O atendimento ao cliente é uma parte crucial para qualquer negócio aumentar as vendas e melhorar os resultados. Afinal, se não atender os consumidores com rapidez e qualidade, nenhuma empresa conseguirá se sustentar por muito tempo.
Uma das ferramentas que faz a diferença é a automação. Esqueça a ideia de gravações intermináveis que não ajudam os clientes. Pelo contrário: automatizar é uma chance de melhorar o atendimento ao cliente no varejo, desde que você saiba os motivos de isso acontecer.
Confira por que recorrer à automação para superar os desafios de atendimento ao cliente!
Atendimento a qualquer hora
Em vez de depender do horário de expediente dos atendentes, que tal oferecer um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana? Isso é possível com a automação.
Você pode fazer isso nos meios telefônicos e digitais. Dessa forma, as pessoas poderão falar com a sua empresa dentro da disponibilidade delas, o que traz conforto e segurança aos clientes.
Mais rapidez no atendimento ao cliente
É muito ruim esperar para ser atendido. Se isso acontece várias vezes, o cliente fica com uma péssima impressão do seu negócio. Por isso, conte com a automação das mais diferentes maneiras. Veja:
URA
A sigla significa Unidade de Resposta Audível e oferece um contato inicial rápido e um direcionamento eficiente. Quando o cliente liga, ouve as opções para esclarecer sua demanda. Com base nisso, a ligação será direcionada para o setor que resolverá o assunto. Os atendimentos podem conter respostas automáticas para perguntas recorrentes, o que traz mais praticidade e rapidez.
Autoatendimento
Essa automação de atendimento é amplamente utilizada por bancos. Aqui, o consumidor tem acesso a tudo o que precisa fazer, sem a necessidade de contato com ninguém. O autoatendimento permite o acesso a respostas de perguntas frequentes de forma rápida após acessar as informações em um banco de dados criado pela empresa.
Chatbot
É um software que simula um chat com o cliente. Ele envia uma pergunta e o programa responde imediatamente depois de localizar as informações relacionadas às palavras da pergunta em um banco de dados, trazendo agilidade na interação com a empresa.
Mais qualidade
Um fato inquestionável sobre a automação é que ela diminui a quantidade de erro humano em qualquer atividade. Além de diminuir o tempo do atendimento, ela é mais eficiente ao localizar as informações necessárias em uma velocidade maior do que em uma busca manual e, principalmente, por um custo menor.
Dessa forma, o atendimento ao cliente automatizado é uma ótima forma de estar à frente da concorrência e ser reconhecido por um diferencial importante na relação com os consumidores.
Falando em automação, conheça também as vantagens da automação comercial para o varejo!