite que elas possam ser acessadas a qualquer momento.

Essa tecnologia já é realidade em diversas empresas, uma vez que não é preciso investimento em infraestrutura para conseguir explorar os seus benefícios.

  • Sistema ERP e CRM

Esses dois softwares possuem funções distintas, mas juntos ajudam a melhorar a gestão comercial de qualquer empresa.

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é utilizado para garantir o controle financeiro, fiscal e contábil das empresas.

Por outro lado, o CRM (Costumer Relationship Management) é um sistema utilizado para cuidar da base de consumidores.

Ele além de cuidar da base de clientes também ajuda nas vendas de produtos ou serviços.

Conclusão

A tecnologia cada vez mais vem ganhando espaço nas empresas de todo o mundo.

Por oferecer ferramentas que ajudam a melhorar os processos internos, a produtividade da equipe e entre outros aspectos que ajudam as empresas a se destacarem no mercado.

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