Como evitar que a ruptura afete o lucro da loja?

A matéria a seguir trata de um tema recorrente e bastante delicado no varejo: a ruptura.

Quando o consumidor não encontra o que procura na gôndola e faz a substituição por outro produto de menor margem, o supermercado perde lucratividade. Se o cliente deixar a loja para comprar a mercadoria em outro estabelecimento, o prejuízo é certo. Além do prejuízo financeiro temos ainda a questão da imagem que fica arranhada perante o cliente… Problemas na entrega e falta de automatização da retaguarda, dificultando o controle de estoque, são alguns fatores que explicam os altos índices de ruptura em algumas redes.

Os dados precisam estar ao alcance

Para evitar o problema, um primeiro passo é identificar os itens que estão em falta nas gôndolas. Isso pode ser feito de maneira simples: o operador de caixa pergunta ao cliente se encontrou tudo o que queria, ou o próprio consumidor anota em uma caderneta, disponível nos corredores, os produtos não encontrados.

O ideal é contar com um software de gestão integrada, que cruza e processa os dados de frente de caixa, retaguarda e compras. Com esse sistema, é possível calcular adequadamente a quantidade de compras de cada SKU, evitando faltas ou até excesso de estoque. Neste caso, a ferramenta TITAN está completamente apta a atendê-lo no que há de mais avançado no controle de estoque, informando em tempo real a situação do mesmo onde quer que o gestor esteja.

Integrar dados com seus parceiros de negócio é fundamental, porém, não é suficiente. A simples integração não garante que os dados transacionados sejam acurados. Para isso, é necessário sincronizar dados, de modo que comprador e fornecedor trabalhem sempre com as mesmas informações e que estas sejam confiáveis e estejam dentro de padrões utilizados globalmente. Só assim será possível reduzir efetivamente os atrasos de entrega, devoluções, cancelamento de pedidos, litígios entre comprador e fornecedor, dentre outros problemas que geram rupturas e, consequentemente, perda de vendas.

A sincronização de dados gera resultados expressivos e é por isso que o retorno sobre o investimento de um projeto é atingido em curto prazo. Apesar dos ganhos significativos em eficiência operacional e redução de custos já justificarem o projeto, o maior benefício é o aumento das vendas gerado pela maior disponibilidade de itens na gôndola. Prova disso é uma pesquisa realizada pela GS1 que, baseada em projetos globais de sincronização, aponta uma redução média da ruptura de estoques de 8% para 3%. Já pensou o quanto isso pode representar para a sua empresa?

Plano de ação

Outra medida é verificar com a equipe as causas da ruptura. Nem sempre as razões são as mesmas para todas as categorias. Defina soluções e trace um plano de ação.

Você pode adotar as seguintes ações:

  • passe a fazer os pedidos com base no histórico de vendas dos últimos meses, sempre calculando um estoque de segurança.
  • a empresa deve contar com um processo de recebimento, no qual um funcionário checa se o pedido foi entregue ou se falta algum item.
  • odepósito e o centro de distribuição precisam estar sempre bem organizados
  • é necessário realizar inventários periódicos para confirmar se a quantidade de produtos registrada no sistema coincide com o estoque físico.

Em uma grande rede da Grande São Paulo, quem entra nas lojas pelo acesso dos colaboradores, logo vê um quadro com dados sobre a evolução da ruptura dos itens formadores de opinião (aqueles de maior giro). Tudo apresentado em forma de gráficos, mostrando o índice geral e o das diferentes famílias de produtos. O gerente da unidade, orgulha-se dos resultados. Pouco mais de um ano atrás, o índice de faltas atingia 6%. Hoje, está em 3%. Dos 300 itens analisados faltam nas prateleiras apenas 9. A queda da ruptura ajudou a filial a subir no ranking das melhores lojas da rede. Até implementar as ações (entre outras), a unidade era lanterninha no ranking. No ano passado, tornou-se a vice-líder.

Tecnologia , Gestão e inovação irão contribuir com a redução das rupturas. Seus principais benefícios serão: redução de estoques, à medida que o gerenciamento dos produtos permite a reposição calculada sobre o consumo, firmando-se alianças estratégicas entre fornecedores e clientes; aumento de vendas devido ao monitoramento constante do consumo e planejamento pré-acordado para a rápida reposição por parte do fornecedor; valorização dos profissionais de compras e vendas, quando estes assumem a função de estrategistas de negócios; agilidade no processo, porque grandes volumes de dados comerciais podem ser comunicados de um computador a outro em questão de minutos, permitindo, por exemplo, reduzir prazos de entrega e garantindo maior satisfação por parte do cliente; e aumento da produtividade no varejo. A Solução TITAN permite que haja melhor controle das necessidades de compras e entregas. Com a habilidade de venda acrescida à correta utilização da tecnologia, o varejo cresce e leva satisfação ao consumidor.

Fonte: Revista Supermercado Moderno, Supply Chain MIX, Baguete

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