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Como fazer Markup: Como funciona e como calcular os preços

Aprender como fazer markup é muito importante para qualquer negócio, uma vez que a definição dos preços de produtos e serviços deve ser realizada, de modo que, ele consiga cobrir todos os gastos da empresa.

Isso consequentemente é um grande desafio para os empreendedores, pois uma série de variáveis como taxas, impostos, custos fixos e entre outros são levados em consideração.

Caso algum desses valores seja esquecido no momento do cálculo, não sendo repassado aos clientes, a empresa acaba ficando com uma lucratividade menor.

Então, para que problemas como esses não aconteçam é muito importante fazer markup para calcular corretamente o preço dos seus produtos ou serviços.

O que é markup?

Ele é um índice multiplicador que é aplicado ao custo do serviço prestado ou a produtos vendidos.

Ele é utilizado para garantir que o preço de vendas seja suficiente para cobrir todos os custos como, por exemplo, gastos fixos e variáveis que estão envolvidos com a produção e entrega de produtos ou serviços.

Algumas empresas costumam criar estratégias mais avançadas utilizando diferentes markups para o mesmo produto ou serviço.

Para isso que isso seja feito é levado em consideração o momento do mercado ou a margem de lucro que deseja ser alcançado, assim o cálculo é feito com um índice diferente.

Essa prática é recomendada por diversas instituições que são referências em negócios como, por exemplo, SEBRAE, Endeavor e a própria OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Como é composto o markup?

Agora que você sabe o que é markupe e sua importância para o cálculo do lucro, é necessário saber os elementos que compõem essa estratégia.

  • DV – Percentual de despesas variáveis

São as despesas variáveis que influenciam sobre a venda, comissão, impostos, receita, frete, caso tudo seja embutido no preço do produto/serviço.

  • DF – Percentual de despesas fixas unitárias

São os gastos fixos que um produto precisa cobrir como, por exemplo, salários, internet, contas de água, telefone e entre outras.

  • ML – Margem de Lucro Desejada

Percentual que o empresário deseja obter como margem de lucro nos seus produtos.

Como fazer markup corretamente?

Agora que você conheceu os elementos envolvidos no cálculo do markup, é importante agora entender como a fórmula funciona na prática.

Para isso, vamos levar em consideração o seguinte exemplo:

Markup = 100/ [100 – (DV + DF + ML)]

A forma mais fácil de obter os índices de DV e DF é analisando o DRE Simplificado ou Gerencial do seu negócio.  Por exemplo:

  • Receita operacional da sua empresa: = R$ 100 mil
  • Custos diretos da empresa: = R$ 40 mil
  • Despesas variáveis da empresa: = R$ 20 mil
  • Despesas fixas da empresa: R$ 30 mil.
  • Lucro: = R$ 10 mil.

Considerando a tabela podemos perceber que:

  • DV = 20 mil / 100 mil = 20%
  • DF = 30 mil / 100 mil = 30%
  • ML = 10% caso o empresário deseje manter o lucro obtido.
  • Markup =100 / [100 – (20 + 30 + 10) ] = 100 / (100 – 60) = 100 / 40 = 2,5

Há empresas que fazem um estudo mais detalhado em cada produto para identificar um cálculo ainda “mais justo”.

Se você deseja fazer o mesmo em seu negócio é preciso seguir os passos abaixo:

  1. Levar em consideração apenas a receita do produto estudado,
  2. Separar as despesas variáveis que influenciam sobre o produto,
  3. Fazer o rateio de custos fixos, para analisar quanto determinado produto deve pagar.

Vantagens de fazer markup em sua empresa

O markup é uma estratégia de cálculo que proporciona algumas vantagens para as empresas como, por exemplo:

  • Processo de precificação padronizado

Com essa estratégia fica mais fácil definir os preços de cada produto, assim os produtos rapidamente ficam prontos para irem à prateleira.

Além disso, o markup padroniza o processo de definição de preços, o que permite que os funcionários possam precificar os produtos, sem precisar esperar que a gestão informe os valores.

  • Facilidade para definir limites de descontos

Com o cálculo dos preços realizados corretamente fica mais fácil limitar o descontos no preço dos produtos, de modo que essa ação não cause prejuízos.

  • Aumento de lucro

Ao levar em consideração o preço definido pelo markup, fica mais fácil definir preços estratégicos para os seus produtos ou serviços, podendo assim obter mais lucro com as vendas.

Conclusão

Calcular o preço unitário de cada produto não é tão simples como você deve saber.

Afinal, todas as variáveis devem ser incluídas no cálculo para que o preço do produto seja capaz de cobrir todos os custos.

Então, para essa etapa seja realizada com mais facilidade você deve aprender como fazer markup.

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