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Pesquisa de mercado: como um sistema de automação comercial pode ajudar?

A pesquisa de mercado é uma das etapas mais importantes para uma gestão empresarial estratégica e eficiente. Através dessa pesquisa, é possível determinar quais ações apresentam mais ou menos riscos, em relação às condições do mercado, e quais podem trazer maiores possibilidades de crescimento para o seu negócio.

Afinal, não dá para depender apenas da sorte, não é mesmo?

Nesse sentido, reunimos neste artigo dicas essenciais de como efetuar uma pesquisa de mercado para o seu negócio, e de como um programa de automação comercial pode auxiliar nesse processo. Boa leitura!

O que é a pesquisa de mercado e por que ela é importante para o seu negócio?

Uma pesquisa de mercado é o processo de reunião, análise e apresentação de informações a respeito de fornecedores, público-alvo, preços, concorrentes e de tudo o que for relacionado às condições de atuação de um negócio em um determinado mercado.

Ou seja, a partir dessa reunião de vários tipos de informações, os gestores podem avaliar se certas ações estratégicas, como o lançamento de novos produtos ou determinadas ações de marketing, podem trazer ou não benefícios para a empresa.

Além disso, através dessa pesquisa é possível medir a satisfação dos clientes, acompanhar as tendências do mercado e buscar soluções para problemas específicos.

Para ilustrar melhor, imagine a seguinte situação: seu negócio está em crescimento e você quer abrir uma nova loja, em outra cidade. Em uma situação desse tipo, algumas questões podem surgir, como por exemplo:

  • Qual a melhor localização para abrir uma nova loja?
  • Quem são os concorrentes nessa nova localidade?
  • Qual será o meu público-alvo?
  • Qual a melhor estratégia para atrair esses consumidores para a minha loja?

Dessa forma, para responder a essas e outras questões, é preciso que a sua equipe inicie um processo de investigação dessas respostas, isto é, uma pesquisa de mercado.

Assim, todas as decisões a serem tomadas terão uma base sólida – fundamentadas em dados e não apenas em achismos – e, portanto, apresentarão menos riscos para o seu negócio.

Então, não resta dúvidas de que essa pesquisa é extremamente importante, certo?

Como funciona uma pesquisa de mercado?

Como vimos, a pesquisa de mercado trata da reunião, análise e apresentação de diferentes tipos de informações. Nesse sentido, ela pode ser realizada de duas principais formas: através de dados primários ou de dados secundários.

Os dados primários são aqueles colhidos diretamente com as fontes – ou seja, diretamente com os clientes, fornecedores, através da observação dos concorrentes e assim por diante. A coleta desse tipo de dado pode ser feita através de formulários e entrevistas, disponibilizadas diretamente para essas fontes.

Já a pesquisa em dados secundários é feita por meio de dados colhidos por terceiros, isto é, dados colhidos por empresas ou instituições públicas, como o Sebrae e o IBGE, além de serviços da própria Google, como o Google Trends e o Google Analytics, por exemplo. Tais dados são disponibilizados online e podem ser acessados para a sua pesquisa.

Dicas essenciais para efetuar uma pesquisa de mercado

Agora que sabemos qual a importância e como funciona uma pesquisa de mercado, é hora de conhecer dicas essenciais de como efetuar essa pesquisa da forma mais eficiente. Vamos lá?

Determine qual o objetivo da pesquisa

Uma pesquisa parte, antes de tudo, de uma necessidade, isto é, de um problema a ser resolvido em relação ao mercado de atuação. Nesse sentido, é preciso que você saiba quais são as necessidades e as possibilidades do seu negócio, de modo a definir um objetivo realmente essencial para sua pesquisa.

Em vista disso, muitas empresas optam por fazer pesquisas para medir a demanda por novos produtos que pretendem lançar, afinal, como saber se os consumidores vão de fato comprar determinado tipo de produto?

Ou, ainda, como vimos, aplicam essa pesquisa para medir a satisfação dos clientes, para fazer uma precificação eficiente dos seus produtos ou para escolherem novos pontos de vendas.

Mas, é possível perguntar, como saber exatamente quais são as necessidades do seu negócio?

Conte com o auxílio de um sistema de automação comercial

Bem, é justamente nesse ponto que possuir um programa de automação comercial é fundamental. Esse programa, também conhecido como sistema ERP, sistema PDV ou software de gestão comercial, é capaz de – além de automatizar diversas funções na sua lojaarmazenar e centralizar as informações em um único lugar.

Portanto, através desse sistema para loja, você pode acompanhar todos os processos do seu negócio, como o fluxo de caixa, o controle dos itens no estoque, desde o momento do cadastramento até a venda final, e muitas outras funcionalidades.

Além disso, esse programa é capaz de disponibilizar relatórios gerenciais completos, que nortearão você na identificação de problemas, para que você possa enfim dar início à sua pesquisa de mercado.

Defina o público-alvo e o método da sua pesquisa de mercado

Após identificar os problemas a serem resolvidos no seu negócio, com o auxílio do seu programa de automação comercial, é preciso que você determine bem a quem essa pesquisa se dirige e como ela será realizada.

Como vimos anteriormente, é possível escolher entre uma pesquisa sobre dados primários ou sobre dados secundários. Dessa forma, pesquisas como para medir a satisfação de clientes, por exemplo, podem ser efetuadas diretamente com as fontes.

Para isso, com o auxílio de um software de gestão comercial, que possua um CRM ( Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente), você pode estabelecer contato direto com os seus clientes, além de classificá-los.

Ou seja, você atribui pontos positivos para aqueles clientes que mais se aproximam dos seus clientes ideais, e pode, inclusive, enviar seus formulários de pesquisa de satisfação diretamente para eles, de forma automatizada.

Lembre-se, porém, que cada forma de contato possui prós e contras que devem ser levados em consideração, no momento do planejamento da sua pesquisa.

Capriche no roteiro de perguntas

Por último, mas não menos importante: planeje cuidadosamente o seu roteiro de pesquisa.

Perguntas muito longas ou constrangedoras podem impactar nos resultados, o que resultará em prejuízo. Portanto, estabeleça perguntas claras, objetivas e rápidas.

Uma boa forma de definir essas perguntas é, justamente, através de pesquisas em dados secundários. Ou seja, colha o máximo de informações possíveis online e, a partir dessas informações, defina as questões que são mais alinhadas com o objetivo da sua pesquisa. 

Conheça como o sistema ERP Titan Retail pode auxiliar na sua pesquisa de mercado

Depois de todas essas dicas, podemos notar que uma pesquisa de mercado requer muito planejamento, não é mesmo?

Portanto, possuir um sistema de automação comercial eficiente, que ajude nesse processo, é essencial.

Para isso, conheça o sistema ERP Titan Retail. Esse programa, além de contar com as funcionalidades que apontamos nas dicas anteriores, também traz uma série de vantagens.

Por exemplo: você pode fazer pesquisa de preços dos concorrentes de forma automatizada, o que facilitará muito na sua pesquisa de mercado para definir os preços das suas mercadorias. Confira mais detalhes no nosso artigo sobre calculadora de precificação de produtos;

Então, gostou das dicas e quer saber mais como o Titan Retail pode auxiliar na sua pesquisa de mercado e nos processos da sua loja como um todo? Contate um de nossos especialistas e garanta o sucesso do seu negócio!

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