Fornecedores para supermercado

Fornecedores para supermercado: Onde encontrar?

Encontrar fornecedores para supermercados é uma das tarefas mais importantes para quem está começando um negócio.

Isso porque, é a partir deles que o estabelecimento pode montar o estoque, precificar os produtos e organizar as operações.

No entanto, não é fácil encontrar bons fornecedores atualmente, visto que objetivo não é apenas encontrar o melhor preço, mas sim encontrar parceiros de confiança.

Por isso, durante a procura por parceiros de negócios alguns critérios devem ser levados em consideração para garantir a escolha certa.

Nesse artigo, você vai descobrir o que fazer para encontrar bons fornecedores.

O que considerar no momento de escolher os fornecedores para supermercado?

Os fornecedores são parceiros importantes para o sucesso do seu supermercado.  Por isso, no momento de escolher os seus parceiros leve em consideração os seguintes critérios:

  • Reputação

Para saber a reputação do fornecedor você precisa analisar alguns pontos como, por exemplo, as avaliações públicas, premiações recebidas, tempo de funcionamento no mercado e outros fatores relevantes.

  • Clientes atendidos

Se for possível conhecer os clientes que o fornecedor já atendeu ou que continua atendendo, você pode saber deles a reputação do fornecedor, a forma de trabalho e experiência que os clientes tiveram.

Com essa informação você descobre se ele é um bom parceiro ou não.

  • Qualidade dos produtos

Avaliar a qualidade dos produtos oferecidos pelo fornecedor por meio de reviews, amostras e relatórios, é um critério importante porque os produtos oferecidos no seu supermercado são responsáveis pela experiência dos clientes.

  • Logística

Não basta apenas oferecer produtos de qualidade, o fornecedor também deve ser uma logística de entrega eficiente para atender a sua demanda.

O que fazer para encontrar fornecedores para supermercado

Agora que você sabe quais são os principais fatores que devem ser levados em consideração, observe o que pode ser feito para encontrar bons fornecedores. 

1.   Procure em feiras e eventos

As feiras e eventos são locais perfeitos para encontrar bons fornecedores, conhecer profissionais e fazer boas conexões.

Esses locais são adequados para esse tipo de atividade, inclusive muitas pessoas participam de feiras ou eventos com esse objetivo.

2.   Procure na internet

A internet também é um excelente lugar para procurar por fornecedores.

Ao pesquisar você pode encontrar tanto o nome do produtor como também outras informações importantes como contato, endereço, número de telefone e ainda pode encontrar a reputação do fornecedor.

3.   Procure por fabricantes

Os fabricantes estão entre os melhores fornecedores para supermercado.  Como o próprio nome sugere, os fabricantes são empresas que produzem e vendem os produtos para outras lojas.

Existem fabricantes para diversos produtos como, por exemplo, para alimentos, produtos de higiene, bebidas e outras mercadorias.

4.   Faça uma busca em atacados

Os atacados são grandes lojas que comercializam produtos comprados diretamente do fabricante da marca. Nesses locais você encontra uma grande variedade de produtos, desde alimentos até utensílios domésticos.

5.   Visite uma CEASA

A sigla CEASA significa centrais estaduais de abastecimento. Na prática, ela funciona como um tipo de atacado para frutas, verduras e legumes.

Ao visitar o local você encontra itens baratos para montar ou reabastecer o hortifrúti do seu supermercado.

6.   Busque por distribuidoras

Por fim, você pode procurar por distribuidoras que são empresas responsáveis por distribuir produtos específicos no mercado.

Como, por exemplo, em uma distribuidora de bebidas você encontra sucos, refrigerantes e outros produtos.

Encontrando fornecedores com a ferramenta Titan de leilão

Além das opções que foram citadas acima, você agora pode encontrar bons parceiros para o seu supermercado usando a ferramenta Titan de leilão.

Ela foi desenvolvida para auxiliar os gestores que estão procurando por fornecedores de confiança para o seu negócio. 

A ferramenta Titan de leilão seleciona os produtos e fornecedores que irão participar da cotação, bem como também define o início e término da mesma.

Para participar do leilão é preciso apenas se cadastrar no sistema e em seguida acessar a plataforma para realizar os lances.

Ao acessar a plataforma você pode dar lances na quantidade de produtos específicos como Leite, Arroz, Feijão e outros.

Durante o leilão, quem está ganhando, fica com a tela verde na tela e quem estiver perdendo fica com a tela vermelha. Assim, quando dado um lance, a tela fica verde e a do outro participante fica vermelha.

Para saber mais como a ferramenta Titan de leilão funciona e para participar dela, o que você precisa fazer é apenas entrar em contato com um dos nossos consultores.

Conclusão

Poder contar com bons fornecedores é muito importante para o funcionamento e reputação do seu supermercado.

Afinal, se os produtos não forem entregues no momento certo, o seu estabelecimento sofrerá com a ruptura de gôndolas, podendo ter reputação arruinada. 

Então, para evitar que isso aconteça, procure fornecedores de confiança.

capa cartão próprio

Cartão próprio: como eles funcionam em supermercados?

O cartão próprio, ou cartão private label, passou a ser utilizado no Brasil a partir dos anos 2000, mas o seu crescimento no mercado brasileiro começou depois de que grandes lojas como Americanas, Renner, C&A e Magazine Luiza, passaram a oferecer o cartão próprio personalizado com a sua marca aos seus clientes.

A partir delas, lojas de móveis, postos de gasolina e, principalmente, redes de supermercado adotaram o uso do cartão, como uma forma de atrair e de fidelizar clientes por meio dos benefícios oferecidos.

Como, por exemplo, parcelamento sem juros, descontos exclusivos e outros benefícios que fazem com que esse cartão seja vantajoso para os clientes e para os estabelecimentos que oferecem.

Apesar disso, não são todos os estabelecimentos que oferecem esse tipo de cartão aos seus clientes e, por isso, estão perdendo as vantagens que ele pode oferecer.

Então, com objetivo de ressaltar a importância do cartão private label para os supermercados é necessário explicar como ele funciona e quais são as suas vantagens.  

O que é um Cartão próprio?

O cartão private label ou cartão próprio é uma modalidade de crédito que empresas de vários setores emitem para oferecer aos seus clientes, com objetivo de facilitar as compras no estabelecimento.

Mais do que isso, o cartão se tornou um vínculo de confiança entre o estabelecimento e o seu cliente e, por isso, cada vez mais o uso dele vem aumentando.

No entanto, o uso dele na maioria das vezes é destinado apenas ao próprio estabelecimento ou à própria rede de supermercado. Isso porque, o cartão não costuma ser emitido com as bandeiras dos cartões tradicionais.

Como o cartão próprio para supermercado é emitido?

O cartão próprio personalizado com a marca do seu supermercado é emitido por meio de uma empresa especializada na emissão de cartões Private Label.

Aliás, o termo Private Label refere-se a um modelo de negócio que possibilita a criação de diversos produtos personalizados, sem a necessidade de investir em matéria-prima e em processos específicos.

Então, por meio dele você pode emitir o cartão personalizado com a marca do seu supermercado para oferecer aos seus clientes com muita facilidade.

Quais as vantagens do cartão próprio para supermercado?

Conheça alguns benefícios que o seu negócio terá ao aderir o uso do cartão Private Label.

1. Fortalecimento da marca do seu negócio

Ter um cartão próprio personalizado com a sua marca, aumenta a visibilidade do seu negócio.  Sempre que o seu cliente ver o cartão do seu estabelecimento lembrará das vantagens oferecidas.

Além disso, não se esqueça de que quanto mais autoridade a sua marca tiver no mercado, mais forte ela se torna no segmento.

2. Aumento do ticket médio das vendas

Como o cartão oferece facilidade na hora das compras, a tendência é que os clientes prefiram comprar no seu supermercado.

Além disso, como não haverá receio em relação aos limites, a possibilidade de realizar compras com valores mais altos aumenta.

3. Fidelização de clientes

A fidelização de clientes é uma das vantagens do Private Label, os seus clientes atraídos pelos benefícios oferecidos pelo cartão voltarão mais vezes ao seu supermercado.

4. Crescimento da sua base de clientes

As vantagens que o cartão oferece chamam a atenção dos consumidores e despertam o interesse em adquiri-lo. Com isso, a sua base de clientes aumenta.

5. Integração com sistema CRM

O cartão pode ser integrado ao sistema CRM que permite acompanhar o consumo dos seus clientes, acompanhar as transações realizadas em tempo real, conhecer o perfil dos usuários ativos.

Com essas informações você pode criar ações de marketing mais assertivas ou exclusivas para os seus melhores clientes.

Conheça o Cartão Private Label Titan Software

O cartão Private Label Titan Software é um cartão desenvolvido exclusivamente para os supermercados que querem oferecer uma nova forma de pagamento aos seus clientes.

Com ele o seu supermercado facilita as compras dos seus clientes e ainda oferece convênios especiais e outros benefícios.  

Com isso, a sua empresa consegue ter pelo menos 21% de aumento no número de fidelizações de clientes.

Para contribuir ainda mais, o cartão ainda oferece recursos como administração de perfis de clientes e cartões, promoções, planos, campanhas e um aplicativo customizado para a sua empresa.

Para saber mais sobre o Cartão Private Label Titan Software acesse agora mesmo a página dele.

Conclusão

O cartão próprio é uma estratégia de marketing que contribui para aumento do ticket de vendas, para o fortalecimento da sua marca e, principalmente, para o relacionamento com os seus consumidores.   

Para aproveitar todos esses benefícios, você precisa entrar em contato agora mesmo com um dos especialistas da Titan Software para solicitar o cartão Private Label para o seu supermercado. 

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O que são produtos super sensíveis e como precifica-los

Com alta elasticidade no preço, é necessário atentar para o  impacto destes produtos na lucratividade do seu negócio

Sabemos que precificar produtos de maneira eficiente, embora seja um dos maiores desafios para os varejistas, é uma tarefa fundamental. Isso porque essa tarefa impacta diretamente no faturamento e na imagem do negócio. Nesse sentido, um dos primeiros passos para uma precificação estratégica é identificar os produtos super sensíveis no seu sortimento.

Então, confira neste artigo o que exatamente são esses produtos, qual a importância deles na sua loja e como um programa de automação comercial pode ajudar a precificá-los. Boa leitura!

O que são produtos super sensíveis? 

Também conhecidos como produtos ultra notáveis, os produtos super sensíveis são aqueles itens que possuem uma variação de preço mais perceptível para os consumidores

Ou seja, são os produtos nos quais qualquer alteração de preço pode ser notada pelos clientes, impactando diretamente na forma como eles compram e percebem a sua marca.

Por exemplo: você provavelmente não se lembra quanto pagou por produtos em conserva, ou em temperos específicos. Porém, você acompanha o preço do seu café favorito, do leite ou do pão francês, e qualquer aumento ou promoção desses preços são facilmente percebidos por você, não é mesmo?

E não é por acaso, produtos como leite, café e pão são produtos super sensíveis, e são eles que você provavelmente compra com maior frequência e tem uma ideia mais ou menos clara de quais preços são justos e quais não são.

Quais são os produtos super sensíveis? 

Bem, embora esses produtos não sejam exatamente os mesmos em todas as regiões, existem aqueles que são mais comuns nas mesas dos brasileiros, como por exemplo: 

  • Alguns produtos da cesta básica, como arroz, óleo, macarrão e molho de tomate; 
  • Alguns tipos de carnes, além de legumes e verduras, como coentro e cenoura; 
  • As frutas mais comuns, como banana e laranja, por exemplo;
  • Bebidas, como refrigerante e cervejas;
  • E, claro, produtos que não podem faltar em algumas refeições, como café, pão francês e margarina

Além disso, esses produtos também são de marcas específicas que, é claro, variam de acordo com as características de cada loja, como a localização e o público-alvo.

Como identificar os produtos super sensíveis da sua loja?

Como vimos, os produtos super sensíveis podem variar dependendo das características do estabelecimento, portanto, para precificá-los de forma estratégica, é necessário, antes, que você identifique quais são esses produtos na sua loja

Para isso, você deve acompanhar os itens mais comuns no carrinho de compras dos seus clientes, isso porque os produtos super sensíveis também estão dentro da Curva A de vendas  – clique aqui para conferir o nosso artigo completo sobre Curva ABC

Em outras palavras, esses produtos estão entre os mais importantes da sua loja e funcionam como um cartão de entrada para os clientes: se estiverem acima do preço, então eles terão a percepção de que a sua loja é cara. 

Ao mesmo tempo, se estiverem mais baratos que os dos seus concorrentes, a percepção será a de que a sua loja é mais barata, mesmo que os produtos menos sensíveis ou menos procurados sejam na realidade mais caros do que nas demais lojas. 

Dessa forma você poderá promover uma percepção positiva da sua marca, de modo a atrair e fidelizar clientes

Utilize um software de gestão comercial 

Podemos perceber, então, que para descobrirmos quais são os produtos super sensíveis de uma loja precisamos de um histórico completo de vendas, além das informações cadastradas dos próprios itens. Ou seja, precisamos de um programa de automação comercial que registre essas informações e possibilite um controle de estoque completo

Portanto, não resta dúvidas de que é preciso ter um cuidado especial no momento de precificar esses itens, certo?

Afinal, preencher e conferir diversas planilhas, além de demandar muito esforço dos colaboradores – impactando na gestão de pessoas da sua loja –, também possibilita que erros, como de digitação, sejam cometidos, dificultando todo o processo.

Nesse sentido, com um programa de automação comercial (também conhecido como software de gestão comercial ou sistema ERP), essas informações são armazenadas e centralizadas em um único lugar, de modo que você possa ter acesso a elas com facilidade. 

Além disso, com um sistema ERP que possua uma calculadora de precificação de produtos seu processo pode ficar muito mais eficiente.

Precifique os seus produtos super sensíveis de forma estratégica

Agora que sabemos o que são os produtos super sensíveis e como identificá-los, podemos fazer a seguinte pergunta: como precificar esses produtos corretamente

Bom, umas das principais dicas é: acompanhe os preços dos concorrentes. Isso mesmo, não existe uma regra para determinar a margem de lucro ideal dos seus produtos – como vimos no nosso artigo sobre pricing de produtos no supermercado

Nesse sentido, as características da sua loja devem ser levadas em consideração. 

Como por exemplo, se a sua loja é conhecida por seus produtos diferenciados, atendimento excelente e outros elementos que enriquecem a experiência de compra, então os preços dos seus produtos super sensíveis podem estar um pouco acima dos concorrentes. Porém, sempre leve em consideração o quanto em média os clientes estão dispostos a pagar. 

Por outro lado, se a sua loja é conhecida por ser mais barata, você deve acompanhar constantemente os preços dos concorrentes e buscar manter os seus um pouco abaixo. Dessa forma, os clientes terão sempre a percepção de que a sua loja é a mais barata. 

Contudo, isso não significa que todos os produtos da sua loja precisem ser mais baratos. Você pode fazer com que os produtos menos sensíveis, como os produtos em conserva por exemplo, tenham preços um pouco acima dos concorrentes, mas sem que isso impacte na imagem da sua loja. É uma boa dica, certo?

Efetue uma precificação de produtos mais eficiente com o sistema ERP Titan Retail

Imagem com celular e tela mostrando o software ERP. Gráfico mostrando os produtos super sensíveis

Vimos que precificar os produtos super sensíveis não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Então, conte com o sistema ERP Titan Retail para auxiliar você nesse processo! 

Esse sistema, que é 100% em nuvem, pode promover um controle completo do seu estoque, armazenar os dados e as informações da sua loja, disponibilizando ainda relatórios completíssimos como a Curva ABC das suas vendas, além de contar com uma calculadora de precificação para facilitar ainda mais o seu processo!

Além de tudo isso, com esse sistema para loja, você também pode fazer pesquisas de preços nos seus concorrentes com agilidade e manter os seus valores sempre atualizados. 

E então, quer saber mais vantagens que o Titan Retail pode trazer para a sua loja? Entre em contato com um de nossos especialistas e precifique os seus produtos – super sensíveis ou menos sensíveis – da forma mais eficiente!

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SELF-CHECKOUT: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA A EXPERIÊNCIA DO SEU CLIENTE

O self-checkout, também conhecido como caixa de autoatendimento, tem se tornado uma demanda cada vez maior entre os consumidores, não apenas por se tratar de uma inovação tecnológica que traz uma série de benefícios, tanto para os clientes quanto para os varejistas, mas também por possibilitar uma experiência de compra mais segura, durante e após a pandemia de Covid-19.

Porém, para adotar esse modelo, é necessário que você saiba como gerenciar o seu estoque e o seu sistema PDV, de modo a evitar perdas que impactem no crescimento do seu negócio.

Então, quer saber como implementar o self-checkout na sua loja, da melhor forma possível, ao mesmo tempo em que executa um gerenciamento eficiente do seu estoque? Confira, neste artigo, as dicas imperdíveis que reunimos para você. Boa leitura!

Qual é a importância do self-checkout para o varejo?

Não é novidade que o tempo de espera em filas é um problema para o consumidor, que possui uma rotina cada vez mais atarefada, certo?

Em vista disso, a possibilidade de se utilizar caixas de autoatendimento, em que os próprios consumidores escaneiam e concluem o pagamento de suas compras, de forma prática e agilizada, já constitui, em si, uma inovação extremamente importante para melhorar o atendimento ao cliente.

Para ilustrar isso, uma pesquisa realizada pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), em parceria com o IBOPE, entre 2018 e 2019, e que entrevistou mais de 2 mil pessoas, já apontava que 39% consideravam a presença do autoatendimento importante em supermercados.

Nesse sentido, possuir uma frente de caixa que faz com que os clientes esperem muito tempo na fila – principalmente com um volume menor de produtos cesta –, pode fazer com que eles acabem desistindo da compra e indo direto para o concorrente. E ninguém quer que isso aconteça, não é mesmo?

Por outro lado, adotar esse modelo também traz vantagens para o varejista, como, por exemplo:

  • A presença de uma balança no próprio caixa, dispensando a pesagem prévia dos alimentos do hortifruti;
  • Redução dos custos com mão de obra (tendo em vista que é necessário apenas um supervisor para cerca de quatro caixas);
  • Redução da incidência de erros humanos, como de digitação ou em um atendimento de má qualidade.

Como a pandemia de Covid-19 impactou a demanda por self-checkout?

Para além das questões que tratamos acima, o agravamento da pandemia de Covid-19 e a necessidade das medidas de distanciamento social, fizeram com que o self-checkout se apresentasse como uma alternativa mais segura de caixa, uma vez que reduz as filas e limita o contato com os atendentes.

Dessa forma, a demanda por esse modelo tende a crescer, mesmo após o fim da pandemia, promovendo mais segurança e agilidade para um consumidor cada vez mais conectado.

Porém, essa ferramenta, se for mal implementada, pode acarretar em algumas perdas no estoque. Nesse sentido, é necessário que alguns cuidados sejam tomados para que a experiência do cliente seja a melhor possível.

Dicas de como efetuar um self-checkout eficiente ao mesmo tempo em que gerencia o estoque da sua loja

Como dissemos, erros na implementação dos caixas de autoatendimento podem acarretar em perdas no estoque e prejudicar o processo de compras dos clientes. 

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para que você possa implementar esse modelo na sua loja de forma eficiente e fortalecer, assim, a relação dos consumidores com a sua marca. Confira!

Tenha um design otimizado e distribua o fluxo de clientes

Um dos problemas que podem ocorrer é alguns dos clientes apresentarem dificuldades para utilizar o self-checkout. Nesse sentido, possuir um design de fácil compreensão, tanto no caixa quanto nas sinalizações próximas a ele, pode auxiliar os clientes a encontrar as funcionalidades que precisam sem a ajuda do supervisor, que poderá atender chamadas mais urgentes.

Além disso, é importante distribuir o fluxo de clientes, separando as filas entre aqueles com cestas e aqueles com carrinhos, evitando atritos e atrasos na experiência de compra do cliente.

Acompanhe o desempenho do self-checkout

No nosso artigo sobre indicadores de desempenho, vimos a importância de acompanhar os dados e os indicadores de performance das operações para, a partir deles, direcionarmos as ações estratégicas a serem tomadas. Você pode conferir o artigo completo clicando aqui.

Portanto, com o self-checkout não é diferente. Procure acompanhar os horários de maior e menor movimentação, e reúna dados sobre quais são os perfis dos clientes que optam por comprar nesse modelo, além de mapear quais são as principais dificuldades dos mesmos.

Assim, será possível que você efetue uma gestão muito mais direcionada para aumentar a eficiência do self-checkout na sua loja.

Conte com o auxílio de um sistema PDV especializado

Com um sistema PDV (também conhecido como programa de automação comercial, ou sistema ERP), é possível efetuar um controle completo do estoque, passando por desde o cadastramento dos produtos até a execução de inventários rotativos, de modo que as informações sejam confiáveis e, no momento da passagem pelo self-checkout, a compra possa ser monitorada de forma mais precisa.

Além disso, erros nas operações podem frustrar ainda mais os clientes. Nesse sentido, o sistema PDV é ideal para acelerar processos como a expedição de notas fiscais eletrônicas, por exemplo, otimizando o processo de compra.

Outro ponto importante é que esses sistemas de gestão comercial são fundamentais para reunir e controlar os dados de que falamos na dica anterior, uma vez que eles permitem o acompanhamento em tempo real dos processos, e ainda produzem relatórios importantes para auxiliar as suas tomadas de decisão.

Então, clique aqui para conferir o nosso artigo completo sobre programa de automação comercial em nuvem, e entenda tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta.  

Titan Retail: sua loja preparada para atender a essa demanda com uma gestão de estoque otimizada

Agora que você sabe como o self-checkout é importante para o varejo, e conferiu dicas essenciais de como como atender a essa demanda, em conjunto com uma gestão de estoque eficiente e com o auxílio de um programa de automação comercial – conheça o sistema ERP Titan Retail.

Esse programa, que é 100% online, pode trazer uma série de vantagens para apoiar o seu serviço de self-checkout e controlar os processos do seu negócio. Tais como:

  • Emissão de relatórios gerenciais por meio do módulo de BI (Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios);
  • Gestão do Relacionamento com o cliente, através de um CRM integrado ao sistema, que permite a organização dos contatos com os clientes, além da automatização de diversas funções e da pontuação daqueles que estão mais próximos do seu cliente ideal;
  • Módulo de NFe (Nota Fiscal eletrônica), que é integrado em tempo real com a Sefaz e permite a emissão das notas fiscais sem a necessidade de conectar-se ao site da Sefaz e depois redigitar a nota fiscal no seu sistema, permitindo também cancelamento e emissão de cartas de correção.

Além de muitas outras vantagens! Quer saber mais sobre isso? Entre em contato com um de nossos especialistas e entenda como o Titan Retail pode auxiliar no seu self-checkout e no gerenciamento da sua loja como um todo.

Ou, ainda, confira como esse sistema para loja pode auxiliar os diferentes segmentos do mercado:

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5 DICAS ESPECIAIS PARA PRECIFICAR OS PRODUTOS NO SEU SUPERMERCADO

Precificar produtos, de forma eficiente, é uma das tarefas mais difíceis no gerenciamento de um negócio. Isso porque, para executar tal tarefa, uma série de fatores, que vão desde as expectativas dos clientes, até os custos de aquisição das mercadorias, devem ser levados em consideração – especialmente quando falamos sobre supermercados, que operam com uma ampla variedade de produtos.