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Quer aumentar o seu faturamento no natal? Confira essas dicas incríveis

Está chegando o natal, essa data que simboliza alegria e fraternidade, e faz com que as pessoas queiram se reunir e presentear umas às outras, proporcionando o maior faturamento para o comércio. No momento atual, apesar dos impactos da pandemia de COVID-19, as expectativas são de que essa data continue sendo a de maior receita, porém com mudanças nos hábitos dos consumidores

Nesse sentido, o meio online vai estar desempenhando um papel de fundamental importância, dando visibilidade para inúmeras marcas e fazendo com que o cenário seja mais competitivo.

Portanto, para se destacar dos concorrentes e atrair mais clientes para a sua loja, é necessário que você adote algumas medidas. Para isso, confira as dicas de como aumentar o faturamento no natal que reunimos para você. 

O faturamento no natal vai mudar por causa da pandemia?

Papai Noel e vendas online como resultado da pandemia

Após um ano de intensas preocupações, como foi o ano de 2020, podermos decorar nossas casas, trocar presentes e nos reunirmos com os nossos familiares e amigos mesmo que ainda de forma virtual tornaram-se atividades extremamente reconfortantes. Você não acha? 

Afinal, a propagação do novo coronavírus impôs a todos medidas de distanciamento, que dificultaram atividades tão comuns quanto encontrar pessoas queridas e até mesmo fazer compras. Dessa forma, o comércio foi um dos setores mais impactados por essa crise. 

Em vista de tais dificuldades, lojistas de todo o Brasil adotaram medidas para proteger os seus colaboradores e clientes como novas práticas de higienização, adoção de vendas online e entregas delivery. Possibilitando, desse modo, um retorno mais seguro para o setor. 

Assim, com essas novas alternativas e seguindo as medidas de segurança, quase 90% dos brasileiros afirmaram que farão suas compras de natal de acordo com uma pesquisa realizada pela Visa. Além disso, mais da metade dessas pessoas (54%) disseram que farão boa parte das suas compras de forma online

Então, mesmo em um ano como 2020, as expectativas para o natal continuam sendo de que essa será a data de maior faturamento para o setor comercial. Não é uma boa notícia?

Também é preciso considerar, entretanto, que o cenário será mais competitivo, tendo em vista a visibilidade das marcas e as inúmeras opções que são apresentadas aos clientes pela internet. 

Por isso, para ter um bom faturamento no natal, é necessário que você prepare a sua loja para essa data. 

Como aumentar o seu faturamento no natal

 

Como sabemos, o faturamento corresponde à quantidade e receita que entra em uma empresa, com relação a um determinado período de tempo. Nesse sentido, quando falamos em aumentar o faturamento de um negócio, estamos falamos sobre três caminhos possíveis, que são: 

  • Aumentar a quantidade de clientes; 
  • Fazer com que os mesmos clientes comprem mais vezes; 
  • Aumentar o ticket médio , ou seja, o valor da compra.

Com esses pontos em mente, separamos diversas dicas para te ajudar a aumentar o seu faturamento nessa data tão importante, confira! 

Monte uma estratégia para aumentar o faturamento no natal

Homem montando um planejamento para o faturamento no natal

Ter um bom planejamento é determinante para alcançar qualquer objetivo, e não é diferente quando o assunto é vender. 

Então, antes de qualquer outra coisa, é preciso que você reúna informações. Veja qual a previsão de demanda para a sua loja de acordo com os natais anteriores e quais são os produtos mais procurados.

Um sistema de gestão comercial pode te ajudar a encontrar os dados e relatórios de datas específicas com facilidade.

Além disso, acompanhe também as últimas tendências do mercado e o que os seus concorrentes estão divulgando para esse dia. 

Foco no público-alvo 

Outro ponto de suma importância é determinar, com clareza, qual o seu público-alvo. Para isso, estude o perfil dos seus clientes e encontre o que eles têm em comum. Saiba, então, quais são suas principais necessidades e use isso como um direcionamento para a sua estratégia de vendas. 

Por meio de um CRM (Customer Relationship Management), isto é, um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente, você pode conferir o cadastro dos seus clientes, filtrando as informações relevantes, e ainda acessar seus dados de contato, bem como automatizar e organizar a comunicação com eles. Então, não perca tempo! 

Tais informações vão te ajudar a definir, desde qual tipo de divulgação fazer até quais promoções lançar. E vão te ajudar, também, a colocar em prática da melhor forma possível as próximas dicas. 

Defina suas promoções de natal

Vitrine apresentando os descontos e promoções de natal

Como foi dito anteriormente, o cenário está cada vez mais competitivo, por isso, as promoções se tornaram indispensáveis. É possível notar, inclusive, que existem muitas possibilidades de ações promocionais, por isso você deve ter em mente as necessidades do seu público-alvo ao defini-las. 

Destacamos alguns exemplos de promoções abaixo: 

  • Algumas lojas organizam liquidações em dias próximos ao natal ou ano novo, utilizando os produtos que não foram vendidos em outras datas – como a Black Friday, por exemplo. É uma boa forma de atrair clientes e liberar espaço para renovar o estoque; 
  • As promoções do tipo “compre 1, leve 2”, para abrir lugar a novos produtos, são igualmente recomendadas; 
  • Considere, também, a possibilidade de promover descontos por indicação, assim, os próprios clientes podem trazer novos compradores; 
  • Além disso, promoções relâmpagos e sorteios nas redes sociais são ótimas formas de atração e ainda de divulgação da sua loja, então vale a pena investir. 

Vale lembrar, ainda, que muitas pessoas vão comprar presentes para os familiares e amigos, isso sem falar de quantas pessoas vão participar de brincadeiras como amigo secreto. Então, disponibilize embrulhos para presentes, se possível de forma gratuita, e não economize nas opções. 

Divulgue suas ações nas redes sociais e invista no marketing digital

Esse, de fato, é um dos pontos mais importantes. Isso porque, pouco adiantaria ter promoções incríveis se ninguém souber que elas existem. Não acha? 

Ainda mais em relação às mudanças de hábitos dos consumidores, que, com a pandemia, acabaram ficando muito mais conectados, aprendendo a comparar os preços e as promoções online. 

Então, invista em estratégias de marketing digital para divulgar suas promoções. Adote anúncios pagos nas redes sociais de preferência naquelas onde estão o seu público-alvo e compartilhe conteúdos relevantes, como artigos e vídeos, que os ajudem a solucionar problemas. 

Uma boa dica, nesse caso, pode ser ensinar a fazer receitas deliciosas para a ceia de natal, por exemplo. 

Além disso, faça uma contagem regressiva nas redes, para o início e término das suas promoções de natal, de modo a construir uma sensação de urgência nos clientes. 

Prepare o seu estoque para o natal

Mulher verificando estoque

Certamente, é muito importante fazer promoções e divulgar elas, mas prometer algo que não poderá cumprir pode ser uma experiência, no mínimo, desconcertante. 

Então, revise o seu estoque e veja o que está em falta de modo a evitar rupturas. 

Assim, a partir do plano montado anteriormente (que foi abordado na primeira dica), decida o que precisa ser comprado, como os produtos que mais saem nesse período ou aqueles que estão sendo tendência no momento principalmente aqueles que serão contemplados pelas promoções.  

Porém, essa é uma etapa que precisa ser feita com muito cuidado e através de um controle de estoque criterioso, para que você também evite desperdícios e gastos desnecessários. 

Capriche no ambiente da sua loja 

Mulher decorando árvore de natal

Como dissemos, o natal simboliza sentimentos como alegria e fraternidade, então é importante que a sua loja também expresse isso. Uma boa decoração de natal pode ser um convite difícil de resistir para os consumidores, por isso, pense em decorações criativas, mas que não sejam muito exageradas. 

Para te ajudar na decoração, pesquisar sobre técnicas de Brand Sense pode ser uma boa alternativa. 

Do inglês, Brand, que significa “marca” e Sense, de “sentido”, esse conjunto de estratégias pode ajudar, através dos cinco sentidos dos clientes, a despertar emoções e intensificar a relação deles com a sua marca. 

Desse modo, através de músicas em um determinado volume , cheiros, cores, entre outras técnicas, você pode fazer com que o cliente se sinta confortável na sua loja e queira passar mais tempo comprando. Não é inacreditável? 

O mesmo vale para a sua vitrine, ou ainda para a sua loja online. Deixe suas promoções bem visíveis, juntamente com produtos de diversas faixas diferentes de preço. Uma decoração sofisticada e na medida certa vai reforçar a imagem de profissionalismo da sua loja. Em vista disso, considere também a viabilidade de contratar um decorador. 

Deixe os produtos organizados de forma estratégica

Também existem técnicas e lugares privilegiados para a exposição de produtos. Nesse sentido, os chamados pontos focais são as posições de maior destaque, como o centro das lojas pequenas. Descubra quais são esses pontos na sua loja e reserve eles para os principais produtos. 

Outro ponto importante é organizar as prateleiras de uma forma que os produtos relacionados ou complementares fiquem visíveis, orientando a atenção dos clientes. 

Nesse aspecto, mix de produtos ou combos constituem uma grande estratégia. Isso porque os clientes vão estar buscando uma maior economia de tempo e praticidade, para fazerem suas compras e ainda chegarem a tempo de organizar a ceia e enviar os presentes. Então, deixe os produtos que eles mais procuram preparados previamente.

Além disso, os produtos que vão estar próximos dos caixas, ou seja, do encerramento da compra, também devem ser escolhidos com cuidado. Uma boa dica, para essa data, é justamente expor sugestões de presentes fáceis, como tickets de natal e cartões. 

Entrega de presentes de natal

Fidelize seus clientes para aumentar o seu faturamento também a longo prazo

As dicas que separamos aqui só serão plenamente eficientes se os clientes encontrarem um bom atendimento na sua loja. Desse modo, certifique-se de ter uma equipe suficientemente grande e treinada para fazer esse atendimento no natal, de forma atenciosa e descontraída. 

É importante, também, que os compradores tenham confiança e se sintam seguros, então enfatize as medidas de proteção que estão sendo cumpridas.

Contudo, para fidelizar ainda mais esses clientes, é necessário que você se mantenha em contato com eles mesmo depois dessa data, disponibilizando conteúdos, descontos e promoções.

 

Para isso, efetue o cadastro dos novos clientes no seu CRM e gerencie o contato com eles de forma contínua.

Demonstrando sempre que a sua marca entende quais são as necessidades deles e busca, dessa forma, oferecer a melhor experiência possível. 

Um sistema de gestão comercial pode otimizar ainda mais a sua estratégia de vendas

 

Seguindo essas dicas e com a sua estratégia preparada, temos certeza de que você conseguirá aumentar e muito o seu faturamento no natal. Contudo, é preciso lembrar que a melhor estratégia é aquela que relaciona o ano como um todo, abarcando todas as datas importantes e de forma progressiva, até chegar no natal. 

Nesse sentido, ter um sistema de gestão comercial eficiente pode te ajudar a ter um controle completo sobre o seu negócio, para que você consiga montar a estratégia mais assertiva. 

Um sistema de gestão comercial pode te ajudar

Portanto, não espere o natal chegar! Conheça o sistema ERP de automação comercial Titan Retail. Ele traz uma solução integrada para a sua empresa, com relatórios e dados sobre as vendas, para que você analise, por exemplo, quais os horários de maior movimento e quais são os produtos mais procurados em datas específicas. 

Além disso, através dele você poderá ter um controle completo do seu estoque, evitando rupturas e ainda comparando os preços dos fornecedores, de modo a fazer compras mais econômicas.

O Titan Retail traz ainda um CRM integrado, otimizando também a gestão do seu relacionamento com os clientes. Assim você poderá fidelizá-los e aumentar o seu faturamento para além do natal. 

Criança faz decoração de natal com pai

Nossa equipe deseja um feliz natal e um ano novo de muito sucesso para você!

Dúvidas, sugestões ou comentários? Entre em contato conosco, ou ainda acesse nosso site e entenda mais sobre como o Titan Retail pode te ajudar a montar a melhor estratégia para aumentar o seu faturamento no natal e no ano como um todo.

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